Trade Marketing

Ontex usa solução REsight para gerir time de campo

Atualmente o sistema é o principal meio de comunicação da empresa com mais de 500 usuários, desde o presidente até os promotores.

Ontex Case de Sucesso
“Os resultados foram extremamente positivos, pois a equipe tem acesso a análises elaboradas por meio de ferramentas de BI, que funcionam com base em informações coletadas nas mais de 7000 lojas que visitamos atualmente”
Márcia Valéria Cantamessa
Marcia Cantamessa
Coordenadora de trade marketing da Ontex.

No início de 2017, a Ontex Group entrou no mercado brasileiro ao adquirir o portfólio de produtos descartáveis da Hypermarcas, o que inclui as marcas Pom PomCremer Sapeka, além da Bigfral, líder no Brasil no segmento de fraldas para adultos.

Com o negócio, veio o desafio de gerir uma operação de Trade Marketing com mais de 400 promotores no ponto de venda, responsáveis por mais de 3.800 visitas mensais – bem como toda a dinâmica necessária para a manutenção do fluxo de vendas de produtos no ponto de venda.

Um dos maiores desafios de qualquer fabricante é entender a dinâmica do PDV e, sobretudo, fazer uma gestão assertiva sobre vários aspectos que, se desalinhados, podem derrubar as vendas. 

Questões como reposição de produtos na gôndolagestão de preços, bem como dados mais estratégicos como share de gôndola, e preços da concorrência são dados vitais para que a operação no PDV traga resultados de vendas. 

Muitas empresas ainda não automatizaram essa comunicação com o campo, mas quem optou por investir em tecnologia conta com uma organização e resultados superiores aos da concorrência, comenta Christiano Galesi, CEO da REsight.

 

“Quando adquirimos a operação da Hypermarcas, conhecemos a solução de trade marketing desenvolvida pela REsight para a empresa, em 2014.

Inicialmente, esse sistema foi desenvolvido para fazer o acompanhamento e direcionamento dos promotores”, explica Marcia Cantamessa, coordenadora de trade marketing da Ontex.

O objetivo inicial da implementação da ferramenta era poder determinar padrões e prioridades, bem como qualificar o trabalho no ponto de venda para otimizar a execução. Houve então a necessidade de expandir o uso da ferramenta para a equipe comercial.

Como a ferramenta tinha bastante potencial, decidimos também expandir para a equipe comercial. Iniciamos o projeto em outubro de 2018 e, em fevereiro de 2019, fizemos o Go Live com sucesso”, avalia Marcia.

Funções como controle de negociaçõesregistro de conquistas, possibilidade de acompanhamento da equipe comercial e disponibilidade de apoio como catálogos e book de materiais foram algumas das razões que tornaram a ferramenta uma opção atrativa para a gestão da equipe de vendas e vencer alguns dos desafios que reduziam a produtividade do time.

Como resultado, após a implementação, a equipe da Ontex observou um aumento de cerca de 27% no número de visitas realizadas pelos representantes de vendas e trade marketing, bem como um crescimento de 15% no número de PDVs visitados.

Dados coletados pela plataforma da REsight mostraram ainda um aumento de 42% no número de ações positivadas e de 18% no número de coleta de preços, ou seja, maior capacidade de monitoramento de preços e análise da concorrência, o que levou a uma percepção potencial de 5% de melhoria na visibilidade dos SKUs.

Atualmente o sistema desenvolvido pela REsight é o principal meio de comunicação da empresa com a equipe de promotores. 

São mais de 500 usuários no sistema, desde o presidente até os promotores. A plataforma, que na aquisição passou a se chamar Ontextrade, permite que a empresa faça o direcionamento do sortimento ideal; corredor de preços; planograma em todos os PDVs; coleta diária de ruptura de todos os SKUs; coleta semanal dos preços Ontex e dos concorrentes; controle de negociações no PDV; informação de share de gôndola; registro de conquistas da equipe de merchandising, além da possibilidade do acompanhamento da execução da equipe dos promotores, entre outros.

Os resultados foram extremamente positivos, pois a equipe tem acesso a análises elaboradas por meio de ferramentas de BI, que funcionam com base em informações coletadas nas mais de 7000 lojas que visitamos atualmente, explica Marcia.

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