A roteirização de promotores representa um grande desafio na vida de quem trabalha com trade marketing. Especialmente quando os pontos de vendas a serem atendidos são vastos e espalhados por diferentes locais.

Isso sem considerar o horário de funcionando, jornada de trabalho ou meio de transporte. Com tudo isso em mente, é preciso traçar um plano de ação para que o melhor atendimento possível seja feito.

Confira nesse artigo a importância da roteirização de promotores e como a tecnologia pode otimizar essa atividade.

O que é roteirização de promotores?

Roteirização para os promotores é o processo de definir quais PDVs serão atendidos por cada membro da equipe de campo, traçando os caminhos que deverão ser percorridos, carteiras e clusters.

Por meio deste processo, os atendimentos são divididos de acordo com as horas de trabalho de cada um por dia, sendo possível prever horas extras ou não, a depender da vontade da empresa.

A roteirização de promotores boa parte das vezes está diretamente ligada à carteirização dos clientes. Ou seja, ela depende inteiramente da divisão prévia dos pontos de vendas atendidos e do vínculo do responsável para a realização de visitas.

Para que o trabalho dê certo, é interessante que a indústria determine alguns parâmetros para sua equipe, como distância máxima a ser percorrida entre cada PDV e tempo máximo de trabalho diário, por exemplo.

Vantagens da roteirização de promotores

Com uma roteirização bem feita, a empresa consegue visualizar de forma mais clara quantos PDVs cada promotor consegue atender sem perda da qualidade do trabalho. Bem como acompanhar quem é responsável por cada área e seus resultados.

Uma boa roteirização mostra ainda o quanto será gasto com o deslocamento de cada profissional seja por transporte público ou privado, e considera isso na hora de elaborar seu plano de ação.

Afinal, a redução de custos sem perda de eficiência é uma das principais vantagens da roteirização. O que é interessante para qualquer gestor, afinal implica em melhoria dos resultados.

Logo, há ganho de tempo, de recursos e uma melhor percepção das atividades da equipe de campo, o que representa um ganho significativo para a gestão de trade marketing.

Por que usar a tecnologia para a roteirização de promotores

A roteirização manual além de ser uma atividade que dispõe de muitas horas para serem realizadas, acaba demandando o remanejamento de profissionais que poderiam estar desempenhando outras atividades em vez de estarem focados na execução desta tarefa.

E, mesmo com tanto trabalho, este processo pode ter falhas e até ter que ser refeito com a entrada ou saída de PDVs da lista de atendimentos necessários.

Não há motivo para passar por esta dificuldade se existem ferramentas próprias para a execução deste trabalho. Com o roteirizador comercial da Resight algo de demandaria muito tempo passa a levar apenas alguns minutos para ficar pronto.

Pois com um sistema baseado em inteligência artificial, as rotas, carteiras e divisão de PDVs são calculadas pelo sistema de forma automática. O que garante o melhor uso dos recursos disponíveis.

Com isso, a equipe de trade marketing que antes ficava responsável pelo trabalho da roteirização pode ser utilizada em outras ações estratégicas, que demandem a sua expertise.

Diferenciais da REsight

Com o nosso roteirizador, a empresa consegue fazer as mudanças necessárias (como inserção e inativação de pontos de venda) sem a necessidade de pagar um valor a mais. Tudo está incluso no seu pacote. Além disso:

  • Defina requisitos antes de gerar suas rotas, como distância máxima, horário de atendimento, dias de semana e muito mais.
  • Otimize rotas já geradas e atenda ainda mais PDVs ou identifique se é preciso contratar novas pessoas.
  • Autorize horas extras ou não, antes de criar rotas.
  • Teste tudo antes! Faça simulações e identifique pontos que precisam ser ajustados (se houverem). Tudo antes de disponibilizar carteiras e rotas para os representantes.
  • Após a aprovação, cada um dos promotores receberá em seu aplicativo de trade marketing no smartphone ou tablet as visitas planejadas para o período (semana ou mês).

Se interessou pela ideia? Conheça esta e outras soluções da REsight voltadas ao seu negócio, especificamente na área de trade marketing e veja seus resultados se multiplicarem!

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