Uma ação de merchandising bem planejada não acaba no momento em que os produtos estão sendo veiculados em diversos canais midiáticos ou pontos físicos é preciso de um programa de merchandising que faça a monitoração das suas ações em campo, seja ela a gestão de ativos, peças de merchandising, conquista de ponto extra ou um destaque de determinado produto por certa promoção.

Essas são algumas das responsabilidades que exigem atenção e cuidado. Mas todo trabalho bem executado é recompensado, por isso, trouxemos os benefícios de investir em um sistema de gestão de trade que vai te ajudar no momento de monitorar as suas ações de merchandising.

Benefícios de um programa de merchandising

Um dos desafios constantes de profissionais de trade marketing no varejo é monitorar em tempo real se as ações de merchandising estão posicionadas e performando da forma correta em todos os PDVs.

A localização pulverizada dos diferentes pontos de vendas e a quantidade de ofertas planejadas para as categorias são os principais fatores que impactam no controle das ações de merchandising. Isso torna a tarefa de monitoração ainda mais complexa.

Diante disso, é preciso ir além e buscar alternativas que otimizem o trabalho das equipes em campo, que ajudem no controle das ações de merchandising, e na exploração de novas possibilidades de vendas no canal. Neste caso, a tecnologia é grande aliada.

Hoje em dia existem plataformas tecnológicas disponíveis no mercado que ajudam a aumentar a produtividade do trabalho da equipe de trade. Elas atuam garantindo que a execução das campanhas de merchandising no ponto de venda esteja de acordo com seu planejamento.

Além disso, essas ferramentas garantem maior precisão e produtividade no registro de oportunidades. Assim, é possível acompanhar o resultado em tempo real no PDV bem como gerenciar os pedidos e negociações de contratos. Confira abaixo alguns benefícios de ter um software de merchandising.

1 – Aumento da produtividade da equipe no campo

Quando pensamos em produtividade logo, desejamos oferecer mais tempo para que a equipe se torne mais estratégica e menos operacional. Diante desse cenário, outra vantagem das soluções tecnológicas para a indústria é a possibilidade de organizar as carteiras e traçar as melhores rotas de visitas de maneira simples e rápida.

Isso pode ser feito por meio do controle de visitas da REsight, que garante precisão e produtividade aos gestores, já que usa da inteligência artificial para montar a melhor rota com menor custo.

2 – Registrar conquistas

Na era onde tudo pode ser metrificado, as atividades que são executadas em campo não poderiam ficar de fora.

Por meio do aplicativo de trade marketing da REsight o profissional conta com uma solução que permite incluir conquistas realizadas por tipo de ação dentro do ponto de venda, chamada de “MPDV”, em que é possível incluir fotos, quantidade e outros recursos muito úteis. E a partir do levantamento de dados e o uso de fotos em tempo real é possível ter a visibilidade e precisão de informações necessárias e que enriquecem as decisões estratégicas.

software de merchandising
Tela do aplicativo de trade marketing da REsight com a visão de cadastro das ações de merchandising

Além de possibilitar a criação de checklists de rotina que incluem cálculo de presença, pesquisas em PDV, registro de promoções, ruptura, participação, aplicação do planograma e performance da concorrência.

3 – Controle de ativos de merchandising

É importante entendermos “ativos”, dentro do universo de trade marketing, é toda ação de marketing que é negociada entre o promotor e o varejista, no propósito de conquistar espaço de divulgação do material de apoio visando alavancar ainda mais as vendas por meio de promoções.

Esses ativos podem ser no formato stopper, bandeja, wobbler, faixa de gôndola e muito mais.

4 – Organizar solicitação de reparo e instalação

Da mesma forma que o ativo de merchandising é negociado e conquistado, os reparos e solicitação de instalação precisam andar em conjunto. Afinal de nada adianta ganhar um espaço se o pós-conquista não estiver alinhado.

Imagine chegar à gôndola e os materiais estarem danificados ou ainda não estiverem instalados. Com o apoio de um programa de merchandising é possível criar alertas das atividades que precisam ser realizadas.

5 – Monitoramento em tempo real

Nesse aspecto os aplicativos que coletam e compartilham dados em tempo real das ações no PDV ajudam muito. Como o trabalho é realizado online há a possibilidade de receber dados em tempo real mesmo bem longe do ponto de venda.

Essa ferramenta possibilita a monitoração de atividades de trade realizadas através de gráficos baseados em dados concretos e atualizados constantemente.

Nada dispensa um acompanhamento pessoal, mas aqui não é preciso pensar em substituição, mas em ferramentas que complementam o trabalho humano através da tecnologia.

6 – Gestão de contrato e acordos comerciais

Outro desafio do profissional da indústria no qual um programa de merchandising pode ajudar é o de gerenciar os acordos de reciprocidade comercial e promocional que exigem total garantia de retorno.

No entanto, na prática, esse processo pode causar uma série de burocracias internas e ocasionar a demora no tempo de tomada de decisão, colocando em risco a efetividade das ações planejadas e aplicadas no PDV.

Porém, se você utilizar uma plataforma própria para isso fica mais fácil fazer a administração e gestão das operações de trade marketing no varejo.

Trata-se de uma plataforma totalmente web, que permite o cadastro de acordos promocionais permitindo a construção de histórico das ações, o que facilita o controle do ROI (return on investment).

A tecnologia e o programa de merchandising

Não há dúvidas de que a tecnologia adequada auxilia muito bem em diversas atividades diariamente. A evolução dos smartphones aliada à dedicação dos desenvolvedores de aplicativos, hoje é possível solicitar muitos serviços sem sair de casa.

Contendo uma plataforma completa, flexível e intuitiva, a REsight oferece tudo o que sua equipe de promotores precisa no momento de executar o monitoramento no ponto de venda. Veja um pouco do que essa incrível plataforma oferece:

  • Total visibilidade do campo: tendo informações atualizadas em tempo real de cada PDV é possível monitorar não só a campanha de merchandising do negócio, mas também o desempenho da sua equipe de trade marketing.

Desse modo é possível oferecer sempre os locais mais estratégicos para por em prática suas ações baseadas em pontuações e performance do varejista.

  • Reconhecimento de imagem: catalogar produtos pode ser mais ágil. Usando essa ferramenta que utiliza a inteligência artificial, imagens viram dados importantes do PDV.
  • Roteirizador comercial: que tal definir o melhor caminho dos promotores da sua empresa? Garantindo as melhores carteiras e rotas, atingindo maior cobertura de todos os PDVs.
  • Dashboard de gestão: coletando dados que são atualizados em tempo real, ir a reunião exigirá menos papéis e garantirá mais agilidade na sua rotina de trabalho e precisão na tomada de decisões.

Que tal agregar valor nas estratégias de merchandising no ponto de venda e garantir que o planejamento esteja sendo executado da maneira certa? A REsight pode ajudar você oferecendo a plataforma de trade marketing mais completa do mercado!

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