Um bom roteiro de visita para o time de trade marketing ou força de vendas é um passo importante para garantir um bom trabalho do time de campo e também que os promotores explorem ao máximo o potencial da marca.

Mas criar e aplicar um roteiro eficiente pode não ser tão simples, principalmente com uma equipe considerável de promotores. Além disso, existem várias formas de criar essa organização, seja por CEP ou por demanda, por exemplo.

Pensando nisso, separamos neste artigo boas dicas para criar um roteiro de visita e aplicá-lo para obter os melhores resultados na sua estratégia de trade marketing. Confira!

Por que pensar na roteirização de visitas

Se você trabalha com trade marketing, deve saber a importância de roteirizar a as visitas ao ponto de venda. Esse processo precisa ser planejado para que, dessa forma, o time possa ganhar tempo, eficiência e visitar ainda mais locais.

Aqui o blog da REsight temos vários conteúdos específicos sobre roteirização. Acompanhe o nosso conteúdo e fique por dentro das melhores estratégias para este processo.

Na prática, o roteiro de visitas serve como uma espécie de mapa, com os pontos de parada e a ordem de visita para as equipes.

Com isso, o objetivo principal do roteiro de trade marketing é garantir uma atuação eficiente do time. Esse processo também ajuda a economizar tempo, gerando mais oportunidades para contatar mais clientes. Ou seja, gera mais oportunidades de negócios.

Com as ferramentas certas de trade marketing , é possível buscar as melhores rotas e gerar vários benefícios tanto para o time de vendas quanto para a própria empresa em si. Veja a seguir

5 dicas para criar um roteiro de visita eficiente

1. Entenda onde estão os clientes

O primeiro passo para criar um roteiro de trade marketing eficaz é definir qual a área de interesse para as visitas de acordo com os momentos do dia e da semana.

Concentrar as atividades em regiões estratégias é importante para aproveitar melhor as oportunidades, reduzir os custos e aumentar a eficiência.

Por isso, busque saber onde estão os principais pontos de venda e veja a distância entre eles. É comum que uma mesma área tenha muitos clientes em potencial, mas caso eles estejam distantes, pode ser necessário elaborar mais de um roteiro de visitas.

2. Defina o horário e frequência para cada visita

Além de organizar os melhores bairros para cada promotor, é essencial criar um cronograma com os melhores horários e a melhor frequência para visitar os clientes. Isso porque a viabilidade e eficiência das visitas varia conforme o tipo de estabelecimento.

Por isso, em geral o recomendável é alinhar com os clientes previamente essas questões antes das visitas. Além disso, considere algumas melhores práticas para esse processo:

– Para restaurantes: visitar pela manhã, no momento da preparação;

– Panificadoras : visitar no início da tarde;

– Mercearias e supermercados: evitar horários movimentados como o início da manhã, o almoço e o fim da tarde;

– Bares: evitar o happy hour;

– Qualquer outra loja: evite a primeira hora do dia e a última também;

3. Organize a ordem do roteiro de visitas para o time de campo

Além de definir os melhores locais e horários, o roteiro de trade marketing deve conter um planejamento adequado das visitas, garantindo uma sequência adequada de eventos ao longo do dia.

Você pode considerar que o roteiro de visitas comece com clientes que gerem mais retorno financeiro, e terminar com os que precisam de menos esforços. Por exemplo.

Além disso, busque sempre o menor e mais rápido caminho. Apesar de nem sempre esse caminho ser exatamente uma linha reta, esse planejamento prévio evita que a equipe perca tempo com deslocamentos desnecessários.

4. Considere as características do deslocamento

É preciso também considerar as características próprias do deslocamento. Essas questões afetam a performance do time de vendas, mas podem passar despercebidas. Uma área com muito tráfego, por exemplo, exige um gasto de tempo maior, e, por isso, é importante lembrar de sair mais cedo nestes casos.

Indo além, vale a pena considerar essas qualidades para aproveitar o melhor fluxo. Se o trânsito está parado em uma direção em determinado horário, o mais inteligente é aproveitar para visitar os clientes do lado oposto.

Criar um bom roteiro de visitas para promotores é essencial para garantir uma rotina eficiente da estratégia de trade marketing.

Mas além de criar essa rotina e segui-la, é muito importante também revisitá-la sempre que necessário, já que cada vez mais surgem novos canais de venda e formas de interagir com os clientes e, por isso, não devemos nos fixar a uma tática única “de olhos fechados”.

5. Envolva os promotores na roteirização

 Algo nem sempre muito considerando nas empresas é envolver o próprio promotor na roteirização das atividades de trade marketing.

Fazer com que a equipe participe e opine sobre a elaboração do roteiro faz com que todos fiquem mais comprometidos com a aplicação do plano e envolvam-se mais em garantir a eficiência do trabalho.

Além disso, muitas vezes os próprios promotores conhecem boas rotas para serem contempladas, à medida em que ganham experiência com os clientes. Por isso, esse é um aspecto importante e valioso a ser considerado.

Extra: Garanta que o planejamento está funcionando

Para ter certeza de que o seu time está tendo os melhores resultados com o seu roteiro de visitas, é necessário monitorar a aplicação do roteiro.

Isso porque não adianta muito organizar as visitas, horários e rotas e tudo mais se os resultados não estão sendo os melhores, ou ainda, se nem estão sendo monitorados.

O monitoramento do roteiro é tão importante quanto o planejamento em si. Portanto, não despreze esta etapa.

Um bom roteiro de trade marketing garante não só a eficiência nas visitas dos promotores, como também gera inúmeros benefícios diretos e indiretos à empresa, desde economia de gasolina a economia de gastos com horas extras, por exemplo.

Como a REsight pode ajudar?

A Resight possui um roteirizador comercial que, com o uso de inteligência artificial, já faz tudo o que você viu durante esse artigo de forma automática. Como a separação dos PDVs por região, carteiras para o time de campo e traça as melhores rotas.

Aproveite para conhecer o case da Agência Compart que diminuiu de 4 horas para 20 minutos o tempo que demoravam para roteirizar as visitas de campo e explore mais conteúdos no nosso blog de trade marketing para continuar se aprimorando na área.

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