Ter um bom time de trade marketing é um passo muito importante para a construção de campanhas melhores e mais inteligentes, além de criar cada vez mais um papel estratégico para o trade marketing dentro das empresas.

Isso porque o trade marketing vem se sofisticando cada vez mais, com diversos tipos de táticas e ferramentas que podem ser aplicadas no cotidiano para favorecer o relacionamento com os parceiros.

Além disso, apesar de as experiências de compra estarem cada vez mais digitais, o trade marketing continua com papel fundamental de gerar impacto para o shopper no momento da compra.

Neste contexto, separamos algumas dicas importantes para te ajudar a construir um time de trade marketing de sucesso, que tem tudo para levar as ideias muito além do papel, criando estratégias mais efetivas para os clientes e, consequentemente, que gerem mais resultados de negócios. Confira!

5 Competências para um time de Trade Marketing de sucesso

1. Gostar e entender de pessoas

Muito além de entender sobre negócios, é importante ter em mente que o trade marketing trata principalmente de estratégias para impactar o consumidor.

Por isso, para criar um time de trade marketing de sucesso, é preciso buscar profissionais que gostem de pessoas, que se interessem por comportamento do shopper e sobre relacionamento entre consumidores e marcas.

Por isso, é cada vez mais comum que profissionais dessa área busquem qualificação em diferentes áreas de humanas, como psicologia e antropologia, por exemplo.

Ou seja, se você busca formar um grande time de trade marketing, busque pessoas que entendam não apenas de números e negócios, mas também do comportamento humano e como tomam decisões.

2. Ter empatia e gerar bons relacionamentos

Uma boa equipe de trade marketing deve ser capaz de manter contato e relacionamento com diversos profissionais de outras áreas e outras empresas.

Isso porque a área de trade é responsável por criar conexões estratégicas entre as marcas e seus vários parceiros, como varejistas e distribuidores.

Ou seja, o cotidiano do time de trade marketing é feito não apenas de análises de dados, resultados e performance, mas também por visitas, ligações e negociações.

Por esse motivo, é muito importante que o profissional desenvolva a capacidade de empatia – ou seja, colocar-se no lugar do outro para entender suas vontades e demandas.

Essa habilidade é um diferencial não apenas para as relações com os parceiros, mas até mesmo dentro da própria empresa, ao interagir com membros de outras áreas, por exemplo.

A empatia facilita o relacionamento e cria caminhos mais fáceis para que todos atinjam os seus objetivos.

3. Estar atento às novas tecnologias

O departamento de trade marketing vem evoluindo muito nos últimos anos, e cada vez mais as novas tecnologias vêm impactando na forma como os negócios ocorrem nessa área.

Por isso, para criar uma equipe de trade marketing de sucesso, é fundamental contar com as plataformas digitais para auxiliar na execução das estratégias da melhor forma possível.

Ferramentas como roteirizadores, dashboards de gestão e aplicativos com reconhecimento de imagem são algumas das tecnologias à disposição dos times de trade marketing, que podem ser importantes aliadas em busca da melhor performance.

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4. Visão holística

Cada vez mais vemos empresas buscando atuar de forma integrada entre os departamentos, buscando criar e executar estratégias mais abrangentes e completas.

Do ponto de vista do profissional de trade marketing, é preciso compreender o contexto do trabalho e como se constroem as relações entre as partes da empresa. Deve-se desenvolver a capacidade de visualizar todo o processo do projeto, assim como o planejamento e a execução.

5. Liderança e comunicação

Um bom time de trade marketing é formado por profissionais que trocam experiências, ideias e opiniões em busca das melhores soluções.

Por mais que seja importante contar com hierarquias e funções bem definidas, é importante também que se desenvolva uma estrutura de comunicação mais horizontal, que possibilite o diálogo entre todas as partes e facilite a criação de vínculos entre as pessoas, indo muitas vezes além do âmbito profissional.

Como a REsight pode ajudar?

Se alguns desses for o seu objetivo, saiba que a REsight possui uma plataforma completa para te apoiar na execução e monitoramento das equipes e ações.

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