Roteirizador

Agência Compart utiliza Roteirizador Comercial para organizar a rotina de até 2 mil promotores

Com a tecnologia, foi possível diminuir de 4 horas para 20 minutos o tempo de elaboração das rotas.

Com a tecnologia, foi possível diminuir de 4 horas para 20 minutos o tempo de elaboração das rotas
“Com o Roteirizador, conseguimos otimizar os roteiros de atuais clientes ou em prospecção de forma muito mais ágil, assertiva e rápida. É uma plataforma que garante a otimização de tempo e é simples de operar: os dois principais pontos que levamos em conta para a contratação.”
Tiago Sousa Compart
Tiago Sousa
Analista de planejamento da Compart.

A Compart é uma agência especializada em trade marketing que está no mercado desde 1995, com o foco em garantir a melhor experiência ao shopper por meio de equipes capacitadas, captura de insights e ferramentas tecnológicas.

Desde 2007, a empresa vem digitalizando os seus processos, pois identificou que era uma necessidade do mercado automatizar e simplificar o dia a dia de trabalho de toda a equipe. Porém, ainda existia um contratempo: a elaboração de rotas dos PDVs a serem visitados pelos promotores.

Antes, o dimensionamento – etapa que envolve entender a quantidade de promotores e o quadro operacional – era feito de forma manual, o que levava muito tempo de quem realizava essa tarefa.

 Para isso, era utilizado um visualizador de mapas e rotas online que, apesar de ser eficiente para outros usos, não era funcional neste contexto. No caso, por meio deste programa, era feita a importação, via Excel, de uma base de endereços e com isso, a plataforma trazia os “pins” que destacam os PDVs, mas as definições do trajeto eram feitas pelos próprios colaboradores.

Toda essa etapa acabava sendo muito morosa, ainda mais porque, na agência, há uma grande demanda de prospecção e projetos, para os quais também é necessário fazer a roteirização. É por meio deste processo, no caso, que é possível entender o esforço operacional para o cliente e calcular o orçamento de forma correta.

Apesar do trabalho de cálculo de rotas ser maior para os novos e potenciais clientes, essa demora impactava diretamente nos clientes já existentes, porque era comum precisarem readequar roteiros (incluir e remover lojas) – o que gerava uma fila de demandas extensa para a operação.

Quando entra uma rede nova em um cliente que às vezes já tem 50 ou 100 lojas em atendimento, é necessário fazer readequações, sendo importante entender quais serão os impactos na operação. Precisamos ter todos esses cenários de uma maneira rápida. Pois quando o cliente fecha uma negociação com uma rede, o produto já está programado para ser entregue em aproximadamente 15 dias, e, dessa forma, a operação já precisa estar estruturada para atender essa nova base”, explica Tiago Sousa, Analista de planejamento da Compart.

A partir dessa necessidade, a Compart começou a procurar por soluções que ajudassem com a otimização do tempo, mas que não tivesse uma usabilidade complexa. Além disso, era essencial que a plataforma permitisse a definição de algumas regras e, a partir disso, fizesse o trabalho completo (demandando, apenas, uma importação de base). Com isso, encontraram a solução ideal para o negócio: o Roteirizador Comercial, da REsight.

“Por meio do projeto piloto fizemos alguns testes e eu gostei logo de início pela simplicidade e agilidade da ferramenta”, explica Sousa.

No caso, esse projeto piloto faz parte de uma iniciativa da REsight em entregar a ferramenta estruturada para teste grátis. Após esse período, que durou apenas 10 dias, o projeto foi colocado no ar.

“Esse tempo de avaliação é importante para que os futuros usuários se acostumem com a tecnologia e se certifiquem de que ela, de fato, vai atender a todas as suas demandas. Para nós, o mais importante não é fechar a venda e, sim, agregar valor ao negócio do cliente”, acrescenta Christiano Galesi, CEO da REsight.

Segundo Sousa, a solução vem tendo uma performance positiva e satisfatória, pois, dentre vários feitos, conseguiu reduzir em cerca de 91% o tempo que se levava para definir as rotas dos promotores, passando de quatro horas para 20 minutos no máximo.

Hoje em dia, para gerenciar até 2 mil promotores, basta inserir a base e selecionar as algumas premissas como a frequência de visitas e o tempo de cada uma delas, meio de transporte, jornada de trabalho, entre outros. Com isso, apenas, o sistema por meio da inteligência artificial consegue processar os dados automaticamente.

Agência Compart utiliza Roteirizador Comercial para organizar a rotina de até 2 mil promotores

“O Roteirizador nos dá uma estimativa de custos e quilômetros rodados, o que é importante, porque temos uma convenção coletiva com o sindicato onde é definido o valor por quilômetro para carros ou motos que utilizam álcool, gasolina e diesel ou vale transporte”, pontua o analista. “Assim, consigo visualizar o valor que será gasto no curso de deslocamento, além do investimento por promotor”, complementa.

Além dessas utilizações, a plataforma também é um recurso que ajuda a clusteirizar, carteirizar, definir a quantidade de promotores necessários para novos projetos que estão sendo orçados e desenhados e também para a readequação de roteiros. Isso porque, quando os clientes solicitam a inclusão de novas lojas, nem sempre as rotas são definidas por eles – e, quando são, muitas vezes precisam de ajustes. Portanto, o Roteirizador Comercial também se torna um aliado nesta etapa de reprocessamento de rotas.

Na Compart, a tecnologia vem sendo utilizada em mais de  50 clientes dos mais diferentes segmentos, facilitando tanto a rotina dos promotores (traçando rotas e carteiras próximas de sua residência) quanto de gestores e da equipe de planejamento; que, agora, conseguem otimizar os roteiros de clientes atuais ou em prospecção de forma muito mais ágil, assertiva e rápida. 

É uma plataforma que garante a otimização de tempo e é simples de operar: os dois principais pontos que levamos em conta para a contratação, finaliza Sousa.

Podemos te ajudar também!

Fale com um especialista e veja como transformar o seu negócio.

Preencha o formulário abaixo

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Fale Conosco

    Siga-nos

    A REsight que integra o grupo Experity, parte da Accenture Interactive, é a solução mais completa de execução e monitoramento de varejo do mercado. tecnologia.

    Fale Conosco

    Telefone
    (11) 3787.0400
    segunda a sexta, das 9h às 18h
    (exceto feriados nacionais)

    Endereço
    Av. Doutor Chucri Zaidan 1550 – cj. 2503
    CEP: 04711-130 – São Paulo – SP

    Copyright © 2021 – Todos os direitos reservados