Você pode até não saber que existe um nome que classifica esse tipo de tecnologia, mas provavelmente já a usou. O SaaS, ou Software como serviço (do inglês Software as a Service), é um sistema baseado na computação em nuvem utilizado amplamente por pessoas e empresas diariamente para diversas atividades. Porém, quem também pode desfrutar desta tecnologia é o varejo, que ganha dentre diversos benefícios (os quais veremos mais à frente), eficiência e melhora na produtividade. 

Leia este artigo até o final  descubra como o SaaS pode transformar de forma positiva a rotina das indústrias e, consequentemente o relacionamento com os varejistas. 

Afinal, SaaS o que é?

Apesar da introdução, pode ser que você ainda não saiba exatamente do que se trata o SaaS. Vamos explicar; mas, antes, perguntamos: você utiliza ou ao menos, conhece a Netflix, o Google Drive, o Paypal e o Dropbox? Se sua resposta for “sim”, saiba que você tem conhecimento do que é o “software como serviço”. 

Esta tecnologia nada mais é do que aplicativos para dispositivos móveis e computadores que funcionam sem a necessidade de instalação de softwares, pois operam em nuvem. Cada vez mais a SaaS está integrada na vida de pessoas e empresas e a expectativa é que estes sistemas se sobreponham às tecnologias de infraestrutura local. 

Benefícios da SaaS para o varejo

Ganhar eficiência, praticidade e agilidade é sem dúvidas um objetivo constante e infindável dos negócios – incluindo, claro a indústria. Sendo assim, o SaaS pode ser uma grande aliada, pois garante uma lista enorme de benefícios que tornarão a rotina na empresa muito mais produtiva. Veja, aqui, os principais ganhos que essa tecnologia proporciona.

Aumento do crescimento e da produtividade

Alguns estudos apontam que a maior parte das companhias consideram o uso de ferramentas na nuvem um diferencial estratégico, pois é uma forma de otimizar processos em diferentes unidades de negócio. Para o varejo no caso, eles podem contribuir para gerenciar canais de força de vendas, a logística, o trade marketing, o relacionamento com clientes e muito mais. A otimização dessas áreas-chave é um dos grandes passos necessários para aumentar a receita e a produtividade na empresa.

Foco no negócio principal

As soluções em nuvem são projetadas para simplificar os processos nas áreas onde ele é utilizado, o que permite que os colaboradores da força de vendas  tenham mais tempo para focar nas estratégias de negócio. 

Acesso de qualquer lugar

Carregar consigo computadores, pen drives ou papéis para obter informações necessárias no PDV não é uma realidade das indústrias que utilizam a modelo SaaS. Uma vez que essas plataformas funcionam on-line, basta que a pessoa acesse-a por meio de um dispositivo móvel ou qualquer outro computador para obter tudo o que precisa em tempo real ou realizar as atividades necessárias. Para quem está em constante movimento (como o time de vendas ou trade marketing, por exemplo), essa tecnologia torna-se quase que necessária, e não apenas uma “facilidade”. 

Suporte técnico com mais facilidade

Quem nunca teve problemas com softwares instalados que atire a primeira pedra. Além de exigir a manutenção dos profissionais de TI, muitas vezes não há agilidade para realizar esses ajustes, justamente porque há uma fila de demandas e, nem sempre se torna uma prioridade do momento.  

No caso da plataforma SaaS, o suporte técnico pode ser feito de forma remota e geralmente há uma rede de atendimento bastante eficiente para fazer esses reparos e melhorias quase que instantaneamente, de forma que os negócios não são prejudicados por ficarem estagnados por muito tempo.

Atualizações e correções realizadas com frequência

O fato de ser um serviço em nuvem é uma grande vantagem, também no que diz respeito à atualização dos softwares, que são feitas constantemente e, muitas vezes, de forma automatizada, bastando apenas uma conexão de internet.

Com isso, não há a necessidade de fazer atualizações manualmente, dependendo do profissional de TI, e em todos os dispositivos onde o sistema está instalado. Com a atualização em nuvem, todos os dispositivos recebem as melhorias simultaneamente, de forma que as operações da indústria sigam sem interrupções ou clientes prejudicados. 

Melhora na segurança de dados 

Caso você utilize plataformas onde, de alguma forma haja a tramitação de dados sensíveis (do negócio ou do cliente) e não tenha criptografia, saiba que essas informações estão vulneráveis e podem ser acessadas por meio de ataques de hackers. Fora esse risco, entra também nessa questão o fato de que os servidores têm a capacidade de armazenamento limitada, então algumas informações podem ser deletadas a fim de gerar espaço no disco rígido.  

Os sistemas SaaS, por outro lado, garantem um armazenamento ilimitado e um sistema de criptografia robusto e seguro para que todos os dados sejam guardados sem riscos de invasão por cibercriminosos ou até mesmo, perda por falha no sistema, pois nada está salvo no computador. 

Fácil adaptação

Diferentemente dos sistemas instalados no computador, o SaaS é totalmente adaptável a mudanças imediatas e customizável de acordo com as necessidades de quem o utiliza. Ou seja: é possível acessar aplicativos e funcionalidades e adicionar atalhos no menu rapidamente, sem a necessidade de “inicializar” programas. Além disso, a tecnologia em nuvem permite que todas as movimentações e alterações sejam visualizadas e acessadas de qualquer dispositivo. Então, se acontecer algum problema com o computador utilizado, você poderá acessar as ferramentas necessárias para desempenhar o seu trabalho de qualquer outro computador, smartphone ou tablet.

Plataforma SaaS para força de vendas e trade marketing – qual utilizar?

Com uma grande variedade de opções de SaaS disponível no mercado, é preciso saber escolher os sistemas que podem ser mais adequados à rotina dos seu negócio e até mesmo de seus clientes. No que diz respeito a força de vendas, trade marketing e ao relacionamento com os varejistas, é importante escolher um software que de fato auxilie nas vendas, questões operacionais e transformem para melhor a rotina da gestão, equipe e canais de contato com o varejista.

Arquitetura da solução REsight SaaS com ambientes exclusivos Dev / QA / Prod
Arquitetura da solução REsight SaaS com ambientes exclusivos Dev / QA / Prod

A REsight no caso, é a solução mais completa para  gestão, execução e monitoramento de varejo. Com armazenamento em nuvem e acessibilidade de diversos dispositivos, essa tecnologia conta com sistemas de Automação de Força de Vendas, Trade Marketing, Reconhecimento de Imagem, Roteirizador Comercial e Dashboard já pensados para seu negócio. Assim é possível acompanhar o desempenho das vendas, auditorias, obter relatórios customizados e atualizados, elaborar rotas e carteiras otimizadas para a equipe em campo, obter insights assertivos sobre o negócio, elaborar estratégias e muito mais. 

Acesse o nosso site e conheça o portfólio de soluções e ferramentas de retail execution que podem tornar a rotina mais eficiente e, claro, potencializar as vendas. 

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