Gerenciar uma equipe de promotores ou representantes de vendas é um desafio para qualquer indústria ou agência de trade marketing. Especialmente quando o time precisa cobrir um grande número de PDVs em diversas localidades diferentes. Isso porque traçar as rotas para cada um, sem a ajuda de um sistema de roteirização, pode se tornar uma tarefa árdua.

O desafio de elaborar uma rota eficiente, com os mínimos custos e maior aproveitamento possível permeia esse mercado, que a cada dia exige maiores otimizações e retenção de custos.

Quanto maior a equipe e o número de ponto de vendas a serem atendidas, mais complexo e demorado é este trabalho. Ainda mais quando ele é feito manualmente.

Porém este obstáculo pode ser facilmente superado com o uso de um sistema de roteirização eficiente e personalizável.

O que é um sistema de roteirização para equipe de campo?

Sistema de roteirização é um software especializado em analisar as informações dos PDVs atendidos pela companhia para traçar as melhores rotas e carteiras para os representantes e promotores de vendas. Para isso, ele considera uma série de pontos importantes, como transporte, rota de trânsito e necessidade de visitas a cada cliente.

Justamente para que a rota atenda à necessidade do negócio de forma específica e não generalista.

Sem a ajuda de um sistema de roteirização, há empresas que trabalhem com equipes dedicadas a isso por quase uma semana. Especialmente quando é preciso analisar uma série de planilhas para efetuar este planejamento.

Com isso, os funcionários ficam presos nesta tarefa, quando poderiam estar desempenhando outros papeis mais estratégicos dentro da organização.

O software, por sua vez, não costuma levar mais de uma hora, pois com o uso da inteligência artificial é capaz para fazer o mesmo trabalho e de forma mais otimizada, fazendo cálculos inteligente, executando testes e realocações.

Além de fazer a otimização de rotas considerando tempo médio de percurso em cada via e com cada meio de transporte.

Quem deve utilizar um sistema de roteirização?

O software para roteirização é especialmente útil para as indústrias, que mantém relações comerciais com diversos varejistas espalhados pela sua região de atuação.

O mesmo vale para agências de trade marketing, que atendem a diversas empresas e precisam otimizar sua equipe para atender o máximo de PDVs possível, sem perder a qualidade do atendimento.

Com a melhoria na gestão de rotas, a empresa pode administrar suas equipes de forma mais eficiente e sem perder a qualidade no atendimento ao cliente. E ainda monitorar o seu rendimento, o que possibilita feedbacks eficientes e baseados em dados.

Como o software de roteirização funciona?

Para ajudar a compreensão sobre como é feito o uso desta ferramenta no dia a dia, montamos um passo a passo que ilustra este processo:

  1. Em um excel defina o universo de PDVs a serem roteirizados;
  2. Suba esse arquivo no Roteirizador da REsight e inicie a clusterização,
  3. software para roteirização irá sugerir as carteiras e as rotas de visitas para o universo determinado;
  4. Faça ajustes manuais e ative a simulação;
  5. Seu representante recebe as visitas no dispositivo móvel e já dá início aos trabalhos.
Sistema de Roteirizador da REsight com versão desktop e aplicado no app de Força de Venda ou Trade Marketing.

Vantagens de um software para roteirização

Há uma série de vantagens ao optar por um bom sistema de roteirização. As principais delas são:

  • Otimização de custos,
  • Economia de tempo, e
  • Melhoria na gestão das equipes de campo.

A utilização deste tipo de ferramenta tem o potencial de gerar redução nos custos para a empresa, uma vez que ele mostra as melhores rotas, atendendo o maior número possível de PDVs de forma eficiente.

Apresenta ainda o tempo médio de atendimento de cada profissional no cliente e considera o ponto de partida de cada representante. Bem como o seu gasto com combustível ou com transporte público, a depender do caso.

Trata-se de algo importante inclusive para quem trabalha com profissionais autônomos (conhecidos como PJ), que precisam colocar este custo no seu preço de prestação de serviço.

Além disso, ele tem o potencial de mostrar à empresa o número de representantes que ele precisa para exercer bem o trabalho. O que pode representar uma possibilidade de corte de gastos ou a percepção da necessidade de ampliar a equipe.

Entretanto, é preciso ficar atento antes de optar por um sistema em específico, no tocante a custos e armazenamento do sistema.

Isso porque alguns deles cobram por rota traçada e não pela contratação do software em si. E ainda é preciso destinar uma máquina para o seu funcionamento.

Sistema de roteirização da REsight

O Roteirizador Comercial da REsight pode ser o seu aliado, pois ele faz exatamente este serviço de otimização de rotas e carteiras para as equipes da empresa, além de analisar os PDVs, a quantidade de promotores ou representantes e seu local de partida.

As tabelas já existentes podem simplesmente ser importadas para o sistema, sem a necessidade de retrabalho.

Um diferencial é o fato de ele mostrar se é preciso contratar horas extras dos profissionais ou não. O que ajuda o gestor a elaborar sua estratégia.

Além disso, o sistema é completamente armazenado na nuvem, então não demanda a aquisição ou disposição de um equipamento específico para armazenar e rodar as ações. Isso ainda faz com que ele possa ser acessado de qualquer lugar, mas somente pelas pessoas autorizadas.

Após a rota ser traçada, ela é enviada para cada representante, podendo ser integrado ao sistema da empresa. Nela constarão as visitas que devem ser feitas na semana ou mês em questão.

Com isso, é possível comparar de forma automática o que foi planejado e o que foi de fato executado.

Otimização de rotas

O pagamento é feito pelo uso do serviço, sem novas cobranças a cada vez que uma rota precisa ser retraçada pela entrada ou saída de um PDV, representantes ou promotores.

Como é importante conhecer o sistema antes de fazer o investimento, a REsight disponibiliza a possibilidade de uma simulação para que o cliente avalie a eficácia do produto antes de utilizá-lo.

Estes são pontos que devem ser pesados antes de escolha de qual software utilizar para solucionar o problema do negócio. Quer sua equipe seja contratada no regime CLT ou não.

O importante é entender o ganho possível com o uso de sistema de roteirização para otimização de rotas e ações. Bem como uma análise mais aprofundada das atividades dos seus promotores de vendas.

Você também pode gostar

Fale Conosco

Siga-nos

A Resight é a solução mais completa de execução e monitoramento de varejo do mercado.

Pertence ao grupo Experity, uma empresa criada para inspirar relações duradouras por meio da tecnologia.

Fale Conosco

Telefone
(11) 3787.0400
segunda a sexta, das 9h às 18h
(exceto feriados nacionais)

Endereço
Av. Doutor Chucri Zaidan 1550 – cj. 2503
CEP: 04711-130 – São Paulo – SP

Copyright © 2021 – Todos os direitos reservados