O reconhecimento de produto por imagem na gôndola é uma tecnologia cada vez mais indispensável para os profissionais de trade marketing. O simples ato de fotografar uma prateleira com o smartphone vem revolucionando a forma de relacionamento entre a indústria e o varejo, oferecendo muito mais confiabilidade de dados e agilidade em campo.

O que era feito de forma lenta e manual pode, hoje, ser executado com apenas alguns cliques. Quer saber como? Então leia este artigo até o final e saiba mais sobre esta tecnologia.

Reconhecimento de produtos por imagem

Já se foi o tempo em que víamos promotores com pranchetas nas mãos analisando prateleiras e gôndolas, anotando todas as informações com uma caneta. E não era só isso: depois de coletar as informações, o promotor ainda tinha que compilar todos os dados levantados e, ainda, transformá-los em relatório (muitas vezes, tudo em um único dia). Com o passar do tempo, as empresas foram notando que este processo era prejudicial, pois, além de ser vagaroso, corria-se o risco de haver falhas nesses resultados.

Agora, pensando no lado humano da situação, é possível entender o “drama” do promotor. Imagine você, retornando de uma exaustiva visita ao cliente, pensando que ainda terá que organizar esses dados manualmente, um por um, e passá-los para uma planilha do Excel. E, veja bem: essa seria uma situação tranquila e sem imprevistos, pois caso algum dado não tenha sido preenchido ou foi perdido, você muito provavelmente teria que voltar lá em outro dia. Desanima só de pensar, não?

É claro que não podemos nos esquecer dos profissionais que já utilizam smartphones ou tablets para fazer suas anotações de forma mais rápida. Porém, ainda assim, o processo não é tão eficiente, pois muitos dos aplicativos ainda dependem de conexão de Internet.

Por isso a solução de reconhecimento de imagem – ou image recognition – poder ser o que faltava para seu promotor ganhar produtividade e reduzir a imprecisão e/ou falhas na coleta de campo. Além disso, a tecnologia promove um grande diferencial competitivo, já que os dados serão obtidos em tempo real. Assim, no final da visita, é possível já ter todas as informações necessárias em mãos para analisá-las e, a partir delas, traçar planos estratégicos.

Como diz o ditado “tempo é dinheiro”, então se o seu promotor gasta menos horas fazendo anotações, contas e relatórios manualmente, mais tempo ele terá para desempenhar outras atividades, como visitar mais pontos em um dia ou, até mesmo, captar mais clientes.

O recurso de reconhecimento de imagem captura, de forma automática, diversas informações de trade no PDV de forma eficiente, ágil e precisa. Entre as funcionalidades, estão:

O que é possível identificar com reconhecimento de imagem no trade?

Quais os benefícios do reconhecimento de imagem no trade?

Visibilidade de ruptura

Que a ruptura é considerada uma das grandes inimigas do trade não podemos negar. Afinal, a possibilidade de não estar presente no momento em que o cliente nos procura é praticamente um aval para que um concorrente ganhe espaço. Aí, na compra seguinte, você pode estar em desvantagem.

👉 Ruptura: quanto está prejudicando seus negócios?

Porém, com a tecnologia de reconhecimento de imagem, a identificação de ruptura nas gôndolas de PDV é automática. Por meio deste sistema, todo o processo é feito rapidamente, sobrando mais tempo para o promotor se dedicar às tarefas analíticas e estratégicas, como na elaboração de exposição de mix de produtos que serão mais eficazes – focando, assim, em categorias de alto giro, eliminando ou diminuindo a quantidade de itens que não têm saída e muito mais.

Share de gôndola

Uma demanda comum aos promotores é checar o share de uma marca ou produto para, posteriormente, analisar sua participação no ponto de venda. Quando manual, esta tarefa pode levar horas, o que torna a rotina do profissional muito mais desgastante e tediosa. Agora, se esse promotor tiver o suporte do reconhecimento de imagem, essa tarefa não levará mais do que alguns segundos. Muito mais simples, não?

Além desta, podemos listar outros três problemas bastante comuns para a equipe de trade que não possui as ferramentas ideias para o ofício:

  • Muito tempo para apurar informações: cada cliente é único e, dependendo do tipo de indústria e o nível de detalhes de informações exigidos no PDV, o processo manual pode atrapalhar a produtividade do promotor – que não só levantará os dados, mas, também, irá aplicá-los em métricas e relatórios.
  • Imprecisão: processos manuais e repetitivos estão mais sujeitos a erros, especialmente quando há uma alta carga de trabalho para ser feito em pouco tempo.
  • Demora para atuação corretiva no ponto de venda: a competitividade atual faz com que o tempo – entre identificar a situação e obter uma resposta – seja crucial para ganho ou perda de espaço entre a concorrência.

Alinhamento com o planograma

Elaborar um planograma possibilita atingir uma taxa de conversão mais alta, por exemplo, pois é algo que envolve muito estudo, negociação e estratégia. E, com o reconhecimento de imagem, toda informação capturada é transformada em pontuação que vai de 0 até 100%. Desse modo é possível quantificar a efetividade da exposição da marca em um PDV e apresentar esses resultados em um dashboard, o que facilita a tomada de decisão.

Aplicativo de Trade Marketing REsight - Análise automática de exposição, presença e ruptura.
Aplicativo de Trade Marketing REsight – Análise automática de exposição, presença e ruptura.

Análise de concorrência

Sabe aquele ditado “mantenha seus amigos por perto e os inimigos mais ainda”? É claro que, no mercado, outras empresas não são inimigas, mas concorrentes. Contudo, a máxima “estar por perto” pode ser aproveitada aqui, já que um bom estrategista precisa saber como andam os outros players.

Neste contexto, o reconhecimento de produtos por imagem pode ser bastante útil também, já que você pode coletar diversas informações dos seus principais competidores, como a presença na prateleira, ruptura, ações promocionais etc. Feito isso, basta, apenas, armazená-los em um banco de dados e acessá-los sempre que precisar.

Como funciona o reconhecimento de imagem no trade

A aplicação de inteligência artificial em imagens de gôndolas reduz o tempo de execução do promotor de trade em uma visita e pode ser realizada em apenas três passos simples:

  1. Com o aplicativo da REsight, o promotor usa o celular ou tablet para tirar uma ou mais fotos de cada categoria em seu ponto natural.
  2. A inteligência artificial transforma, em tempo real, as fotos em dados de participação, ruptura, concorrência e alinhamento ao planograma.
  3. A informação retorna ao promotor, em até 10 segundos, com dados precisos para que ele e seus gestores tomem as melhores decisões.

Para entender melhor sobre a tecnologia de reconhecimento de imagem e seus benefícios, confira o vídeo abaixo:

Mercado em crescimento de reconhecimento de imagem

Segundo um estudo realizado pela consultoria Market and Markets, o mercado de reconhecimento de imagem deve alcançar um valor de US$ 3,7 bilhões até 2025. Isso significa que o reconhecimento de imagem no PDV passará a ser algo muito mais incentivado na área de trade marketing, pois suas vantagens estão sendo crescentemente notadas.

Se os promotores estão apresentando um melhor desempenho nos PDVs, certamente é porque estão cada vez mais utilizando ferramentas (como o de reconhecimento de imagem) que facilitam a rotina – e, consequentemente, direcionando para as atividades mais analíticas. Então, convenhamos: já está mais do que na hora de trazer os benefícios do reconhecimento de imagem, como o desenvolvido pela REsight, ao seu negócio, né?

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