É muito importante entender os objetivos do trade marketing para aplicá-los estrategicamente no crescimento das empresas.

Afinal, se as pessoas não sabem que seu produto existe, não haverá demanda por ele no mercado, e isso significa que não haverá vendas.

No entanto, muitas empresas deixam de desenvolver estratégias adequadas ao comercializar produtos para atacadistas, distribuidores e varejistas que os levam aos consumidores, que é a estratégia que chamamos de trade marketing.

Mas pode existir alguma confusão em torno da prática do trade marketing e de como executá-lo corretamente.

Isso porque, embora semelhantes, o marketing tradicional (de compras) e o trade marketing exigem abordagens diferentes e têm objetivos finais diferentes.

Neste artigo, vamos explicar mais sobre os objetivos do trade marketing e abordar a importância dessa estratégia no marketing das empresas. Confira!

O que é trade marketing?

Em linhas gerais, o trade marketing é uma estratégia de marketing B2B e B2C que visa os parceiros da cadeia de processos, e não apenas os consumidores.

Embora existam semelhanças com o marketing tradicional, o trade marketing não se concentra apenas na venda final, mas também nos parceiros que farão essa venda.

As atividades comuns de trade marketing incluem gerir a rotina com promotores, ir a feiras de negócios, oferecer promoções a parceiros em potencial e estruturar a comunicação da marca nos PDV, entre outras tarefas.

Para se aprofundar nos conceitos de trade marketing, vale a pena dar uma olhada no artigo exclusivo que escrevemos sobre o que é trade marketing.

Qual é o objetivo do trade marketing?

De forma prática, o objetivo do trade marketing é conquistar varejistas que colocarão seus produtos nas prateleiras e na frente dos consumidores.

Por isso, o trade marketing é essencial para vários integrantes da cadeia de produção, como os fabricantes, fornecedores e distribuidores de várias indústrias, mirando garantir espaço nas prateleiras.

Todos estes parceiros têm muitas empresas para escolher, por isso é importante que a sua marca se destaque ao disputar os investimentos de trade marketing, que cada vez mais crescem nos planos de comunicação das companhias.

Ou seja, assim como é necessário se distinguir dos concorrentes no nível do consumidor, é igualmente importante fazer isso com potenciais parceiros de B2B.

Qual é a função dessa estratégia em uma empresa?

Para entender os objetivos do trade marketing, é preciso compreender também como essa estratégia funciona nas empresas.

Um bom trabalho de trade marketing permite que a marca se destaque, ganhe participação de mercado e cresça na categoria.

Além disso, é possível utilizá-lo em ativações criativas, com diferentes abordagens, que permitem desenvolver interações mais próximas entre as empresas, os parceiros e os consumidores.

Outras funções para o trade marketing são:

  • Criar um forte relacionamento entre empresas e varejistas
  • Permitir que o produto ganhe exposição entre os clientes
  • Oferecer a melhor experiência ao shopper
  • Gerar valor agregado ao PDV
  • Dar inteligência à estratégia de varejo
  • Reforçar a comunicação e as campanhas trabalhadas em outros canais, como TV e digital

Bônus: como um CRM de Trade Marketing pode te ajudar?

A sigla CRM vem do inglês e significa “Customer Relationship Management” e se refere a todas as estratégias, técnicas, ferramentas e tecnologias usadas por empresas para desenvolver, reter e adquirir clientes.

Aliás, também temos um post exclusivo sobre CRM para industrias que executam atividade e execução de varejo em nosso blog. Confira O que é CRM e como como as indústrias podem obter vantagem ao utilizar esse sistema.

O CRM é mais do que uma ferramenta: permite armazenar todos os dados importantes dos clientes, como nome, e-mail, telefone, históricos de pedidos e/ou compras, por exemplo.

Por isso, o CRM pode ser um poderoso aliado na gestão inteligente do trade marketing, que fica cada vez sofisticado e, portanto, com mais dados de consumidores à disposição.

Para se alcançar os objetivos de trade marketing, é importante saber aliar os conceitos de CRM à sua estratégia, e aproveitar todo o potencial de unir os dois mundos.

Como a REsight pode ajudar?

Se alguns desses for o seu objetivo, saiba que a REsight possui uma plataforma completa para te apoiar na execução e monitoramento das ações.

Conheça mais sobre as nossas soluções de negócios. Aproveite para explorar mais conteúdos no nosso blog de trade marketing para tirar o máximo potencial dessa estratégia.

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