Ainda há quem pense que o trabalho do profissional de trade marketing é, basicamente garantir um bom posicionamento dos produto no PDV. Sim, essa faz parte de algumas das atividades desempenhadas por quem atua nesta área, mas o trade é algo muito mais complexo; sendo na verdade, uma peça vital para a saúde das vendas e dos negócios. Por isso é fundamental o apoio de uma plataforma de trade marketing.

Veja os principais pontos nos quais uma ferramenta trade marketing pode ajudar na rotina do gestor da equipe de promotores.

Plataforma de Trade de marketing 6 benefícios para a gestão

Todo o trabalho executado por uma equipe de campo, às vezes composta por muitas pessoas. Tem como objetivo garantir que a estratégia desenhada seja praticada de forma correta e uniforme por parte dos promotores, sendo necessário que a gestão acompanhe de perto as ações do time para que, assim, possa ter o controle de tudo e orientá-los da melhor maneira possível quando necessário.

Dar ao promotor um celular ou tablet com aplicativo de mensagem instantânea e/ou solicitar que ele repasse os dados obtidos em campos periodicamente numa planilha não é o suficiente para que o líder tenha uma boa visão da execução do trabalho. E é aqui que entra a necessidade de adquirir uma boa plataforma de trade marketing tanto para equipe quanto para a gestão.

Por meio desta tecnologia, o time de trade marketing terá em mãos informações completas para a condução das atividades, rotas e carteiras bem definidas, enquanto o gestor poderá acompanhar tudo o que for relacionado às tarefas de sua equipe e ter acesso, de forma rápida e simples, a dados relevantes atualizados.

1 – Visibilidade da execução das estratégias no PDV

Para manter a saúde dos negócios, é impensável um cenário no qual o gestor não tenha conhecimento da execução das estratégias definidas no PDV. Diante dessa necessidade, o aplicativo de trade marketing se torna muito mais do que um aliado, mas, sim, um braço direito da gestão. Por meio dos dados fornecidos pelo promotor, o gestor tem, em tempo real, informações atualizadas sobre a presença da marca do PDV. Assim, caso algo não esteja correndo conforme o combinado, o líder poderá imediatamente intervir.

2 – Análise de PDVs

Para uma ação em PDV ser bem sucedida, muitos fatores influenciam, inclusive os locais escolhidos para executá-las. Aqui, portanto, o aplicativo de trade marketing também se torna fundamental, pois, por meio dos dados coletados em campo, é possível mensurar o retorno das campanhas e sua efetividade para com o público o que irá ajudá-lo a atrair novos shoppers, investir em varejistas que trazem resultados e aumentar o share de gondola no PDV.

3 – Relatórios atualizados a qualquer momento

Quem nunca precisou elaborar um relatório de última hora porque precisava apresentá-lo numa reunião, pode se considerar uma pessoa de sorte. Apesar de existir um prazo para a entrega de relatórios, muitas vezes acontece de algum superior ou cliente pedir um indicador parcial e você não tê-lo pronto na hora. Então, o que acontece, nesse caso, é você ter que parar tudo o que está fazendo para iniciar esta produção, o que acaba desorganizando a sua rotina.

Com a plataforma de trade, contudo, isso deixa de ser um problema, pois, com uma equipe comprometida após a finalização de cada atividade os dados são transferidos automaticamente para o painel da gestão, deixando os gráficos e números pertinentes ao negócio sempre atualizados.

Além da praticidade, a ferramenta coíbe possíveis erros de cálculo que possam surgir durante a elaboração do relatório, tornando-o ainda mais preciso e confiável.

4 – Roteirização de visitas a PDVs

Com um sistema de roteirização automatizado, as rotas e carteiras são traçadas por meio de um sistema inteligente e de forma otimizada, promovendo economia de tempo e dinheiro com combustível ou transporte e aumento da produtividade do time.

Outro benefício para o gestor é ter visibilidade do itinerário de sua equipe. Com esta tecnologia, evita-se o desconforto de não saber exatamente onde os promotores estão ou para onde vão, pois é possível acompanhar as localizações em tempo real e ainda saber o tempo médio de cada atendimento com o uso do check-in e check-out para controle de visitas 

Além disso, se houver a necessidade de fazer o acréscimo de um PDV de última hora, sem problemas: o sistema verifica automaticamente qual promotor está mais apto para ir ao novo local e o inclui em sua rota no mesmo momento o que elimina a necessidade de o líder contatar seus colaboradores para saber onde estão no momento e verificar as rotas a partir daí. Veja o que é possível fazer:

5 – Gerenciamento da equipe em tempo real

Para o líder de trade é imprescindível saber se as estratégias previamente definidas estão sendo executadas corretamente pelo time em campo. Para se assegurar disso, portanto, é mais do que válido criar um guia de execução completo por meio do aplicativo de gestão de trade marketing, o qual irá garantir que os promotores atuem de forma padronizada e coerente com o que foi estabelecido.

Plataforma de Trade Marketing para a gestão de equipe de campo
Plataforma de Trade Marketing da REsight com visão resumida das atividades em campo.

6 – Treinamentos para a equipe

Independentemente do nível de experiência e carreira, faz parte da jornada profissional manter-se atualizado sobre tendências e novidades e, também, reciclar o seu conhecimento. Para auxiliar nesse quesito, o aplicativo de gestão de trade pode funcionar como um canal para o envio de conteúdos informativos, como matérias, cursos, treinamentos, palestras ou insights, de forma que todo o time receba esses materiais uniformemente e de forma centralizada.

A plataforma de trade marketing ideal

Todas essas medidas irão permitir uma aproximação cada vez maior com o varejista e o consumidor, o que irá, consequentemente, reverter em um maior número de vendas. Por isso, é muito importante que a liderança seja bem equipada com uma boa plataforma de trade.

Este é, sem dúvidas, um importante investimento. Por isso, a sugestão é levar em em consideração a quantidade de funcionalidades que a ferramenta oferece e como é seu desempenho na rotina da equipe.

A REsight oferece uma solução de trade marketing completa, que garante todas essas facilidades pontuadas e muitas outras. Ganhe produtividade, agilidade, aumente as vendas e economize dinheiro e esforços para o que realmente importa. Visite a nossa home e conheça a plataforma de trade marketing essa e outras soluções que transformarão o seu negócio!

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