Um software de Trade Marketing é uma solução tecnológica usada na estratégia e na operação do departamento.

O programa é usado para organizar as atividades, coletar dados, orientar decisões e, acima de tudo, melhorar os resultados.

Como toda decisão de investimento, a escolha de um software de Trade Marketing demanda uma série de análises, já que trata-se de mudanças no processo de trabalho de todo o time.

De qualquer forma, independentemente do tamanho do seu negócio ou empresa, neste artigo, vamos lhe mostrar tudo o que precisa ser considerado para fazer a melhor escolha. Confira!

Por que usar um software de trade marketing na sua empresa?

O volume de informações com que um especialista em trade marketing precisa lidar é enorme e, portanto, difícil de gerenciar.

Além disso, essa informação é difícil de coletar, já que para uma única atividade de trade é necessário visitar e conferir dezenas de lojas, que podem estar espalhadas por um estado ou todo o país.

Por isso, no mercado atual, é cada vez mais importante saber gerenciar a quantidade de dados e informações disponíveis para análise.

Sendo assim, contar com a ajuda de um software de trade marketing é imprescindível para garantir um bom planejamento e uma boa execução da estratégia de trade.

Vantagens de um bom software de trade marketing

Um bom software de Trade Marketing otimiza os processos de forma completa. Com ele, o planejamento e a execução de ações passam a seguir as boas práticas e a se guiarem por dados sempre atualizados e de fonte confiável.

Além disso, este sistema permite medir a eficácia das ações de Trade com base em parâmetros como porcentagem de crescimento do mercado, aumento de vendas e ROI.

De forma geral, o software deve melhorar a forma de acompanhar a performance do trabalho, o que é ainda mais relevante para um departamento em que muitas vezes é difícil tangibilizar os resultados.

Outros benefícios de um software de Trade Marketing são:

  • Melhorias no fluxo de trabalho: a execução do trabalho de trade marketing envolve várias outras áreas da empresa, além de lojas parceiras, fornecedores e outros stakeholders.
    Já que cada um deles tem o seu próprio processo de trabalho, é importante contar com uma solução especializada que permita alinhar várias equipes em uma plataforma unificada, diminuindo processos e eventuais ruídos de comunicação.
  • Desempenho aprimorado:  o software permite mensurar os dados de forma mais assertiva, com análises e mapeamento de dados em tempo real, por exemplo. Com isso, as equipes de campo conseguem trabalhar com mais facilidade, melhor comunicação e mais produtividade.
  • Aumento da presença nos PDVs: o sistema organiza a troca de informações sobre a performance do mix de produtos nos pontos de venda, o que ajuda a identificar oportunidades de melhoria e aprendizados estratégicos e operacionais.
  • Ganho de vantagens competitivas: o uso de softwares permite vantagens competitivas sobre a concorrência e mais inteligência para gerenciar o mix de produtos, o trabalho dos promotores e as ações de merchandising, por exemplo. Tudo isso é importante para aumentar margens de lucro e construir relacionamento com os parceiros comerciais.
  • Melhorias na utilização dos recursos da equipe: o software de Trade Marketing permite que os membros do time acessem informações em tempo hábil e otimizem a comunicação entre si, evitando que a equipe perca um tempo valioso por falta de organização.

De forma geral, um bom software de Trade Marketing melhora o planejamento e a execução das ações, deixando-as mais profissionais e padronizadas.

Dessa forma, é possível trabalhar com mais precisão para reduzir rupturas e aumentar o faturamento a partir da inteligência obtida com o uso da plataforma.

Principais funcionalidades de um software de trade marketing

Agora que você já sabe sobre as vantagens de um software de trade marketing, é importante entender como ele funciona de fato.

Como falamos anteriormente, o principal objetivo do software é ajudar a criar fluxos de trabalho bem desenhados e a manutenção de um padrão que, inclusive, possa ser mensurado através de KPIs (Key Performance Indicators)

Em resumo, estas são algumas das funcionalidades esperadas em um bom software de Trade Marrketing:

  • roteirização das atividades da equipe;
  • controle de agenda;
  • planogramas;
  • controle da jornada de trabalho integrado ao ponto eletrônico;
  • auditorias de estoques, rupturas etc.
  • localização do time online (em tempo real);
  • controle e comprovação de visitas dos profissionais de campo;
  • definição e monitoramento de objetivos e metas;
  • manuais;
  • comunicação das equipes online;
  • relatórios e dashboards inteligentes, que podem ser extraídos e analisados em tempo real;
  • configuração de alertas para gestores comerciais, entre outras lideranças;
  • formulários dinâmicos para coleta de dados em campo;
  • comparativo de roteiros (planejados versus realizados).

