Quando se trata de manter um bom relacionamento com o ponto de venda, as visitas de campo são uma parte essencial do ofício do promotor ou representante. E por isso o roteirizador comercial é um grande auxílio no que diz respeito à administração das idas ao PDV, pois garante que essa atividade de traçar rotas ou definição de carteiras seja feita de forma automática, reduzindo custos, aumentando a cobertura, garantindo as melhores carteiras, com mais eficiência e em menos tempo.

Veja bem: se fazer a otimização de rotas com uma equipe pequena pode até ser algo relativamente fácil, não pense que esta simplicidade se mantém na elaboração e otimização de roteiros de times maiores.

Então, se a sua equipe está em ritmo de crescimento, é preciso ter em mente que, caso continue a fazer o processo manualmente, essa atividade será ainda mais demorada e difícil de “desenrolar”. Afinal, são mais varejistas para visitar, muitas áreas para cobrir, uma meta gigante para alcançar. Neste artigo, você entenderá como o roteirizador funciona, benefícios para gestão de equipes e como implantar.

O que é um roteirizador?

O roterizador é uma solução que, baseada em inteligência artificial, elabora o planejamento e traça as melhores rotas e carteiras a serem feitas pelos representantes ou promotores externos. As principais vantagens de um sistema de roteirização são: redução de tempo e custos relacionados ao transporte e, claro, maior satisfação do cliente, que será atendido de forma mais rápida.

Roteirizador automático de visitas e carteiras
Roteirizador comercial da REsight com visão detalhada por dia

Para ilustrar essa situação, pense no seguinte cenário: você tem uma equipe com colaboradores espalhados por todo o País e administrar as rotas é uma de muitas tarefas que tem para fazer no dia. Então imagine que você precisaria fazer todas as definições e planos manualmente, como:

  • Quais visitas devem ser feitas e como você irá priorizá-las?
  • Quais são as melhores rotas para cada uma delas?
  • Será por transporte público ou veículo próprio?

Pensar e traçar estratégias de otimização de rotas considerando esses pontos (assim como outros que podem ser pertinentes) é demorado e trabalhoso, podendo levar horas. Imagine, então o quanto de tempo uma plataforma de roteirização poderia ajudar a economizar. Isso sem contar com a diminuição de erros que ele promove, pois a tecnologia garante mais precisão na mensuração de distância e tempo.

Como um roteirizador pode ajudar na gestão de equipes externas

A tecnologia proporciona muitas facilidades para a rotina dos negócios e não utilizá-las, hoje em dia, é sinônimo de desvantagem em relação aos concorrentes. Neste caso, ter à disposição uma ferramenta que define os melhores roteiros e carteiras de forma automática traz não só a vantagem competitiva, mas muitas outras que ajudam no dia a dia da gestão das equipes de campo. Por isso, o roteirizador comercial tem se tornado um grande parceiro na sua gestão. Veja, então, alguns benefícios que este tipo de software garante.

mapear rotas e otimizar

Se antes mesmo com diversos cálculos e rechecagens você ainda ficava com aquela sensação de incerteza, isso não será mais um problema com o roteirizador de rotas. O sistema avaliará automaticamente as melhores rotas para os membros de seus colaboradores que forem para campo, o que permite que não só a eficiência de sua equipe melhore, mas, também, a sua própria. Isso porque, desempenhando esta tarefa mais rapidamente, você terá mais tempo para se dedicar a outras atividades estratégicas. Além disso, os custos com combustível/transporte tendem a diminuir, consequentemente.

Traçar rotas automática de carteiras

Com base na frequência de atendimento, tempo médio de cada visita e jornada de trabalho, o sistema consegue ter uma visão geral da rotina do representante ou promotor e, assim, fazer uma distribuição justa e igualitária de PDVs entre a equipe, de forma que não sobre ou falte trabalho para ninguém.

Roteirizador por período

O sistema de inteligência artificial consegue também, analisar historicamente o relacionamento com cada PDV. Por meio dessa tecnologia é possível definir com mais assertividade a necessidade de cada cliente, intensificando ou diminuindo a frequência de visitas.

Controle de jornada

Uma vez que você conta com um sistema que monitora os roteiros estabelecidos para os seus colaboradores, é possível visualizar de forma mais clara a jornada de sua equipe. Por meio do roteirizador você saberá, portanto, o local onde cada um deles está, quais são os próximos clientes que serão atendidos e o tempo de deslocamento até chegar ao destino, comparando o planejamento de visitas com a execução real.

