As vendas no WhatsApp é uma solução bastante utilizada pelos pequenos, médios e grandes negócios,  e está ganhando cada vez mais força, principalmente quando processos podem ser encurtados e faturamento potencializados. 

É difícil encontrar hoje em dia quem ainda não tenha se deparado com lojas que optaram por oferecer mais um canal de atendimento para os seus clientes. Um dos novos hábitos mais comuns são os serviços de atendimento ao cliente e a realização de vendas pelo WhatsApp.

É importante levar em consideração que a tendência de vendas pelo WhatsApp já existia, mesmo antes da pandemia global. Mas ganhou ainda mais força durante este período de isolamento. Já que os empreendedores precisaram se inovar para manter seu estoque rodando e não ficar no vermelho. Contudo, um novo desafio acaba surgindo: como atender aos varejistas garantindo que todas as normas de combate a COVID-19 sejam tomadas e ninguém fique aguardando atendimento? A solução é simples e pode e está no uso de bots para o WhatsApp. A seguir, entenda mais detalhes.

O que são vendas pelo WhatsApp?

Vendas pelo WhatsApp são feitas quando a companhia disponibiliza um canal comercial por meio deste aplicativo, seja por meio da própria ferramenta nativa ou integração com chatbot, com o objetivo de fazer negócios. Nele pode ser apresentado o catálogo com os produtos, assim como as formas de pagamento e o meio de entrega da compra, e, claro, o prazo para isso.

Empresas que já trabalham com uma plataforma de força de vendas podem fazer uso dessa ferramenta e ter bons resultados. Este, inclusive, é um recurso interessante para indústrias quem vende para o varejo.

Porque vender pelo WhatsApp?

Desde 2017, está comprovado que os smartphones são a principal forma de acesso à internet no Brasil. Isto após a divulgação dos resultados da pesquisa TIC Domicílios 2017, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.Br).

Outra pesquisa, desta vez realizada pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box, vemos que em 2019 85% dos consumidores que tinham smartphone realizaram alguma compra por meio dele. O número substancialmente maior do que o visto em 2015, quando esse percentual era de apenas 41%.

É difícil encontrar quem não faça uso do aplicativo para se comunicar hoje em dia. Até porque 98% dos smartphones no Brasil tem o WhatsApp instalado.

E porque você precisa saber disso? Embora a relação de negócios entre a indústria e o varejo seja b2b, sabemos que, por trás de cada “PJ”, ainda existe um “PF” que gostaria de ter a mesma experiência de quando faz compras na internet.

Como o bot para vendas pelo Whatsapp funciona

O WhatsApp é o aplicativo mais popular para troca de mensagens, e isso você já conhece. Não é mesmo? Então, seguiremos diretamente para entender como a tecnologia de bot funciona no WhatsApp.

Podemos dividir a aplicação em 2 vertentes, uma para os chatbots mais simples, que são programados para executar funções mais repetitivas, com o objetivo de responder a perguntas mais frequentes, com respostas predeterminadas. Esse tipo de chatbot é capaz de iniciar um atendimento, com possibilidade de direcionar questões mais complexas para uma equipe de atendentes especializados.

Já os chatbots equipados de Inteligência Artificial (AI), tem como característica aprender com cada interação e padrão de comportamento do usuário, reunindo essas informações em um grande banco de dados, tornando-os mais precisos, para responder com clareza e assertividade quando acionados novamente.

Podemos dizer que, quanto mais históricos e interações que o seu cliente deixa na plataforma, maiores são as chances auxiliá-los.

Vantagens do bot para vendas pelo Whatsapp

O uso do chatbots para o WhatsApp oferecem inúmeras implicações positivas para a indústria, que vão, desde um retorno mais rápido no que diz respeito a atendimentos e até mesmo uma melhora eficiência operacional. Veja.

Melhora a satisfação

Quando a indústria abre um novo canal de comunicação, a tendência é que a quantidade de atendimentos aumente, uma vez que o varejista contará com a disponibilidade de usar uma ferramenta que está na palma de sua mão.

Os bots oferecem uma agilidade nas respostas e, mesmo que não estejam preparados para a demanda e que não sejam capazes em um primeiro momento de responder a perguntas mais complexas, podem filtrar atendimentos e reduzir o tempo de espera, melhorando a satisfação.

