Quer mudar sua carreira ou crescer como um promotor de trade marketing? Seja qual for o motivo, o primeiro passo é entender quais são as formações desse tipo de profissional, suas atribuições e responsabilidades e as melhores tecnologias para ajudar neste trabalho.

O que faz um promotor de trade marketing?

Neste artigo vamos falar dos promotores de trade marketing que realizam visitas em campo, no qual é responsável por demonstrar as características de um produto a um público ou cliente.

Responsabilidades de um promotor de trade marketing

Um promotor de trade marketing deve conectar produtos e consumidores nos pontos de venda, criando o interesse do público em geral por meio de organizações das gondolas, demonstrações, distribuição de amostras ou através de apresentações.

Por isso, o profissional deve criar uma presença de marca positiva e apresentar estratégias de marketing inovadoras para gerar curiosidade e interesse pelos produtos.

Aqui no blog da REsight você pode conferir muito mais conteúdos sobre o trabalho do promotor de trade marketing. Não deixe de conferir!

Os promotores de trade marketing atuam principalmente nos pontos de venda, mas também podem trabalhar para basicamente qualquer tipo de empresa que precisem promover uma linha específica de produtos ou serviços.

De forma geral, estas são algumas das principais atribuições de um promotor de trade marketing:

  • Fornecer todas as informações necessárias sobre produtos ou serviços;
  • Ajudar os consumidores a encontrar produtos que correspondam às suas necessidades;
  • Construir relacionamento com os consumidores para futuras compras;
  • Buscar sempre conhecimento sobre os produtos e suas inovações;
  • Garantir uma boa exposição dos produtos na gondola;
  • Acompanhar presença, ruptura, participação, aplicação do planograma e performance da concorrência;
  • Conquistar pontos extras e inovar nos materiais de MPDV.

Habilidades importantes para um promotor de trade marketing

Para se destacar nesta função, os promotores devem ter as seguintes habilidades e capacidades:

Fortes habilidades de comunicação

Esta função geralmente requer que os candidatos se dirijam ao público por horas prolongadas durante a propaganda, demonstrações, apresentações e, possivelmente, a venda de produtos e serviços aos consumidores.


Habilidades interpessoais

A função requer a habilidade de lidar com as pessoas, incluindo paciência com os clientes e habilidades de persuasão, por exemplo.


Habilidades de apresentação

Boas habilidades de apresentação estabelecem uma conexão entre o público e a marca durante as demonstrações do produto ou serviço.


Habilidades de atendimento ao cliente

É necessário ser orientado ao cliente: Responder às perguntas dos consumidores, intermediar transações e causar uma boa impressão em nome da empresa.


Habilidades de vendas e marketing

Os promotores devem construir a confiança dos clientes, ter conhecimento do produto, anunciar com eficácia e promover produtos usando argumentos de venda criativos e convincentes.

Formação e salário de um promotor de trade marketing

Normalmente, os promotores de trade marketing possuem uma formação voltada para a área de marketing, mas é muito comum também que possuam experiência em competências como publicidade, relações públicas ou áreas relacionadas.

O profissional no cargo de promotor de Trade Marketing ganha em média R$1.254, mas pode vir a ganhar até R$2.123, segundo o site Vagas.com.br. No entanto, vale notar que essa é uma média que pode variar conforme a empresa.

Vagas de promotor de trade marketing

O trade marketing no Brasil vem ganhando cada vez mais relevância. Por isso, é importante estar de olho nas vagas dessa área. Em geral, os salários de um promotor são muito competitivos.

A REsight é parceira de empresa de trade marketing que oferecem boas oportunidades para você ficar de olho:

Como a REsight pode ajudar?

A REsight possui uma plataforma completa para te apoiar na execução e monitoramento das ações de trade marketing, com soluções específicas para trade.

Aproveite para conhecer mais sobre as nossas soluções de negócios e explore mais conteúdos no nosso blog de trade marketing para continuar se aprimorando na área.

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