Você pode ter uma equipe de vendas excelente, que atinge resultados admiráveis e que ano após ano vem colaborando fortemente para o aumento da receita. Porém, um time é feito de pessoas e pessoas estão suscetíveis a erros, o que se torna ainda mais comum, quando não há um apoio de uma solução de força de vendas para automatizar seus processos.

Por mais que os representantes de vendas estejam se saindo muito bem com as vendas, o uso de tecnologias específicas pode ser a chave para que o crescimento seja ainda maior ou até mesmo, para que os bons resultados não comecem a cair.

Explicamos: se uma equipe utiliza muitas ferramentas manuais e/ou não apropriadas para organizar sua rotina é provável que, com o crescimento das vendas e PDVs a serem atendidos, as coisas comecem a sair do controle.

Por conta da tecnologia, a agilidade e a eficiência são cada vez mais cobrados, não faz sentido ir na contramão dessas tendências e “parar no tempo”. Confira neste artigo algumas demandas que podem ser automatizadas por meio de uma solução de força de vendas.

12 Benefícios da solução de força de vendas

1 – Unificação das informações

Pedidos anotados em papeis ou blocos de notas de celulares e enviados por aplicativos de mensagem (como WhatsApp) podem fazer com que informações importantes se percam ou sejam transmitidas de forma incorreta e portanto, que os pedidos não cheguem corretamente no cliente (quando chegam).

Além da venda perdida, isso acaba gerando, claro, uma situação desconfortável com o varejista. Se essas falhas se tornarem mais comuns, isso prejudicará o relacionamento com ele por consequência poderá perdê-lo. Com uma solução de força de vendas seu representante de campo tem o histórico de pedidos, títulos, entregas e pendências, permitindo um atendimento profissional e individualizado.

2 – Informações sobre as vendas realizadas

Com atualizações em tempo real, tenha controle e visibilidade das vendas realizadas e perdidas e das informações referentes ao horário e local do pedido. 

3 – Rota sugerida x rota realizada

Um dos grandes benefícios de ter um sistema de roteirização inteligente é elaborar rotas mais estratégicas que unem a sequência ideal de visitas com economia de tempo e combustível/transporte e conforto e praticidade para o profissional. Quando esta rota não é cumprida, contudo, é preciso averiguar o motivo e o trajeto que foi feito no lugar do combinado, o que é possível por meio de softwares específicos. 

4 – Inadimplências

Percebeu uma diferença entre as vendas feitas e a receita? Provavelmente você está com clientes inadimplentes. A solução de força de vendas, no caso, é um grande facilitador para identificar esses clientes e os vendedores que mais estão enfrentando esse problema e, com isso, bloquear pedidos.

5 – Controle e organização de estoque

Esqueça planilhas e pranchetas. Digitalizando o seu controle de estoque, você acompanha as entradas e saídas em tempo real e ainda consegue bloquear pedidos de produtos indisponíveis por meio de um alerta.

6 – Sugestão de produtos

Quando um produto de interesse do cliente não está disponível em estoque, muitas vezes a forma de garantir a venda e a fidelidade do comprador/contratante é oferecer-lhe um produto similar que atenda igualmente (ou quase) à demanda.

Como saber quais são os melhores produtos para oferecer? Seu representante pode ter tudo isso memorizado ou contar com o aporte da solução de força de vendas, que por meio da tecnologia de inteligência artificial indicará qual é o melhor produto baseado no perfil de consumo daquela região ou bairro.

Sugestão de Pedidos para Ponto de Venda
Aplicativo REsight do representante de campo apresentando sugestão de pedidos.

7 – Cálculos de substituição tributária

Algumas pessoas têm mais facilidade com números, enquanto outras não. E aqui isso não é um problema, pois o sistema faz cálculos automaticamente, eliminando a necessidade de planilhas e de possíveis recontagens por conta de algum número que não bateu. Além de garantir uma precisão maior nos resultados dos cálculos, imagine o tempo que é economizado para você!

8 – Descontos pré-definidos

A solução de força de vendas tem um papel muito importante na hora de conceder descontos para clientes. Isso porque, sem a ferramenta, é comum os representantes se sentirem pressionados pelos clientes e pedir descontos maiores, gerando uma situação desconfortável e, muitas vezes, prejudicial para os negócios. Diferentemente disso, a solução permite que sejam inseridos modelos e regras pré-definidos de descontos, com limites e bloqueios, dando ao vendedor mais autonomia sem fugir das diretrizes estipuladas pela empresa. 

 Aplicativo de Força de Vendas da REsight com modelos pré-definidos de descontos
Aplicativo de Força de Vendas da REsight com modelos pré-definidos de descontos

9 – Organização da agenda de visitas

Ao invés dos vendedores terem suas agendas em lugares diferentes, com um processo descentralizado, você pode criar, editar e gerir as visitas dos representantes de vendas e ter um amplo conhecimento dos compromissos da sua equipe. 

10 – Localização dos representantes

Precisa saber onde está um vendedor específico ou até mesmo acompanhar a movimentação da sua equipe em campo? Então você pode deixar de lado os aplicativos de mensagem e as ligações, porque o sistema automatizado de força de vendas te permite visualizar a localização, bem como definir as melhores rotas e carteiras da sua equipe em tempo real. 

Plataforma do Roteirizador da REsight com visão detalhada de dia.
Plataforma de roteiros de Força de Vendas da REsight com visualização diária

11 – Campanhas de vendas

Você pode também, utilizar a tecnologia da solução de força de vendas para ajudar a criar e gerir promoções e campanhas, tendo em vista a facilidade para obter dados e insights mais assertivos.

12 – Aplicativo on e off line 

O aplicativo que funciona mesmo sem acesso à internet,  no final da visita quando a venda for concluída, assim que houver o uso do pacote de dados ou acesso a rede wifi, todas as informações são sincronizadas automaticamente. 

Adquirindo a solução de força de vendas

Agora que você já conhece todos os benefícios dessa tecnologia para a equipe de vendas, saiba que a REsight possui uma solução completa de força de vendas, que atende a todos os pontos de contato que o varejista poderia acionar, sendo eles o App de força de vendas, Portal B2B, Televendas e chatbot integrado com WhatsApp.

Além disso, o software dá a visibilidade dos clientes para o representante comercial, conta com sistema de políticas de desconto e bonificação pré-definidas, faz sugestão de pedidos e auxilia na gestão de preço e nas condições de pagamento e prazos de entrega. Acesse o nosso site e saiba como automatizar sua força de vendas.

 

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