Se você for a uma consulta médica apresentando sintomas de alguma doença (gripe, por exemplo), é possível que o tratamento indicado seja diferente do que o especialista recomendou para um paciente com o mesmo caso clínico.

Afinal, são organismos diferentes, bem como a com idade, peso, altura e histórico médico. “Cada caso é um caso”, você já deve ter ouvido falar. E esse mesmo conceito se aplica aos softwares de CRM.

Assim como nós, as indústrias também têm, cada uma, suas especificidades. Às vezes empresas do mesmo segmento têm processos internos totalmente distintos, o que significa que um software de CRM que funciona para uma pode não atender a outra.

As plataformas generalistas, chamadas de CRM horizontal, podem até ser oferecidas por um custo menor do que as de CRM vertical (personalizadas), mas corre-se o risco de causarem um efeito totalmente contrário, ou seja: tornar os processos ainda mais complicados e, possivelmente, acarretar prejuízos para o negócio.

Por isso, explicaremos aqui a importância de se contratar um CRM de Retail Execuiton completo, moldado para atender às necessidades de cada indústria, e que oferece módulos de canais de Força de Vendas, Trade Marketing e consulta a dados e informações relevantes em tempo real. Confira!

Afinal, o que é um software de CRM?

Do inglês “Customer Relationship Management” (que, em tradução livre, significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”), o CRM é um software responsável por otimizar o relacionamento da empresa com os consumidores –  ou varejistas, no caso da indústria –  e potenciais clientes para impulsionar as vendas e garantir uma melhora no pós-vendas. 

De forma resumida, o CRM é a plataforma que registra, armazena e organiza os pontos e contato que a empresa tem com os seus clientes. Porém, engana-se quem pensa que este é apenas um grande banco de dados: o CRM é, também, uma estratégia, pois por meio dele você terá insumos para se relacionar com o seu público; e, até mesmo, um sistema intrínseco à cultura organizacional. Afinal, uma empresa que preza por informações centralizadas e tem foco no cliente com certeza irá vender mais e expandir os seus negócios.

É uma das opções mais baratas do mercado, por isso frequentemente escolhida. Todavia, não entrega tudo o que o gestor precisa para basear suas escolhas e estratégias.

Isso porque este tipo de plataforma nem sempre oferece informações de dados secundários de acordo com a necessidade de cada setor. Isso significa que se um setor específico precisar de um tipo de dado diferente do padrão, não conseguirá obtê-lo. Costuma-se dizer que os sistemas horizontais são mais genéricos, onde a empresa precisam se moldar a eles.

Tipos de software de CRM

Atualmente contamos com dois tipos principais de software de CRM: vertical e horizontal. Podemos classificá-los como:

CRM Horizontal

É uma modalidade de sistema de CRM genérica e, normalmente, mais barata. Apesar do preço baixo, o custo-benefício não é bom, pois nem sempre a ferramenta tem um desempenho adequado e fornece dados secundários que são necessários àquele negócio ou setor especificamente. No caso, é como se a companhia se moldasse de acordo com o sistema, e não o contrário.

Justamente por ser mais “generalista” e não ter funcionalidades que, de fato, podem atuar de forma mais precisa na empresa, muitas vezes a implementação desta tecnologia acaba sendo uma experiência mal sucedida – o que acaba gerando um certo “trauma” deste tipo de plataforma por parte dos gestores. Exemplo clássico de “o barato sai caro”.

CRM Vertical

Podemos introduzi-lo à conversa dizendo que ele é exatamente o contrário do horizontal, o qual vimos anteriormente. Enquanto o outro opera de forma genérica, este é desenvolvido para atuar de acordo com as necessidades do negócio e/ou segmento.

No setor das indústrias, essa ferramenta também é conhecida como REM (Retail Execution & Monitoring), ou ferramenta de execução e monitoramento de varejo.

Porém, é importante deixar claro que ter uma ferramenta personalizada não é a fórmula mágica para a solução dos problemas. É preciso ter um objetivo claro e bem definido, pois, caso contrário, de nada adiantará utilizar uma ferramenta ampla e customizada para o seu negócio. Afinal, se não se sabe para onde vai, como é que você saberá quais tipos de dados são pertinentes para a sua empresa?

Como um software de CRM pode atuar na indústria?

Vamos, agora, mencionar alguns exemplos de como este tipo de sistema pode ajudar a rotina de quem trabalha na força de vendas ou trade marketing, especificamente.