Integração de canais de atendimentos

Indústrias que possuem mais um canal de força de vendas, como: aplicativo para vendedores, portal b2b ou televendas, conseguem integrá-los com o bot, aumentando o controle dos atendimentos realizados e garantindo a mesma regra de negócios e descontos a serem aplicados.

Maior alcance

Indústrias que não contam com uma equipe de atendimento capaz de atender a uma grande demanda, não precisa se preocupar. Com o bot para o WhatsApp, os atendimentos tendem ser filtrados e não dependem de um tempo de espera para oferecer uma resposta rápida para o seu varejista. Alcançando um número cada vez maior de PDVs a serem atendidos, sem um grande aumento de custos.

Melhor experiência

Mencionamos acima que o WhatsApp faz parte da rotina de 98% das pessoas que possuem smartphones, sendo o seu principal meio de comunicação. E com a mudança no comportamento do usuário, é necessário explorar outros meios de interação com clientes, por exemplo, pode ser que ele não se sinta a vontade para realizar ou receber ligações telefônicas. Por esse motivo, priorizar o atendimento via WhatsApp pode melhorar de forma significativa a experiência do varejista com sua empresa.

Personalização de mensagem.

Uma grande ajuda neste sentido vem da REsight. Por meio do seu bot para o WhatsApp, a indústria pode automatizar a conclusão de pedidos. Inclusive configurar o envio de mensagens automáticas, mas com a linguagem da marca e um toque de pessoalidade.

Pedidos por whatsApp
Tela da solução de Força de Vendas da REsight – Chatbot integrado com WhatsApp

Atendimento escalável

O bot da REsight já foi pensado para atender pequenas, médias e grandes indústrias, pois sua tecnologia é baseada em nuvem, isso quer dizer que, possuem uma capacidade de processamento e escalabilidade muito maior. Dessa forma não é necessário o investimento em servidores locais.

Eficiência operacional

Um dos maiores benefícios de um chatbot pata whatsapp, á capacidade de atender de forma simultânea centenas de varejistas, resolvendo uma série de demandas, problemas, ordens, geração de boletos, cancelamento e muito mais, de forma eficiente. Otimizando esforços do time de atendimento.

Vimos que ferramentas como esta oferecem estar presente em mais um canal de venda para o seu varejista e ajudam a desafogar os colaboradores para que eles possam focar em tópicos que realmente demandam sua expertise,  o que é fundamental no processo de conquista e fidelização dos clientes.

Quais as vantagens para os varejistas?

Geralmente utilizado para falar com amigos e família, ou mesmo com pessoas do trabalho, agora uma ferramenta que passará a ser utilizada para realizar pedidos em um menor tempo possível, e ainda:

  • Cancelar ordens;
  • Realizar pedidos para estoque;
  • Facilidade em se comunicar com a indústria, recebendo mensagens instantâneas;
  • Redução de custos, em relação a ligações atendidas e/ou efetuadas;
  • Ter um link e código exclusivo para acesso;
  • Atendimento 24h, com integração direta com o ERP;
  • Receber em primeira mão lançamentos de produtos e/ou promoções;
  • Solicitar uma analise preditiva sobre os melhores produtos para comercializar, e muito mais.

Dicas para otimizar as vendas no WhatsApp

A produção e envio de conteúdo é um importante aliado nesta jornada. Alertas sobre promoções, descontos e novidades são importantes na estratégia de marketing digital da empresa.

Textos, links e fotos podem instigar os clientes a anteciparem compras ou mesmo a investirem em produtos nunca adquiridos.

Com cuidados básicos é possível otimizar suas vendas, de forma automatizada, mas com um toque humano.

Nos conte nos comentários como o chatboot nos WhatsApp ajudaria em sua rotina e na experiência do seu cliente e se espera implantar essa tecnologia para melhorar custos e otimizar processos. Aproveite para conhecer o Portal B2B: e veja como aumentar suas vendas no varejo

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A Resight é a solução mais completa de execução e monitoramento de varejo do mercado.

Pertence ao grupo Experity, uma empresa criada para inspirar relações duradouras por meio da tecnologia.

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