O merchandising faz uso de diversas ferramentas para destacar uma marca ou um produto e entre as diversas opções comercializadas nos Pontos de Vendas está o stopper Pdv.

Porém, é preciso ter em mente que alguns destes materiais são pensados para usos específicos, como é o caso do stopper para o PDV.

O que é Stopper PDV?

Stopper PDV é um material publicitário que é encaixados nas prateleiras ou gôndolas do PDV, funcionando como uma ferramenta promocional com o objetivo de dar destaque a um produto. Em geral, ele é feito de plástico ou materiais similares e é afixado na altura média dos olhos do shopper.

A ideia é que ele seja resistente e visualmente interessante, para atrair a atenção dos compradores. Por isso, o seu uso precisa estar alinhado a uma estratégia de trade marketing mais ampla, como parte deste plano.

Eles podem conter tanto uma promoção, com pague 1 leve 2, ou apenas chamar a atenção para o produto. A escolha fica a cargo do gestor.

É importante diferenciar o stopper do wobbler, que são sinalizações usadas em prateleiras, mas que possuem uma lingueta plástica que dá flexibilidade à peça e a deixa à frente da prateleira.

O stopper, por sua vez, fica de lado sendo visto melhor pelo shopper enquanto ele transita pelo corredor do que de frente para a prateleira em si.

Benefícios dos materiais de merchandising

Os materiais de merchandising, em geral, têm três benefícios fundamentais:

  • Reforço da comunicação;
  • Custo baixo;
  • Flexibilidade.

Explicamos a seguir:

Reforço da comunicação

Integrar a mensagem passada na mídia convencional e nas novas mídias com o PDV, especialmente em campanhas e promoções. Desta forma, será utilizada uma mesma linguagem em todas as frentes, evitando assim confundir o consumidor.

Custo baixo

Estas ações demandarão menos investimento financeiro em comparação a outros tipos de mídia. Além disso, ele pode ser reutilizado em períodos diferentes (como datas comemorativas) sem que haja um novo investimento para isso.

Flexibilidade

O material de merchandising pode ser utilizado em diferentes locais, como no PDV, em uma ação com o público, em um parceiro ou cooperado.

Como usá-lo no ponto de venda?

É possível utilizar dois stoppers para delimitar em uma prateleira o espaço que é dedicado ao seu produto, afastando os concorrentes daquele perímetro.

Seu tamanho fica entre 20 e 40 centímetros de altura, tendo até 15 centímetros de largura. A ideia é ter um equilíbrio para que ele não atrapalhe a locomoção no PDV. Além disso, ele não deve chamar mais a atenção do que o produto.

Afinal, o objetivo é facilitar a compra, não dificultá-la, seguindo o princípio de loja perfeita.

Outro cuidado a se tomar é analisar se o recurso não está sendo usado a exaustão pelo concorrente, exatamente onde o seu produto ficará.

Se colocados muito perto uns dos outros, os stoppers podem atrapalhar o consumidor em sua busca pelo produto. Por isso, é importante ouvir sua equipe de campo a respeito na hora de implementar o material promocional.

Tipos de stoppers usados em supermercados e lojas

Existem dois tipos de stoppers a serem utilizados no PDV:

  • Stoppers para campanhas de longa duração
  • Stoppers para campanhas de curta duração

A escolha deve levar em conta o tipo de campanha e o tempo de sua duração, pois isso interferirá diretamente no tipo de material a ser utilizado.

Stoppers para campanhas de longa duração

Como o stopper fica preso no PDV, sua estrutura precisa ser resistente a quebras, uma vez que acidentes como esbarrões acontecem, ainda mais em algo que está atrelado à prateleira.

Em ações mais duradouras, é preciso utilizar opções mais resistentes para que os materiais não fiquem desgastados e passem a imagem de desleixo em vez de uma impressão positiva.

Stoppers para campanhas de curta duração

Apesar de em geral serem feitos de plástico, há opções de stoppers em papel rígido, indicadas para campanhas curtas, dada a sua baixa durabilidade. A ideia chamar a atenção do shopper utilizando matérias simples, mas bem feitas.

Comunicação coerente

É bastante comum que as empresas optem por usar mais de um tipo de material de merchandising no ponto de venda de forma simultânea. Porém, quando estes forem voltados ao mesmo produto, é preciso que haja uma comunicação única.

Isso quer dizer que será confuso para o consumidor ver um destes materiais com uma identidade visual e outro totalmente diferente, falando sobre o mesmo produto.

Ele não entenderá a mensagem e a ação não será efetiva, o que representa prejuízo. Especialmente porque valores foram investidos para que houvesse uma conversão.

Quando alinhados neste sentido, estes materiais podem ser colocados de forma consecutiva e criando uma sequência que fixe a mensagem no consumidor. 

Vantagens do stopper PDV

Não é difícil se deparar com um stopper nas lojas e supermercados. Trata-se de um recurso bastante utilizado pelas empresas que precisam melhorar as vendas de um determinado produto. Ou que fizeram algum lançamento recente e precisam promover a nova marca.

E utilizar o stopper como parte da sua estratégia traz uma série de vantagens:

  • Fácil visualização pelo shopper;
  • Flexibilidade na utilização tanto para campanhas promocionais como merchandising por si só;
  • Boa durabilidade dos materiais para campanhas longas;
  • Ajuda na motivação do cliente;
  • Consequente aumento nas vendas; e
  • Ótimo custo-benefício.

Por estes motivos, colocar o stopper no radar das opções de material promocional vale a pena. Claro que a adesão final dependerá da estratégia de trade marketing traçada.

Registrando os MPDVs

Tão importante quanto implementar as ações é ter o registro do que foi feito, para fins de controle e acompanhamento da campanha. E a Resight pode te ajudar nesta tarefa.

Nosso aplicativo de trade marketing tem uma função específica para que sua equipe de campo possa registrar as conquistas e qualquer ação de merchandising realizada no PDV, entre elas o stopper.

A ferramenta além das premissas básicas de uma auditoria de PDV, possibilita ao promotor fazer a gestão de prazo de inicio e fim da campanha, que pode, por sua vez, ser registrada por fotos.

Assim, o acompanhamento das ações e eventuais tomadas de decisão acerca de ajustes podem ser feitos de forma mais rápida e eficiente.

Saiba mais sobre a ferramenta completa para gestão de trade marketing da REsight ou deixe suas dúvidas sobre stopper e demais ações de merchandising nos comentários!

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