Com as plataformas digitais dominando cada vez mais o comércio B2B e B2C, chega a ser até surpreendente pensarmos que existem outras formas tradicionais de venda que seguem surtindo efeitos positivos para as indústrias – e o Televendas é uma delas.

Por meio do software de Televendas, é possível elevar o lucro e, ainda, obter informações e insights relevantes para o time de BI. Isso porque em muitos casos o contato é feito ativamente, o que permite oferecer uma atenção maior ao seu varejista e a obtenção de novos leads (e potenciais clientes) que ainda não conhecem a sua marca. 

Neste artigo, iremos apresentar os principais benefícios de se investir em um software de Televendas para expandir o seus pontos de contato com seus varejistas ou, até mesmo, usá-lo de outra forma (caso já o tenha).

Por que adquirir um software de Televendas?

A venda de produtos por telefone  nas indústrias acaba sendo uma metodologia que garante versatilidade nas negociações, permite à empresa conhecer melhor o seu público-alvo e, ainda, como mencionamos acima, torna-se um novo canal de contato com os varejistas, podendo ser uma forma de conseguir dados importantes para BI. No último caso, perguntas-chave como:

  • “qual(is) marca(s) vocês vendem?”,
  • “qual é o seu volume médio de pedidos?”,
  • “quais características você busca nos produtos?”, entre outras, podem gerar respostas valiosas para a estratégia comercial, de marketing e/ou trade. 
Televendas B2b

Tudo isso, além dos outros benefícios citados anteriormente, acontece de forma precisa graças à comunicação H2H (human-to-human), que, literalmente, propicia um contato mais humanizado e uma troca entre vendedor e varejo e/ou prospector e departamento de compras muito mais próxima.

Porém, é claro que existem varejistas que vão preferir o oposto e, por isso, é importante que você mantenha o canais digitais disponíveis como um Portal B2B. No entanto, aqueles que se sentem mais confortáveis com o contato telefônico provavelmente irão se afeiçoar com esta facilidade e, com isso, aumentam-se as chances de se fidelizarem à marca.

Adicionalmente, é importante mencionar que o software de Televendas é um ótimo complemento para as estratégias comerciais (principalmente com clientes mais distantes fisicamente). Isso porque as barreiras geográficas são quebradas e há mais facilidade no controle das operações rotineiras – viabilizando assim, uma possível mudança de planos de forma muito mais ágil. Veja o exemplo:

Uma indústria de sucos naturais comercializa para o varejo, mas não consegue prospectar muitos PDVs por meio das visitas de campo porque o raio de operação é de 70km.

Se a marca deseja expandir a sua atuação para municípios mais distantes e até mesmo outros estados, o software de Televendas é uma ferramenta que possibilitará isso, pois “encurtará” a distância graças ao contato telefônico. 

As três vertentes do Televendas

Dentro do Televendas existem três subtipos de contatos com os varejistas: Inbound, Outbound e Blended, os quais serão apresentados e explicados a seguir. Veja:

Inbound (ou receptivo):

Aqui o contato parte do próprio cliente seja ele pertencente a sua base ou depois de visitar seu site, redes sociais ou, até mesmo, receber recomendações de outros pontos de vendas se interessou em realizar o contato, demonstrando interesse em conhecer mais sobre os seus produtos, preços, condições ou quaisquer outras informações que ele desejar. 

Vantagens: 

  • Identificação de novas demandas;
  • Visibilidade da eficácia das plataformas de comunicação e/ou ações de branding e de divulgação de produtos;
  • Interação assertiva entre consumidor e operador/prospect, pois o cliente já está com os objetivos estabelecidos.

Outbound ( ou telemarketing ativo)

Ao contrário do Inbound, esta é a forma de contato que parte da própria indústria. Aqui, geralmente, são apresentados os produtos e serviços por meio de uma chamada telefônica direta com o varejista do outro lado da linha. 

Blended:

Do inglês “misturado”, esta é a estratégia que mescla o Inbound e o Outbound. Aqui, você conta com um time de operadores que realizam as duas funções – atender e ligar. Esta opção é válida, principalmente, para equipes com um menor volume de ligações recebidas como forma de otimizar a rotina dos profissionais (e, assim, aumentar a produtividade deles) e alavancar as vendas. 

Precisamos ressaltar duas coisas importantes:

  1. O Televendas pode ser uma ótima modalidade de contato com os seus clientes, mas não deve ser a única. Por isso, invista em outros canais, como App para o representante de vendas, Portal B2B ou até mesmo chatbot integrado com WhatsApp.
  2. Para as ações de merchandisign, o Televendas torna-se um grande aliado para atender a demanda de ligações, sobretudo quando o produto é anunciado em grandes veículos de comunicação e/ou ocasiões de grande movimentação.

Principais vantagens de se adquirir uma plataforma de Televendas

Para pontuar de forma mais resumida quais são os principais benefícios de se adquirir um software de televendas, vamos listá-los aqui:

  • Mais um canal de força de vendas com o varejista;
  • Contato direto e humanizado com atuais e potenciais clientes fora do raio de cobertura das visitas de prospecção;
  • Mesmas condições comerciais, preços e integrações que são utilizadas nos demais canais de vendas;
  • Com a tecnologia de machine learning da REsight, é possível, baseadas no perfil do cliente, histórico de compra ou potencial geográfico, oferecer sempre os produtos com melhor performance para cada PDV, aumentando mix, positivação, melhorando margens e resultados;
  • Obtenção de informações estratégicas para BI;
  • Centralização de dados e analise de performance de canais;
  • Aumento das vendas.

Onde adquirir o software de Televendas?

No momento de escolher a melhor ferramenta de Televendas para a indústria, é válido pensar em decidir por instalar uma plataforma que foi pensada para o seu negócio e que será útil para várias funções do time de vendas.

A exemplo disso temos a Automação de Força de Vendas da REsight, um software integrado diretamente com o ERP e que tem o Televendas como um entre outros canais de contato para o varejista. A Frigol, por exemplo é um case de sucesso que atualmente expandiu os seus canais de contato com o varejista e com isso obteve resultados em poucos meses. Confira o case completo.

Por meio dele, seu operador pode fazer vendas ativas ou receptivas através de uma chamada telefônica, com as mesmas regras comerciais, preços e integrações que são utilizadas nos demais pontos de contato.

Além de ser uma ferramenta eficiente para a comunicação com os varejistas, a plataforma da REsight, dará ao seu atendente uma visão mais estratégica para negociar, contendo toda a sua carteira de clientes e suas respectivas informações, sugestões de pedidos automatizadas com base em machine learning, para a realização de pedidos e muito mais.

Acesse o nosso site, conheça todos os benefícios que esta tecnologia pode oferecer e alavanque suas vendas!

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