Hoje em dia, equipar o seu time de representantes comerciais com um bom software para automação da força de venda é praticamente uma necessidade.

Com cada vez mais concorrentes no mercado (tanto dos varejistas, quanto da indústria), a agilidade, a precisão e a eficiência se tornam atributos essenciais para se manter nesse meio e nesse contexto não há espaço para o uso de ferramentas manuais ou CRMs horizontais que não são apropriadas para o setor.

No entanto, para se certificar de que o software fará a diferença para a sua equipe, é importante que ele tenha opções que podem ser, de fato, úteis para a rotina do representante de vendas. Na maioria das vezes, os sistemas atuam em três áreas: controle de equipe, rotina financeira e promoção de vendas. Aí, para cada uma dessas áreas, há uma série de funcionalidades específicas para cada atividade, as quais irão promover muito mais facilidade e agilidade na rotina dos profissionais em campo seja porque eles terão em mãos informações preciosas, ou porque a gestão poderá acompanhar mais de perto a rotina do time.

Por isso, explicamos neste artigo quais tarefas são abrangidas por cada uma dessas áreas e como os sistemas podem ajudar o representante de vendas a desempenhá-las com mais agilidade e qualidade. 

Vamos lá?

Software para automação da força de venda para controlar a equipe

É importante deixar claro desde o início que este controle de equipe não tem a ver com não confiar no time que está abaixo de você, mas sim, pois para liderar, é preciso ter conhecimento das atividades dos representantes comerciais, principalmente por passarem bastante tempo fora do escritório ou em alguns casos serem terceirizados.

Sem este tipo de tecnologia específica para o setor, todo esse processo de elaborar rotas, carteiras, acompanhar a localização por meio de check-in e check-out, o status das visitas, a agenda, a produtividade e o desempenho nas vendas fica muito mais complicado, ineficiente, moroso e, consequentemente, mais suscetível a erros.

No entanto, com o sistema de gestão de vendas essa realidade muda, pois será possível acompanhar, em tempo real, as ações e a produção da equipe de vendas, como estão sendo as visitas, se todos seguiram a rota traçada e muito mais. 

Software para automação da força de venda: como escolher um bom sistema?
Dashboard personalizado da força de venda com dados sobre cobertura, visitas realizadas e custo previsto.

Veja, abaixo, as principais informações que podem ser obtidas por meio dessa ferramenta para controlar a sua equipe, bem como algumas funcionalidades:

  • Quantidade de vendas realizadas por representante;
  • A agenda de visitas do time;
  • Relação entre rota traçada x rota percorrida;
  • Tempo gasto nas visitas;
  • Localização do profissional em campo em tempo real;
  • Número de pedidos;
  • Indicadores atualizados;
  • Roteirização otimizada de rotas;
  • Inserção de modelos de descontos pré-definidos;
  • Restrição de vendas de estoques
  • E muito mais.

Software de força de vendas para o crescimento dos negócios

Além do controle da sua equipe, a solução de força de vendas pode ser um grande propulsor para as vendas aumentarem (até mesmo como o próprio nome já indica), com ferramentas e funcionalidades mais voltadas para o marketing que, com certeza, irão ser um braço direito na hora das negociações.

Gerenciamento de Categoria
Solução de Força de Vendas da REsight: A esquerda sugestão realizada com base histórica do cliente a direita sugestões de produtos que se adequam ao perfil do cliente por meio do App.

Confira, abaixo, alguns dos principais benefícios que um bom sistema para vendas irá proporcionar para os seus representantes comerciais:

  • Sugestão de pedidos baseado no histórico do cliente;
  • Sugestão de mix de produtos;
  • Modelos de descontos pré-estabelecidos para dar mais autonomia ao vendedor;
  • Elaboração de campanhas de vendas com produtos, clientes e período definidos;
  • Sistema de sugestão de produtos similares automatizado para o caso de falta de estoque;
  • Catálogo digital;
  • Flexibilidade de precificação;
  • Portal B2B;
  • Chatbot integrado com WhatsApp;
  • Canal de televendas.

Software de força de vendas para gestão para a rotina financeira

É possível dizer que na equipe algumas das tarefas mais sensíveis (e importantes) são relacionadas à questão financeira. Sendo assim, por meio de bons aplicativos de força de vendas, é possível acessar algumas funcionalidades específicas para isso, que ajudarão tanto na rotina operacional do representante comercial, quanto na de quem supervisiona todo esse trabalho. Confira as principais delas:

  • Gestão de preços finais considerando gastos e impostos;
  • Controle de comissão e exibição de valores no momento da venda;
  • Formas de pagamento e prazos de entrega alinhadas com a logística e políticas comerciais;
  • Controle tributário;
  • Alertas de inadimplência;
  • Extração de relatórios de vendas;
  • Formação de preço;
  • Controle de bonificações;
  • Relatórios de giro de produtos.

Outras funcionalidades oferecidas pelo software da força de venda

Além dessas informações e funcionalidades específicas por área que podem ser obtidas e/ou usufruídas por meio de bons sistemas de gerenciamento, existem outras que são mais gerais.

Confira algumas delas:

  • Acesso a tabelas de preços;
  • Gestão de estoque;
  • Gerenciamento de grupo de produtos;
  • Gerenciamento de clientes;
  • Visualização de histórico de pedidos;
  • Cadastramento de preço promocionais;
  • Extração de relatórios customizados. 

Como escolher o melhor software para automação da força de venda ?

Finalmente chegamos ao momento principal do artigo. Agora que você já conhece as principais funcionalidades que uma boa solução de força de vendas precisa ter para auxiliar a rotina dos seus representantes comerciais, provavelmente está pensando: “qual sistema devo adquirir?”. Com várias opções no mercado, às vezes essa tarefa pode parecer complicada e exaustiva, mas não é. 

Já partimos do princípio de que não são todos os sistemas que têm todas essas opções de ferramentas. Muitos deles são mais enxutos, apresentando apenas as funcionalidades contidas na última lista. Ou seja: quanto maior o número de ferramentas e quanto mais completas e eficientes elas forem, melhor munido o seu representante de vendas estará, o que refletirá diretamente na sua gestão. 

Outro ponto importante é a mobilidade. Com os representantes em visitas constantemente, é primordial que o sistema tenha um armazenamento de dados em nuvem e que permita que o profissional acesse-o de diferentes dispositivos, se necessário. Existem alguns modelos, inclusive, que podem ser utilizados sem conexão à internet. No caso, as informações são atualizadas quando assim que houver sinal. 

Um sistema que tem todos esses atributos mencionados no decorrer deste texto (além de muitos outros) é a Automação de Força de Vendas da REsight. Trata-se de uma plataforma completa para a equipe de venda em campo e demais pontos de contato com seu varejista, garantindo ao representante muito mais autonomia, agilidade e organização e ao líder uma visão melhor da sua equipe e das vendas. saiba mais sobre a solução de força de vendas.

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