Sua equipe de promotores aplica pesquisa de campo, mas ainda precisa trabalhar esses dados no computador e depois perder tempo construindo dashboards e análises?

Se você deseja mais agilidade e precisão nas informações, talvez automatizar esse processo pode ser o que esteja procurando. Um software de coleta de dados,  torna a aplicação de pesquisa dentro do ponto de venda (PDV) parte da rotina do profissional de trade.

Com a possibilidade de criar formulários dinâmicos com temas que vão desde entender a concorrência ou mesmo a precificação dos produtos, a pesquisa de campo é a ferramenta que pode te ajudar a identificar problemas e solucioná-los.

O que é pesquisa de campo?

A pesquisa de campo é a melhor ferramenta para entender as principais dúvidas que podem surgir na operação. Muito além de intuições, que às vezes até podem trazer resultados, mas com incertezas. É através da pesquisa de campo que você terá um controle maior sobre a sua estratégia. Pois está será baseada em dados precisos, identificando equívocos, realizando mudanças e consequentemente, otimizando seus resultados.

É importante levar em consideração que o questionário a ser construído deve conter perguntas específicas para cada problema. Afinal, elas podem variar de acordo com o tipo de informação buscada pelo gestor. Mais do que isso: é preciso responder como este dado pode ajudá-lo na tomada de decisão.

Por isso, o questionário para coleta de dados deve conter questões que conversem entre si para que, com o cruzamento de dados, seja possível visualizar o cenário de maneira inteligente. Entre os temas mais comuns para quem trabalha com trade marketing, temos:

  • Demanda;
  • Concorrência;
  • Promoção;
  • Reputação;
  • Share;
  • Média de preços;
  • Satisfação do cliente;
  • concorrentes, e
  • Opinião.

Um dado por si só não fala nada.

Um dado por si só não fala nada. Mas várias informações correlacionadas podem apontar uma direção de forma mais precisa do que uma seta neon. Ou, ao menos, com mais credibilidade.

Após tê-los em mãos, é preciso colocar os dados em contexto para enxergar a situação de forma estratégica. Trata-se de um trabalho bastante específico, que pode se beneficiar da ajuda do trabalho do setor de Business Intelligence (mais conhecido como BI).

O que é coleta de dados?

A coleta de dados é o momento em que a equipe de campo vai atrás das informações pedidas nos questionários. No caso específico dos PDVs, os profissionais buscarão analisar o ponto de venda em questão, com análise da concorrência, casos de ruptura, desorganização, preço e se as regras acordadas com o varejistas estão sendo seguidas.

A equipe ainda observará a positivação e a frente do ponto de venda, com cada observação pertinente constando no seu relatório.

Aplicativo para coleta de dados em campo

Um bom software de coleta de dados precisa ser flexível para gerar questionários e ao mesmo tempo permitir que a equipe interna ou empresa terceirizada contatada para execução do serviço faça a coleta das informações de forma digital. Ou seja, direto de smartphones ou tablets.

Após o envio das informações, o próprio sistema deve ser capaz de elaborar relatórios e gráficos baseados nos resultados obtidos, sem a incidência de erros e de forma muito mais rápida. Facilitando a compreensão do gestor e tornando a tomada de decisão mais eficaz.

Como faz a coleta de dados no pdv

Após mostramos um pouco sobre a importância da coleta de dados alinhadas com uma estratégia bem definida, chegou o momento de colocar em prática essa tarefa no pdv. Há atualmente diversas formas de se realizar isso: com o monitoramento da concorrência, batendo um papo com os promotores, realizando pesquisas com clientes e muito mais.

Mas para deixar esse etapa mais rápida, algumas aplicações já dispõe desse serviço como é o caso do aplicativo de trade marketing da REsight. Com ele além da rotina padrão de auditoria de PDV seu promotor tem acesso a diversos dados com ou sem acesso à internet, entre ele:

  • Checklists para controle de presença, ruptura, participação, aplicação do planograma, performance da concorrência, entre outros;
  • Aplicação de pesquisa estruturada;
  • Gráficos, rotas, carteiras, tabelas e relatórios customizados para autogestão.
Aplicativo de Trade Marketing da REsight com pesquisa estruturada habilitada
Aplicativo de Trade Marketing da REsight com pesquisa estruturada habilitada

Tudo isso de forma simples e ágil. Além disso, você pode disparar comunicados e avisos através de texto, além de ser possível tornar obrigatório o registro de fotos e vídeos dos pontos de venda e outras informações essenciais.

Outras vantagens do aplicativo para coleta de dados em campo

Este investimento traz outros benefícios para a empresa que opta pela otimização do serviço como agilidade, controle e fim do uso de papel.

Agilidade

A agilidade ocorre em especial pela praticidade na obtenção e repasse no controle de informações. Como os questionários são criados e respondidos em formato digital, não há a necessidade de retrabalho para tabular os dados uma segunda vez.

Ou seja, não é preciso “passar a limpo” aquilo que já foi preenchido. Com isso, o trabalho é feito de forma mais rápida e simples.

Controle dos dados

Com o uso de um aplicativo para coleta de dados em campo o gestor consegue ter acesso de forma mais rápida as respostas dos questionários. Já que, o promotor ao finalizar cada visita, os dados são transferidos automaticamente para seu painel de gestão.

Totalmente digital

É importante considerar o fim do uso dos formulários impressos, que geravam pilhas de dados que precisavam ser armazenados de alguma maneira e demandavam espaço e curadoria. Com os dados digitais, é possível armazenar em um único sistema e reduzir os gastos neste sentido.

Software de coleta de dados

A REsight possui integrado ao aplicativo do Trade Marketing, uma opção para aplicar a pesquisa de campo. A partir de um problema específico, de forma estruturada, o supervisor pode criar imediatamente pesquisas para gerar insights e dar suporte no processo de tomada de decisão.

Aplicativo de Trade Marketing da REsight com opção de pesquisa habilitada para o PDV
Aplicativo de Trade Marketing da REsight com opção de pesquisa habilitada para o PDV

Ele permite, inclusive, o anexo de fotos do PDV para comprovar os dados obtidos, sincronizadas em poucos minutos. Desta forma, a pesquisa de campo ajuda – de forma prática e rápida – o gestor a ter dados concretos nos quais basear a sua tomada de decisão e reajustar as rotas que forem necessárias.

Saiba mais sobre a plataforma de trade marketing da REsight.

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