Afinal, o que é roteirização e como ele pode ajudar o seu negócio? A princípio seguiremos a linha que para o bom desempenho de qualquer negócio o primordial é manter uma boa organização. Com um controle eficiente, é mais fácil gerir atividades, tarefas e atendimentos de forma mais segura e simples. E uma das ferramentas para este fim é a roteirização.

Presente em diversas empresas, em especial nas indústrias e agências de trade marketing, a roteirização é uma importante parceira no processo de divisão de pontos de venda por região e a criação de carteiras e rotas para o time de campo.

Isso porque a localização destes clientes acaba sendo um ponto fundamental na hora de definir quem ficará responsável pelo atendimento do PDV em questão.

Então, vale a pena entender um pouco mais sobre o assunto.

O que é roteirização?

Roteirizar é criar um itinerário para algo que se pretende fazer. E este sistema pode ser aplicado a diversas atividades, como viagens, entregas de produtos ou mesmo, como vamos focar aqui, na prestação de serviços em diferentes locais. Quando falamos sobre indústrias e agências, o foco fica nas visitas dos promotores e representantes de campo aos PDVs.

Sabemos que atender a todos os varejistas com os quais se trabalha é um desafio que, muitas vezes, parece um quebra-cabeça complexo demais para ser montado de forma rápida e eficiente.

Isso porque esta missão vai além de uma mera distribuição de peças: é preciso considerar questões estratégicas para a construção e gestão destas carteiras de clientes.

Como funciona a roteirização

Routing é o termo que deu origem à expressão “roteirizar”, verbo que não existe no Português, apesar de fazer parte da vida de milhares de brasileiros. Ele consiste na elaboração de roteiros considerando as paradas que se pretende fazer dentro daquela viagem ou traslado.

Em geral, este processo considera carros, caminhões ou motocicletas como veículos, mas a roteirização pode ser feita visando alguém que anda de transporte público ou mesmo a pé.

O objetivo é atender a todos os locais pré-determinados no menor tempo possível com segurança e eficiência.

Quando falamos sobre prestação de serviços, este processo precisa considerar ainda o tempo médio de trabalho de cada indivíduo.

Somente assim o cálculo será preciso. Entretanto, além deste, há outros critérios a serem analisados na elaboração do roteiro, como veremos a seguir.

Critérios para uma boa roteirização

O objetivo da roteirização é tornar o trabalho da equipe de campo mais eficiente. Mas esta prática precisa considerar algumas questões importantes para que a conta bata no final do dia. Entre eles:

  • Meio de transporte usado pelo representante de vendas;
  • Limite de horas a serem cumpridos por cada membro da equipe;
  • Permissão para que sejam feitas horas extras ou não;
  • Dias da semana a serem trabalhados; e
  • Distância máxima entre um PDV e outro.

Como estes dados variam de empresa para empresa e equipe a equipe, é preciso que eles sejam discutidos antes da roteirização, para que os limites do negócio sejam respeitados neste planejamento. Ou inevitavelmente haverá retrabalho.

E, definindo-os de forma adequada, será mais fácil visualizar se há a necessidade da contratação de novos membros para a equipe. Ou mesmo se há pessoas demais para a quantidade de trabalho atual.

No primeiro caso, aumentar a equipe significará atender melhor os PDVs e ainda poder buscar novos clientes para a carteira. Na segunda, a otimização do pessoal gerará economia para a empresa.

Dados como estes são preciosos e podem fazer a diferença nos processos de tomada de decisão e gestão de equipe. Afinal, eles mostram de forma precisa os custos das rotas de cada representante.

Tecnologia para facilitar a roteirização

Boa parte das empresas ainda faz seu processo de roteirização de forma manual, com o auxílio de planilhas e do Google Maps. Porém, esta é uma tarefa árdua, demorada e dispendiosa.

O processo pode levar horas e demanda dedicação quase exclusiva de diferentes membros da equipe, que poderiam estar focados em otimizações e soluções de problemas.

Esta questão pode ser facilmente resolvida com a adoção de um sistema de roteirização inteligente, que tornará a tarefa mais rápida, fácil e eficaz.

A REsigth oferece um roteirizador comercial que ajuda a empresa a reduzir custos e aumentar sua produtividade.

Com uma solução totalmente integrada ao sistema de execução de varejo já utilizado pela empresa, é possível comparar o planejamento de visitas com a sua execução real. E, a partir disso, analisar os resultados obtidos.

3 Vantagens da roteirização

1. Defina critérios para suas rotas

Com o Roteirizador da REsight, é possível inserir os critérios que fazem sentido para o negócio entre eles a distância entre varejistas, frequência de visitas, tempo de jornada de trabalho, tempo médio de visitas e muito mais. E com isso ter em mãos o melhor trajeto e custo de deslocamento considerando a visita feita por transporte público ou privado.

Algo importante uma vez que vivemos em um mundo no qual engarrafamentos são uma constante em boa parte do caminho, especialmente quando falamos de grandes cidades.

Considerando o valor do combustível, que cresce mais a cada dia, ter estes dados em mãos é fundamental para fazer boas escolhas financeiras.

2. Dimensionamento de equipe

O sistema ainda mostra quantas pessoas sua equipe de campo deve ter para atender a mesma quantidade de clientes. Considerando, claro, os critérios sobre os quais falamos anteriormente.

Tudo isso é feito sem a necessidade de inserir local por local no sistema, já que é possível apenas importar sua planilha já existente para que o sistema faça o trabalho.

Em vez de gastar muito tempo nesta função, a solução cria a roteirização em alguns minutos ( dependendo da quantidade de PDVs a serem distribuídos entre os representantes de vendas).

3. Teste tudo antes

As rotas podem testadas pela equipe de trade marketing antes de serem enviadas para o App do representantes de vendas ou promotores. Com isso, o risco de erro é minimizado e ajustes podem ser feitos de forma simples e rápida.

Experimente um teste de 10 dias da plataforma. Assim, a escolha da sua utilização será feita de forma mais segura, confiável e transparente. Conheça, saiba mais e confira a viabilidade deste serviço para o seu negócio!

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