Uma coisa é fato: com o crescimento no número de clientes a serem atendidos, roteirizar manualmente carteiras e visitas, por planilhas ou mesmo direto pelo Google Maps, se torna inviável. Sendo necessário recorrer a tecnologias como um software de roteirização.

Isso porque o trabalho monumental de pensar em cada rota para todos os diferentes integrantes da equipe de campo leva muito tempo. Além de demandar a participação de profissionais que poderiam estar desempenhando outras atividades importantes.

Chega então a hora de escolher um software de roteirização que faça este trabalho de forma automática e inteligente, transformando o que seria dias de trabalho em poucas horas de cálculo.

Desta forma, a indústria ou agência de trade marketing conseguirá atender seus clientes de forma otimizada, o que representa uma economia importante para tais negócios.

Mas antes de escolher uma das vastas opções do mercado, é preciso entender o que se procura.

O que é um software de roteirização?

Software de roteirização é uma ferramenta desenvolvida para deixar mais fácil a divisão dos pontos de atendimento por região e analisar os diferentes locais que precisam ser atendidos para traçar um caminho que seja mais rápido, eficiente e seguro para quem deve fazer este atendimento.

Estas ferramentas são usadas por empresas que atuam com entregas de produtos e logística, mas também por quem realiza visitas aos varejistas como o caso de quem atua com trade marketing ou força de vendas.

Isso porque é preciso definir a melhor forma de atender os diferentes varejistas, considerando a distância entre eles dentro da carteira na qual estão inseridos. Além de respeitar outros critérios, que precisam ser determinados pela empresa, como:

  • Tipo de transporte a ser utilizado;
  • Padrão de horas trabalhadas por dia;
  • Possibilidade de hora extra ou não;
  • Distância máxima a ser percorrida entre um PDV e outro;
  • horário de funcionamento do PDV;
  • Distância máxima a ser percorrida a pé; e
  • Tempo médio de atendimento de cada representante nos PDVs.

Todos estes filtros serão utilizados na elaboração de uma roteirização eficiente, que permita ao representante de venda ou promotor atender a todos os clientes da sua carteira.

E para à empresa, entender se a sua equipe atual consegue atender bem a quantidade de clientes existente. Bem como se é possível reduzir o número de horas trabalhadas por dia ou é necessário contratar novos integrantes para a equipe.

Quais as aplicações práticas de um software para roteirização?

Quando planejamos uma viagem, passamos horas definindo os lugares para onde queremos ir, o tempo que temos para fazer tudo e como dividir as atividades entre os dias que teremos naquele lugar.

Na prática, se tivéssemos um roteirizador, ele faria estes cálculos, mostrando como fazer estes passeios de forma otimizada. E é exatamente o que ele faz pela indústria.

Dividir para conquistar

Apesar de esta ser uma frase de efeito utilizado no contexto de estratégia de batalhas, também faz sentido quando olhamos o trabalho de roteirização.

Na indústria, ocorre  um processo chamado de clusterização. Trata-se da separação de todos os pontos de vendas em regiões, usando como base a distância entre eles. Estes agrupamentos (ou clusters) são criados para oferecer uma visão mais estratégica do negócio.

Distribuindo as carteiras

Após separar os pontos de vendas, têm início o processo de carterização, que consiste em dividir os clusters entre os promotores de venda da empresa. A ideia é que cada cluster tenha um representante responsável.

E dessa forma é gerada a distribuição de carteiras entre a equipe de campo. E estes dados é que serão utilizados no processo de roteirização das atividades.

Melhores rotas

Por fim, temos o processo de roteirização e aqui o Roteirizador automático da REsight é a solução ideal, com o uso da inteligência artificial seu papel é, além facilitar a criação carteiras e clusters, também roteirizar rotas a serem percorridas de forma ágil e assertiva.

Para isso, ele faz diversos cálculos por segundo até chegar na sugestão mais viável, com maior cobertura, mais eficiência e menor custo. Levando em conta todos os filtros determinados pela empresa.

O objetivo é claro: otimizar as visitas dos representante e promotores.

Benefícios de investir em um software de roteirização

Há diversos benefícios da roteirização e da escolha por um software especializado no assunto, sendo um deles:

  • Economizar;
  • Readequar e otimizar;
  • Acompanhar.

Economia de tempo e recursos

O primeiro deles é a economia gerada a partir da automação de processo como a separação dos pontos de vendas, criação de carteiras e definição dos melhores trajetos.

Sendo necessária horas de trabalho para que os responsáveis pelo processo finalizassem essa demanda – sem retrabalhos.

E esta economia é comprovada. Agência Compart utiliza Roteirizador Comercial da REsight desde 2017 para organizar a rotina de até dois mil promotores de vendas. De lá pra cá, o uso desta tecnologia permitiu que a empresa diminuísse de quatro horas para 20 minutos o tempo de elaboração das rotas.

Readequar e otimizar

A praticidade para a adequação dos roteiros existentes com a chegada de novos clientes ou otimizações de carteiras, que antes demandava novas análises, com um software de roteirização isso pode ser feito de forma mais simples e automatizada, sem gerar grandes mudanças.

Acompanhar

Com uma plataforma online, o gestor pode acompanhar os custos das rotas de cada integrante da equipe de campo, bem como comparar o planejamento das visitas com a sua execução real.

Cuidados ao escolher o melhor software para roteirização

Assim como o atendimentos aos seus clientes é feito de forma personalizada, a ferramenta escolhida não pode ser generalista. Nem mesmo apenas adaptada para atender a um tópico específico.

Cada empresa tem características próprias, que devem ser consideradas na hora de elaborar suas rotas. Por isso, o software escolhido precisa ser flexível para atender às necessidades do negócio.

A REsight conta com uma ferramenta focada na rotina de agências de trade marketing e indústrias que precisam gerenciar as visitas do seu time de campo.

Experimente um teste de 10 dias da plataforma. Assim, a escolha da sua utilização será feita de forma mais segura, confiável e transparente. Conheça, saiba mais e confira a viabilidade deste serviço para o seu negócio!

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