Você com certeza já se deparou com o termo “roteirizar”. Mas talvez não saiba exatamente sobre o que se trata, especialmente dentro do conceito de trade marketing ou força de vendas. Até porque roteirizar um filme é bem diferente de roteirizar os pontos de venda (PDVs) de um negócio.

Porém, hoje vamos tirar esta dúvida e explicar o que significa esta expressão, sua aplicação prática e alguns segredos que podem te ajudar a fazê-la funcionar no seu negócio. Confira.

O que é roteirizar?

Podemos entender que roteirizar é programar a forma como algo deve ser feito. Se pensarmos em roteiro de um filme, entendemos que é a história que deve ser contada com aquela obra. Se pensarmos em viagem, é a programação dos passeios e atividades que serão feitas no lugar de destino.

Em ambos os casos, a ideia é demonstrar o caminho que deve ser percorrido naquela jornada, seja de trabalho ou de lazer.

Logo, roteirizar é definir um caminho. Segundo definição do dicionário de Oxford, “roteiro é um itinerário ou descrição minuciosa de viagem.

Mas então por que roteirizar é algo tão importante para as indústrias e agências de trade marketing? Porque esta é a chave para atender todos os pontos de venda da melhor forma possível, dentro de condições pré-existentes.

No caso dos PDVs, roteirizar é traçar o caminho mais eficiente entre as lojas que precisam ser atendidas, dentro da realidade dos integrantes da equipe de campo.

Por que roteirizar?

A máxima de que o caminho mais curto entre dois pontos é uma reta pode até ser uma verdade, mas nem sempre se aplica a caminhos reais. Nas cidades, há diferentes formas de chegar a um lugar, seguindo as ruas, avenidas e travessas disponíveis para isso.

Por isso, é preciso de fato calcular o melhor caminho de um ponto a outro. Acrescente a esta conta o fato de que outros locais precisam ser visitados no mesmo dia e que o caminho entre todos eles também precisa ser o menor possível.

Escolhendo menores distâncias, o tempo de deslocamento do representante de venda será menor, assim como seu gasto com combustível e transporte público (alguns trajetos podem até mesmo ser feitos a pé).

Se o tempo de deslocamento cai, se torna possível atender outros PDVs sem extrapolar o limite de horas a serem trabalhadas por dia.

Desta forma, as atividades da equipe de campo são otimizadas sem a necessidade de contratação de horas extras, por exemplo.

Qual o segredo da roteirização?

Você deve estar pensando que fazer a roteirização de poucas pessoas e estabelecimentos é possível, mas como fazer isso para uma empresa que atende centenas ou milhares de PDVs e que conta com uma equipe de campo robusta é a grande questão.

Seu raciocínio não está errado. Diversas empresas ainda deslocam boa parte da sua equipe estratégica para esta tarefa, que pode levar horas, semanas ou meses para ficar pronto. E demandará ajustes a cada novo cliente que entrar ou desistência que ocorrer.

Um trabalho homérico, ainda que “necessário”.

Mas hoje a tecnologia já traz opções mais interessantes e eficientes, possibilitando que este trabalho seja feito em minutos em vez de dias.

A REsight oferece um roteirizador que elabora rapidamente as rotas que a sua empresa precisa com uma grande vantagem: não é preciso inserir manualmente todos os dados coletados. A solução aceita as planilhas de Excel e ainda pode ser integrado ao ERP já utilizado pelo negócio.

O roteirizador também define automaticamente das carteiras de cada representante comercial ou promotor e atualiza automaticamente as rotas quando um PDV novo entrar no sistema ou um antigo for inativado.

Porém, para que este cálculo seja exatamente o que você espera, é preciso definir parâmetros importantes para a empresa.

Faça perguntas certas para obter respostas certas

Uma roteirização só é realmente boa se ela atender a todas as necessidades do negócio. Por isso, ao utilizar o sistema para roteirizar seus PDVs, é preciso responder a perguntas estratégicas, como:

  • Estou disposto a pagar horas extras?
  • Quanto minha equipe pode andar a pé por dia?
  • Qual é a distância máxima que um PDV pode ter do outro?
  • Devo considerar apenas veículo próprio ou transporte público também?
  • Qual é o tempo médio de atendimento que os integrantes da minha equipe demandam para atender os seus PDVs?

As respostas a estas perguntas devem ser bem pensadas dentro da realidade de um negócio. Afinal, se a distância média entre os PDVs é de um quilômetro, não faz sentido colocar como distância máxima permitida apenas 500 metros, não é?

Na solução da REsight há um campo específico para a inserção destas respostas antes de a roteirização em si ser feita. Desta forma, o resultado vai ser mais eficiente e preciso, dentro das suas necessidades.

Após a conclusão da roteirização, cada representante receberá em seu aplicativo os caminhos e as visitas planejadas para o período, que pode ser semanal ou mensal.

Planejado x executado

Outra grande vantagem da ferramenta é a possibilidade de comparar o que foi planejado com o que foi colocado em prática. É preciso monitorar para saber se o resultado da mudança foi realmente eficaz.

Ela permite que o gestor acompanhe as ações desempenhadas pela sua equipe, a fim de verificar se a roteirização está funcionando. Caso algum não esteja cumprindo a rota determinada, vale conversar para entender o caso.

Há regiões em que determinados percursos são de difícil acesso, por exemplo. Ao saber disso, é possível ajustar estas rotas específicas para garantir a segurança da equipe e o cumprimento do plano traçado ao mesmo tempo.

Por todos estes motivos, vale muito a pena investir em um bom roteirizador, que não seja apenas um serviço engessado e limitado.

Mas sim uma ferramenta flexível, adaptável à sua realidade e necessidades. Porque só assim a roteirização alcançará todo o seu potencial.

Se interessou? Converse conosco e tire todas as suas dúvidas sobre o roteirizador e também sobre as demais soluções de trade marketing oferecidas pela REsight!

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