Canais de Força de Vendas

Aas plataformas de força de vendas têm o objetivo de facilitar o dia a dia no PDV (ou seja, nas negociações), bem como estabelecer uma melhor comunicação e sinergia entre vendedores e gestores.

Por meio desta ferramenta, o representante tem acesso a todas as informações necessárias e relevantes sobre a sua carteira de clientes (como todo o histórico de pedidos, títulos e entregas), as quais irão ajudá-lo a potencializar as vendas e a fidelizar seus clientes – tudo isso na palma da mão, com um smartphone ou tablet.

Além disso, algumas soluções de força de vendas contam com funcionalidades que aproximam ainda mais os varejistas da sua marca, potencializando ainda mais as vendas. Alguns exemplos são:

  • Portal B2B: plataforma que permite o cliente explorar seus produtos, acompanhar andamento de entregas, solicitar orçamentos e fazer pedidos;
  • Televendas: canal de vendas ativas ou receptivas por meio de chamada telefônica;
  • Chatbot: sistema que permite o envio de mensagens automáticas e amigáveis aos clientes durante a formalização do pedido ou outras solicitações.

Solução de Trade Marketing

Sabemos do quanto o trade marketing é vital para as vendas e, portanto, do quão necessário é que esta área tenha o aporte da tecnologia do REM. Pois bem: quando promotores e gestão têm em mãos uma boa e completa solução de trade marketing, uma série de atividades são realizadas de forma muito mais ágil e precisa.

Por meio desta solução de trade marketing, é possível acompanhar:

Tendo em mãos dados atualizados e, possível, mensurar com agilidade as campanhas e ações de merchandising; obter relatórios personalizados; gerir a equipe uniformemente; enviar conteúdos e treinamentos; fazer a auditoria das gôndolas com apenas alguns cliques e muito mais.  Veja:

Roteirizador Comercial

Quando se está na liderança de uma equipe de vendas ou trade marketing, uma das tarefas mais simples como organizar a rotina dos promotores/vendedores acaba se tornando uma das mais desafiadoras, sobretudo quando são muitas pessoas.

Além de ter um controle geral da carteira de clientes, do desempenho e da agenda dos colaboradores, faz parte do dia a dia do gestor definir as rotas e pontos de vendas que serão visitados por cada pessoa. 

Para agilizar esta atividade, é recomendado que o gestor tenha um roteirizador comercial, sistema capaz de traçar as melhores rotas considerando a ordem de visitas e os caminhos, gerando mais economia de tempo e dinheiro.

No caso, a plataforma utiliza inteligência artificial para calcular as opções e, então, chegar nas melhores opções. Com ela, a gestão não só elabora os melhores trajetos e com muito mais rapidez, mas também pode acompanhar em tempo real a localização dos vendedores ou promotores, dando-lhe visibilidade da rotina dos profissionais.

Dashboard de gestão

Não há dúvidas de que os dados são fundamentais para analisar o desempenho de ações, campanhas e das próprias vendas. Porém, este pode ser um desafio quando as informações não são centralizadas ou são organizadas de forma ineficiente, como, por exemplo, nas famosas planilhas. 

Por isso, é bastante importante que a gestão utilize uma plataforma que contenha KPIs já pensado para o negócio e que permita a inclusão de novos indicadores, concentrando todos os dados em uma única plataforma para que seja possível consultá-los sempre de forma rápida e simples (e, de preferência, em múltiplas plataformas). 

Onde adquirir esta solução?

Agora que já te contamos a importância de ter um software de CRM vertical para a indústria (no caso, o REM), te convidamos a conhecer as ferramentas da REsight, uma empresa brasileira especialista em soluções completas de monitoramento e execução de varejo. 

Todas as plataformas contam com as funcionalidades de ponta para o setor e são de tecnologia Saas.

Outra vantagem da aplicação REsight é obter informações em tempo real sobre o que acontece com seus produtos em campo, sendo possível acessá-las de qualquer dispositivo.

Já para o seu promotor ou representante a falta de internet não é um impeditivo para usar o nosso aplicativo. No caso, quando não há conexão, as auditorias ou ordens podem ser incluídas normalmente e, assim que houver sinal de Wi-Fi, os dados são salvos e atualizados na plataforma. 

Para saber mais como essas softwares podem transformar o seu negócio, acesse o nosso site!

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