O Portal B2B é um modelo de negócio que está transformando a forma com que as indústrias se relacionam com o varejo, com disponibilidade 24h por dia é capaz de aumentar vendas e agilizar processos.

Por isso, neste artigo vamos apresentar os principais benefícios de uma plataforma B2B, o que é, sua importância e porque investir.

O que é o B2B

Antes de falarmos sobre o Portal B2B, vamos explicar um pouco sobre o conceito. Provavelmente você já deve ter ouvido ou lido sobre esse termo. B2B é um modelo que implica na negociação entre duas empresas, por isso, a sigla é uma abreviação da expressão em inglês “Business to business” ou na tradução livre “Empresa para empresa”.

O que é o Portal B2B

O Portal B2B é uma plataforma que funciona como se fosse um e-commerce. É um canal criado exclusivamente para transações comerciais entre empesas, neste exemplo pela indústria com o varejista. Podendo utilizá-lo como mais uma forma de contato para venda de seus produtos ou serviços.

Modelo Portal B2b para força de vendas
Modelo do portal B2b da REsight

Qual a importância do Portal B2B para o varejo

O formato de negócios B2B movimenta bilhões em todo o mundo. Segundo dados da Forrester Research, empresa norte-americana de pesquisa de mercado, o rendimento é alto.

Estima-se que as empresas americanas venderam para outras empresas em um sistema de B2B algo em torno de $ 889 bilhões, em 2017. E isso somente através de portais de E-Commerce B2B.

Em função disso, calcula-se que este número alcance a casa de $1.18 trilhão até 2021, representando mais de 13% da venda B2B global do país.

Os principais modelos de venda B2B são venda para:

  • Consumo;
  • Revenda;
  • Franquias
  • MRO;
  • Indústrias.

E é desse último que vamos tratar a seguir.

Quais problemas um Portal B2B resolve

Veja a seguir vários problemas que praticamente todo tipo de indústria, distribuidores ou varejistas enfrentam todos os dias.

Atendimento

A equipe de campo não consegue atender e visitar a todos os clientes com a mesma atenção, qualidade e eficiência.

Limitação geográfica

Poucas empresas no Brasil realmente alcançar a todos os lugares. Num país de proporções continentais, atingir geograficamente 100% dos potenciais clientes é tarefa praticamente improvável.

Custo vs. benefício

Quanto menor o cliente ou seu volume de compras, pior fica a relação entre o custo de venda e atendimento. Normalmente as empresas focam apenas no perfil de cliente mais lucrativo (o que é perfeitamente normal).

Produtos novos e de alta margem

Vendedores e representantes comerciais focam no volume de vendas e no que vende fácil. Vender produtos novos que exigem demonstração, convencimento ou são complexo, mas que dão mais margem, são desafios de qualquer diretor comercial.

Alto custo de venda

Ampliar equipes comerciais que realizam visitas externas é algo cada vez mais caro. Sem contar no aumento de compliance, problemas jurídicos, treinamento, estruturas de gestão e suporte, etc.

Priorização e foco

Canais de distribuição e representantes comerciais quando trabalham com mix de produtos e fornecedores vão focar no que mais interessa para eles e não para o fornecedor.

Estes problemas aparecem na maioria das reuniões sobre digitalização de canais de venda, independente do porte da empresa ou do setor que atua.

Em cenários de alta competitividade, margens reduzidas e pressão por resultados, é preciso pensar em outras soluções de vendas para entregar mais resultados e gerar escalabilidade. Por isso, as indústrias buscam continuamente soluções alternativas para aprimorar a sua força de vendas.

Sendo que estar disponíveis nos principais contatos com o varejista é uma prioridade. Como também encontrar estratégias assertivas para aumentar a carteira de clientes e gerar mais resultados.

No Brasil 96% dos compradores B2B afirmam que farão uma compra em um modelo de autoatendimento digital de ponta a ponta – O 

Quem é o comprador B2B digital?

A venda B2B só está se digitalizando porque o comprador B2B também está. A primeira coisa que se fala sobre esse tipo de compra, é que por trás de todo PJ, tem sempre um PF comprando.

A Empresa não compra, quem compra é sempre uma pessoa. É o dono do pequeno negócio ou o funcionário da área de compras quem as faz. E em ambos os casos ele está trabalhando e está entendendo as vantagens que tem no mundo digital, sendo:

  • Iniciar sua jornada de compra;
  • Pesquisar produtos ou fornecedores;
  • Comparar preços;
  • Fazer toda a compra digitalmente.

Numa pesquisa da Forrester, 93% dos compradores de atacado disseram que, caso possível, prefeririam fazer suas compras B2B através do canal digital.

E o que motiva eles a comprarem digitalmente?

  • 72%: facilidade de comprar;
  • 52%: não querem esperar pelo representante de vendas;
  • 42%: facilidade para obter informações sobre estoque e entrega.

Perfil do comprador B2b

Esses clientes querem algo que torne seu trabalho mais eficiente. De fato, eles procuram uma experiência de compra B2B no mesmo nível que têm quando fazem suas compras como pessoa física.

Venda no portal B2b: o que você deve se atentar?

Dois dos principais fatores que você precisa se atentar antes de implementar o seu Portal B2B, são:

  • A escolha de uma solução especializada em seu negócio que viabiliza o projeto;
  • A definição da plataforma B2B ideal.

A solução b2b da REsight por exemplo, conta com ferramentas exclusivas para o formato Business to Business. Dentre as principais funcionalidades, destacam-se:

  • Customização de um portal com a sua identidade visual;
  • Possibilidade de fazer a liberação do acesso à página de compra apenas para quem tem cadastro;
  • Acompanhar andamento de entregas;
  • Solicitar orçamentos;
  • Presença de multiestoque, multiformas de pagamento e de salvar listas de compra;
  • Capacidade para pedidos de alto volume;
  • Definição de pedido mínimo por valor ou quantidade de itens;
  • Aplicação de impostos ao custo final da compra;
  • Disponibilidade 24h em múltiplas plataformas como em seu computador, tablet ou smartphone;
  • Integração com ERP.

Saiba que é essencial buscar uma solução que permita que você ofereça uma excelente experiência aos seus varejistas. Sem dúvida, essa escolha fará diferença nos resultados de suas vendas B2B.

Portanto, com as facilidades e benefícios que a REsight possui em seu portfólio de portais B2B é possível atender a demanda dos gestores das indústrias de forma assertiva. Pois as soluções são customizadas de acordo com a necessidade de cada cliente.

Como também são soluções interligadas em regras comerciais dos outros canais de venda, tais como: APP do representante de campo; Chatbot com Whatsapp ou Televendas. Com isso, o cliente tem o acesso, de forma exclusiva, para explorar os produtos e acompanhar andamento de entregas.

Para solucionar os seus problemas de gestão e otimizar os processos não deixe de experimentar essa solução. Conheça a nossa solução de Portal B2B para indústrias.

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