A solução captura as coordenadas da equipe de campo, indicando o mapa de calor e o cálculo automático da duração da visita (calculado pelo tempo presente no perímetro da loja), independente do check-in e check-out manualmente executado (que também é capturado).

Distribuição das tarefas

Quando toda a sua equipe já está em campo e surge alguma demanda mais urgente, você pode definir quem irá atendê-las que o sistema irá reorganizar as ordens de serviço na agenda de atendimento automaticamente. Com o roteirizador é muito mais simples e rápido verificar qual colaborador está em condições de chegar no varejista de forma mais rápida e sem se desviar da rota para os próximos atendimentos.

Monitoramento de atividades

Se é você quem controla as rotas de sua equipe, também poderá, por meio do roteirizador, acompanhar a produtividade de cada um, no deslocamento e no atendimento das demandas.

Roteirizando para aumentar a produtividade

O resultado de toda essa automação e controle – não só das rotas, como das tarefas de cada colaborador – se traduz em aumento da produtividade das equipes externas e da própria rotina de quem elabora e designa as rotas. Adotando o sistema de roteirização o foco dos processos no atendimento do cliente será maior, consequentemente, o que aumenta a satisfação e a fidelização.

Avaliação do ROI de cada PDV

Reunindo dados integrados do sistema de ERP na solução de monitoramento e execução de varejo da REsight, o gestor consegue ter em mãos o ROI (Return of Investment) de cada PDV que deverá ser visitado por um promotor ou representante e, portanto, consegue saber qual deles deve ser priorizado nas visitas.

Com os dados integrados e inteligentes, o gestor consegue analisar a fundo os custos operacionais, fazendo cortes ou melhorando o investimento em determinadas rotas de acordo com as estratégias, avaliando:

  1. qual é o valor hora de um promotor;
  2. quanto precisa investir em cada visita aos PDVs e
  3. qual o retorno desse investimento em vendas.

Além disso, os gestores também podem avaliar quais são os principais clientes com foco nas lojas que geram mais visibilidade para a marca.

Por que as planilhas não são mais eficientes?

É claro que fazer este tipo de tarefa de forma manual pode funcionar em alguns casos, principalmente quando se trata de uma empresa de menor porte ou de uma equipe pequena. Entretanto, caso a empresa seja grande ou esteja em processo de crescimento acelerado, assim como suas equipes, as planilhas ou qualquer outro método mais rudimentar acabam sendo contraproducentes.

Falta de controle

Geralmente o time de campo desempenha diversas atividades em um único dia e controlá-las apenas por planilhas é muito difícil (para não dizer impossível) – até mesmo por conta dos deslocamentos. Adicionalmente, em caso de imprevisto, a tomada de decisão acaba sendo muito mais vagarosa.

Perda de informações

Já pensou se você não salva algumas informações ou, sem querer, apaga a “santa” planilha? Recuperar esses dados leva muito tempo e prejudica não só a gestão, mas também a equipe de campo.

Falha na criação de rotas

Por mais que, além da planilha, tenhamos disponíveis tecnologias (como o Google Maps, por exemplo), que permite um cálculo fiel de distância e tempo, considerando trânsito e outros fatores, fazer certos cruzamentos não é algo rápido ou simples, mesmo com o aporte deste tipo de tecnologia.

No caso de algum imprevisto, o Google Maps, a planilha ou qualquer outra ferramenta que não seja destinada a esta função não consegue avaliar automaticamente qual colaborador está mais apto a atender este chamado, por exemplo.

Então, que tal reduzir custos e aumentar a cobertura e produtividade otimizando suas rotas hoje mesmo? Acesse a nossa página sobre a roteirização comercial da REsight e veja como podemos te ajudar.

Você também pode gostar

Fale Conosco

Siga-nos

A Resight é a solução mais completa de execução e monitoramento de varejo do mercado.

Pertence ao grupo Experity, uma empresa criada para inspirar relações duradouras por meio da tecnologia.

Fale Conosco

Telefone
(11) 3787.0400
segunda a sexta, das 9h às 18h
(exceto feriados nacionais)

Endereço
Av. Doutor Chucri Zaidan 1550 – cj. 2503
CEP: 04711-130 – São Paulo – SP

Copyright © 2021 – Todos os direitos reservados