Para uma empresa, escolher a agência à qual irá confiar para elaborar e desempenhar estratégias de trade marketing não é uma tarefa simples, pois, como sabemos, o trade impacta diretamente nos negócios.

Além de custo-benefício, cases de sucesso, carteira de clientes e profissionais competentes para garantir um bom atendimento, é muito importante que a empresa contratada tenha uma solução de trade marketing moderna e funcional para complementar o serviço e garantir sua efetividade.

Quem constata isso é a Ampro (Associação de Marketing Promocional), que identificou, por meio de uma pesquisa, que 86% das indústrias buscam por agências que trabalhem dados com inteligência.

Portanto, para que sua agência esteja aderente às tendências do mercado, ofereça mais agilidade e, assim, conquiste mais clientes , listamos aqui os principais benefícios (entre muitos) de adquirir uma Solução de Trade Marketing completa.

Benefícios de uma solução de trade marketing completa

Rotas automatizadas

A rotina do promotor CLT ou terceirizado costuma ser bastante atribulada, pois é normal o profissional auditar vários PDVs em um mesmo dia. Por isso, é primordial que o líder tenha conhecimento da agenda da sua equipe e que prepare rotas inteligentes para que não haja desperdício de tempo e dinheiro. Isso porque quanto mais os promotores tiverem que “rodar” seja de carro próprio/da empresa, transporte público ou táxis/carros de aplicativos , mais gasta-se com combustível ou tarifas, obviamente, e mais cansativo e ineficiente é o dia dele. 

Com um roteirizador automático de visitas, clusters e carteirização de clientes, tanto a questão do controle, quanto a do gasto de tempo e dinheiro deixam de ser um problema, pois as rotas são traçadas automaticamente e de forma otimizada, escolhendo os melhores trajetos considerando todos os PDVs; além de garantir que o gestor acompanhe a equipe em tempo real (podendo, inclusive, verificar se a rota estipulada está sendo cumprida). 


Gestão do trade marketing

Para que o trabalho da agência de trade marketing seja efetivo e consiga trazer retorno para o cliente, uma série de ações e tarefas devem ser desempenhadas no PDV, como garantir um bom posicionamento dos produtos nas gôndolas, ruptura, construir e verificar se as ilhas estão montadas conforme o que foi alinhado com o estabelecimento, fazer distribuição de materiais gráficos, realizar e registrar ações merchandising, pesquisas, verificar a presença da marca e de concorrentes e muito mais.

Por meio de um sistema próprio para o trade marketing, é possível criar um guia completo de execução para o promotor, de forma que ele acesse ou inclua dados em tempo real por meio da nuvem. Com isso, a gestão não somente terá acesso sempre a dados atualizados e confiáveis, mas também poderá acompanhar presença, participação nas prateleiras, ações de merchandising em andamento, analisar a aplicação do planograma, monitorar a concorrência e muito mais – tudo em uma só plataforma e com apenas alguns cliques.

Transforme fotos da gôndola em dados precisos e reais

Um dos motivos da valorização que a tecnologia agrega às agências é justamente porque, com ela, gasta-se menos tempo com atividades manuais e investe-se mais horas em tarefas mais voltadas à elaboração de estratégias. E se tem uma atividade que costuma levar muito tempo e que pode ser reduzida a segundos por meio de sistemas inteligentes é a de auditoria nos PDVs que é, basicamente, entender como o produto dos clientes se comportam no ponto de venda.

Além de trabalhoso e demorado, fazer essa contagem manualmente é arriscado por não garantir resultados 100% precisos (afinal, o promotor está suscetível a erros), o que atrapalha para visualizar a real presença da marca e dos concorrentes no PDV e pode gerar retrabalho. Por isso, é importante que a agência invista em um serviço de reconhecimento de imagem, o qual garante a contagem exata dos produtos na gôndola em até 10 segundos e, consequentemente, permite a diminuição do tempo do profissional naquela loja possibilitando que ele visite mais PDVs no dia.

Dashboards atualizadas em tempo real

O momento da elaboração dos relatórios é sempre temido, pois além de ser algo que demanda muita atenção e habilidade com números e gráficos, é o momento do “vamos ver”. Porém, a verdade é que o relatório não precisa ser esse “bicho de sete cabeças” quando se tem todas as informações atualizadas em mãos sempre que necessário e modelos de indicadores pré-definidos de acordo com as suas necessidades e de seus clientes. 

Uma informação muito valiosa que pode ser obtida por meio de um sistema otimizado e que elabora esses relatórios automaticamente é o ROI da ação em campo, que pode ser útil tanto para a agência quanto para o cliente. Isso porque o ROI (Return On Investment) é uma das principais ferramentas para saber o quanto as ações serão ou estão sendo rentáveis para a empresa, bem como o nível de aceitação da marca pelos shoppers. Se esses números forem positivos, é claro que isso agrega ainda mais valor para a agência.

Plataforma de Trade marketing com indicadores sendo repassados em tempo real.

Quem já usa a solução de trade marketing: case Ontex

No início de 2017, a Ontex Group, que havia adquirido a Hypermarcas (proprietária das marcas Pom Pom, Cremer, Sapeka e  Bigfral), tinha o desafio de elaborar estratégias para garantir a manutenção do fluxo de vendas no PDV, as quais seriam executadas por mais de 400 promotores, responsáveis por mais de 3.800 visitas mensais. Com uma grande quantidade de pessoas articulando a reposição de produtos na gôndola, gerindo preços e captando dados mais estratégicos como share de gôndola e preços da concorrência , tudo precisava ser muito organizado para que as vendas ocorram normalmente, bem como a execução dos planos.

Para solucionar esta questão, a empresa adquiriu a plataforma de trade marketing da REsight, que inicialmente foi implementada para auxiliar a determinar padrões e prioridades e a qualificar o trabalho no ponto de venda para otimizar a execução. Hoje, o sistema é, também, utilizado pela equipe comercial que passou a desfrutar dos benefícios de diversas funções, como controle de negociações, registro de conquistas, possibilidade de acompanhamento da equipe comercial e disponibilidade de apoio com catálogos e book de materiais e consolidou-se como o principal meio de comunicação da empresa com a equipe de promotores.

Atualmente, são 550 pessoas que utilizam a plataforma de trade marketing (que agora leva o nome de “Ontextrade”), que, desde sua implementação, garantiu um aumento de cerca de 27% no número de visitas realizadas pelos representantes de vendas e promotores, bem como um crescimento de 15% no número de PDVs visitados. Além disso, notou-se um aumento de 42% no número de ações positivadas e de 18% no número de coleta de preços. Com uma maior capacidade de monitoramento de preços e análise da concorrência, percebeu-se, também, um potencial de 5% de melhoria na visibilidade dos SKUs.

Para garantir todas essas vantagens aos seus clientes e se destacar como agência, ficou claro que investir em tecnologias que otimizam a rotina da gestão e dos promotores é essencial. A REsight, no caso, conta com uma plataforma de trade marketing completa e que atende a todas as necessidades da sua empresa e de seus clientes, com funcionalidades que garantem melhoras reais na rotina da sua equipe de trade. Acesse o nosso site e saiba mais!

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