O que avaliar ao contratar um software de trade marketing?

Antes de decidir, certifique-se de usar ao menos alguns desses tópicos como guias para uma escolha mais consciente:

Procure indicações de profissionais do mercado

É sempre bom estar conectado ao que é usado no mercado. Por isso, uma boa dica inicial é fazer um benchmarking com parceiros e outras empresas.

Assim, é possível analisar casos de sucesso e entender como as ferramentas funcionam na prática, para além do discurso comercial das empresas desenvolvedoras de softwares.

Faça contato com pessoas de confiança que já experimentaram soluções softwares de Trade Marketing e peça um feedback de como o sistema lhes ajudou com o máximo de detalhes possível.

Feito isso, solicite demonstrações dos fornecedores mais recomendados. Você vai ver que isso vai agilizar bastante o seu projeto, pois não perderá tempo procurando aleatoriamente.

Prefira uma solução especialista

Como um sistema de Trade Marketing é uma tecnologia dinâmica e bastante específica, uma boa escolha é evitar soluções genéricas.

Ou seja, você deve optar por um sistema que tenha sido desenhado exclusivamente para a área de Trade Marketing e evitar adaptações de plataformas que foram pensadas inicialmente para outras áreas.

Além disso, busque ferramentas que estejam também em constante evolução, o que deve garantir que o software continuará atualizado sempre que novidades surgirem no mercado de trade.

Fique atento às questões de segurança

Se possível, envolva o time de TI da empresa ao buscar por um software de Trade Marketing. Eles serão capazes de oferecer análises técnicas do funcionamento do programa e sua segurança, o que pode passar despercebido por quem não é da área.

É importante garantir que o sistema escolhido seja protegido contra ataques externos e fraudes que possam acontecer de usuários internos pouco comprometidos com os objetivos dos negócios.

Avalie as possibilidades de integração e escalabilidade

Pensando em aproximar cada vez mais o Trade Marketing com as demais áreas da empresa, é importante permita integrações com áreas como Marketing, Vendas, entre outras.

O objetivo é que toda a estratégia esteja sempre alinhada aos objetivos da empresa. Dessa forma, os próprios times podem conversar melhor entre si e dividir percepções e aprendizados.

Além disso, é importante não pensar apenas nas necessidades atuais. Por isso, tenha em mente que conforme a empresa ganha escala e o negócio cresce em sofisticação, a tendência é de que os times precisem estar cada vez mais integrados.

Avalie o custo-benefício

Por último mas não menos importante, fique atento à relação de custos e benefícios do software de Trade Marketing. Isso é fundamental, pois nem sempre o que é barato de fato vai atender ao seu negócio.

A melhor opção é focar nos diferenciais técnicos e objetivos da ferramenta e nas vantagens que ela oferece em termos operacionais e de retornos sobre o investimento (ROI).

Como a REsight pode ajudar?

A REsight é um sistema vertical, ou seja, criado exclusivamente para atender a todas as necessidades que um equipe e gestão de trade marketing precisa. Diferente dos sistemas horizontais que normalmente costumam ser mais genéricos.

Além disso, a REsight possui uma plataforma completa para te apoiar na execução e monitoramento das equipes e ações.

Conheça mais sobre as nossas soluções de negócios. Aproveite para explorar mais conteúdos no nosso blog de trade marketing para tirar o máximo potencial dessa estratégia.

Você também pode gostar

Fale Conosco

Siga-nos

A REsight que integra o grupo Experity, parte da Accenture Interactive, é a solução mais completa de execução e monitoramento de varejo do mercado. tecnologia.

Fale Conosco

Telefone
(11) 3787.0400
segunda a sexta, das 9h às 18h
(exceto feriados nacionais)

Endereço
Av. Doutor Chucri Zaidan 1550 – cj. 2503
CEP: 04711-130 – São Paulo – SP

Copyright © 2021 – Todos os direitos reservados