É inevitável dizer que o trabalho de BI (Business Intelligence) vem servindo cada vez mais como uma bússola para as empresas.

Em um momento em que o mercado está altamente competitivo, não existe mais espaço para achismos: todas as análises e estratégias devem ser feitas com o máximo de precisão possível. E é justamente aqui que se dá a relevância do Business Intelligence.

No caso, os profissionais desta área são responsáveis por utilizar sistemas específicos para coletar, analisar, tratar e apresentar dados de uma forma mais compreensível para que, assim, possam ser utilizados corretamente pelas mais diferentes áreas da empresa – inclusive a de trade marketing

Para o trade marketing, os dados são sua alma. Sem eles é impossível analisar o share de gôndola, a efetividade de campanhas, ruptura, o desempenho do PDV, entre outras informações essenciais à área. Por isso, aqui, o BI tem uma função vital que vem sendo crescentemente reconhecida pelas indústrias, que cada vez mais estão colocando essas duas áreas para trabalharem em conjunto. Quer saber mais sobre os benefícios dessa parceria? Então leia o artigo até o final!

Como introduzir o Business Intelligence no trade marketing?

Para que se desenvolva uma Trade Marketing Intelligence, é fundamental que você tenha clareza do que é o BI e quais são as perguntas que você quer responder por meio desse aliado. 

Para te ajudar nisso, reforçamos: o BI, a partir de uma estratégia delimitada, tem a função de captar dados, desenvolver KPIs de trade marketing (no caso), conceituar os números desse KPI,  transformar a massa de dados em informação analisável e, em seguida, garantir que essas informações virem em conhecimento. 

Tendo esta consciência, um objetivo definido e estando aberto à possibilidade de deparar com dados negativos que possam revelar falhas onde não se imaginava (o que é o primeiro passo para corrigi-las), demonstra que o trade da sua empresa está “pronto” para este trabalho. 

Vale dizer que, geralmente, as áreas já fazem, de certa forma, o seu próprio BI, utilizando ferramentas mais simples e nem sempre adequadas para esta finalidade (como o Excel). Com isso, percebem que falta-lhes braço e análises mais aprofundadas sobre esses dados e, então,  recorrem ao BI. Portanto, nesses casos, já existe uma cultura favorável à utilização de dados.

BI para agilidade na tomada de decisões

Quando se tem uma equipe e sistemas especializados no tratamento de dados, é claro que os diagnósticos são feitos de forma muito mais rápida. Isso garante que as falhas na estratégia elaborada sejam reparadas e contornadas, evitando perdas maiores e garantindo mais efetividade à ação. 

Neste contexto, BI também tem uma importante função no que diz respeito à união entre as áreas: quando surge algum problema relacionado às vendas, todas as áreas são acionadas por BI para que possam trabalhar em conjunto na resolução do caso.

Nisso, evita-se muitos achismos e uma busca por culpados que, muitas vezes, pode ser falha. A própria ruptura, por exemplo, pode ser vários motivos para acontecer.

Por isso, cabe ao BI ajudar a identificar a causa do problema para que a estratégia não seja mudada para um caminho tão errado quanto o anterior.

Dashboard de trade marketing: transformando dados em indicadores

Dados soltos e isolados por si só não garantem boas estratégias. Por isso, uma das grandes funções do BI é ter ferramentas e conhecimentos adequados para entregá-los da melhor forma possível. 

Para que os KPIs de trade marketing estabelecidos gerem indicadores de fácil compreensão e, consequentemente, resultem em estratégias assertivas, é importante que o time de BI tenha um direcionamento claro. Assim, é possível captar os melhores dados e trabalhá-los de uma forma que tenha faça sentido para a proposta.

DashBoard para industrias
Tela da solução de Dashboard de gestão da REsight.

O trade marketing costuma exigir bastante de BI quando trata-se de indicadores – o que reforça a importância deste esforço para a área.

As possibilidades de análise no trade são muitas:

  • comportamento do cliente;
  • concorrente ou cliente do concorrente;
  • preço;
  • adequação da marca ou produto no PDV ou em determinado posicionamento;
  • estudo de shopper e muito mais.

O que reforça a necessidade de existir um objetivo delimitado antes de solicitar qualquer indicador.

Trade Marketing Intelligence: Case Ontex

Muitos dos dados utilizados pelo time de BI para a geração de insights e indicadores vêm da própria área de trade marketing, principalmente dos promotores.

Esses profissionais, que têm uma rotina de constantes visitas a PDVs, têm a missão de coletar diversas informações de grande relevância para o negócio, como share de gôndola, ruptura, desempenho do ponto de venda e/ou do posicionamento do produto, entre outros. 

Por isso, é fundamental que não somente os promotores, mas como todo o time seja munido de uma plataforma completa de trade marketing como a da REsight, que permite que os dados colhidos no PDV sejam inseridos no sistema em tempo real – promovendo, assim, uma melhor organização dessas informações.

Um exemplo de quem agregou esta ferramenta à rotina da área de trade é a Ontex Group, que tinha o desafio de elaborar estratégias para garantir a manutenção do fluxo de vendas no PDV para serem executadas 400 promotores, responsáveis por mais de 3.800 visitas mensais. 

Por meio do sistema de trade marketing da REsight, a empresa integrou 550 pessoas (devido ao sucesso da implementação, a tecnologia se estendeu à equipe comercial),

Observou um aumento de cerca de 27% no número de visitas realizadas pelos representantes de vendas e promotores, bem como um crescimento de 15% no número de PDVs visitados. Conheça esse e outros cases de trade marketing.

Ou seja: além de promover uma enorme facilidade na captação de dados, a plataforma da REsight traz benefícios para a produtividade da equipe – o que, consequentemente, resulta em crescimento de vendas no seu negócio. Acesse o nosso site e saiba mais sobre a plataforma de trade marketing.

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