A produtividade é um conceito que faz parte da rotina de milhares de indústrias e, especialmente quando o assunto é a força de vendas, a busca por melhorias precisa ser constante. Felizmente, existem várias estratégias que podem melhorar o desempenho dos seus representantes de campo, e um sistema de força de vendas pode ser um desses passos.

Capaz de automatizar processos, um sistema de gestão da força de vendas pode conectar a equipe de campo aos sistemas corporativos, como o ERP, e, quando disponibilizado via mobile, permite dar agilidade ao acompanhamento de informações sobre valores, bem como ao andamento de negociações, além de acelerar os contatos com a organização para buscar melhores condições, realizar pedidos, entre outros.

Dessa forma, fica mais fácil identificar eventuais problemas e realizar mudanças na estratégia para melhorar a qualidade nos serviços com os varejistas, aumentando o ticket de vendas. Ou seja, muito mais do que oferecer melhores tecnologias para que o vendedor execute o trabalho de forma mais simples, um software de gestão da equipe de campo é capaz de automatizar a rotinas permitindo tornar seus representantes mais eficazes e eficientes.

São várias as vantagens de investir em um sistema de gestão da força de vendas, mas algumas merecem um destaque maior. Confira as cinco principais.

Sistema de força de vendas: 5 motivos para investir

1. Comunicação em tempo real

Foi-se o tempo em que o representante de vendas tinha que buscar um telefone fixo para manter contato com a indústria. Hoje há várias formas de comunicação: o próprio telefone, aplicativos de mensagens e voz ou SMS. Essa interação é incrementada com informações de negócios em tempo real e as conversas ficam guardadas para análise posterior.

2. Negociação

Como consegue contato mais rápido, o representante de vendas tem mais liberdade e rapidez para negociar preços e condições durante a venda. Uma decisão rápida significa mais negócios e melhora o relacionamento entre empresas e clientes. Além disso, por meio do sistema é possível definir regras de negócios e descontos mínimo e máximos.

3. Integração com sistemas

Uma solução de força de vendas seja ela, um aplicativo para o vendedor,  televendas b2b, portal ou chatbot integrado com WhatsApp se integra aos sistemas de negócios, normalmente ERPs utilizados pela empresa. E com acesso aos dados centralizados, os gestores conseguem comunicar automaticamente qualquer alteração para seus vendedores, e canais além de permitir um controle maior sobre a produtividade da força de trabalho.

4. Maior eficiência nas vendas

O resultado de uma comunicação mais rápida, maior poder de negociação e sistemas integrados significa vendas mais rápidas e eficientes. Com a solução, o vendedor tem a visibilidade completa da carteira de clientes, contemplando histórico de pedidos, títulos, entregas e pendências, podendo fazer o pedido diretamente pelo seu dispositivo móvel enquanto conversa com o cliente que sabe, na hora, sobre preços, condições de pagamento e prazos.

5. Produtividade

A plataforma permite aos gestores um controle maior sobre a produtividade dos canais da força de vendas. É possível gerenciar visitas, número de vendas, planejar rotas e acompanhar indicadores importantes, como a taxa de conversão ou o tempo médio de visita.

Bônus: Melhora nos processos financeiros

Com o uso da tecnologia, que permite um maior controle sobre as vendas, a área financeira também é beneficiada. São dados sobre giro de estoque, fluxo de caixa, faturamento. Essas informações se tornam extremamente importantes para entender a saúde financeira de uma empresa. Além disso, com acesso a esses dados, as decisões podem ser tomadas com segurança e permitem negociações mais arriscadas.

Por meio de uma solução completa de Execução e Monitoramento de Varejo da REsight, é possível que sua empresa opere seus canais de força de vendas ou trade marketing de forma fácil e eficiente. Fale conosco e saiba como podemos te ajudar.

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