O que é planograna e que ele diz sobre a sua marca no PDV?

Em um mundo no qual somos impactados diariamente por diversos anunciantes é preciso criar estratégias diferenciadas para chamar atenção do consumidor, além de entender os melhores locais dentro de uma loja para os diferentes itens comercializados, estabelecer qual é a melhor forma de organizá-los ali e criar um layout condizente com a marca e sua identidade visual.

Desta forma, saiba mais sobre planograma, sua importância e tecnologias que te ajudarão a controlá-lo.

O que é planograma?

Planograma é a representação gráfica de como os produtos da empresa devem ficar organizados e expostos no PDV.

Este pode parecer um desenho ou ter uma foto real daquilo que está sendo explicado. O que não pode faltar é a explicação visual daquilo que o promotor precisa fazer no local.

Esta é uma forma bastante recorrente de padronização do layout de uma marca em seus diferentes PDVs. Seu uso mais recorrente é em supermercados, onde há uma série de gôndolas, prateleiras e locais de exposição de produto.

Por isso, é comum que a imagem conte com setas que mostram um ponto específico que demanda atenção no mapa visual já criado.

Na definição de planograma, devem estar informados quais produtos ficarão em determinada prateleira e como a imagem está representada (se da frente da loja para o fundo dela ou ao contrário).

Qual a importância do planograma

O planograma é pensado para tornar fácil para o shopper encontrar o produto desejado na imensidão de ofertas existentes em uma loja. 

Desta forma, ter a imagem e o “passo a passo” de como a disposição dos produtos deve ser feita ajudará a equipe de campo a cumprir aquilo que a gestão do trade marketing idealizou.

E somente se a estratégia completa estiver sendo cumprida que a mensuração dos resultados será eficiente, inclusive para eventuais ajustes que se tornarem necessários.

A quem cabe a elaboração do planograma

Mesmo sabendo que a maioria das vezes, isso fica diretamente com o lojista. O ideal é que o planograma seja pensado em conjunto entre a indústria ( que oferecerá a melhor estratégia de exposição ) e o varejo ( responsável pelo espaço disponível e tudo o que precisa ser alocado ali), o mesmo para os espaços especiais que são negociado.

Mas, ainda que esta compra não seja feita, é fundamental que a indústria parceira participe desta elaboração com sugestões, negociações e acordos, que deverão ser cumpridos por ambos os lados.

Afinal, ter um bom resultado é um objetivo compartilhado por ambas as partes.

Análise de planograma

Ao criar um planograma, o gestor deve analisar diferentes tópicos para entender se da forma como ele está montado será realmente eficiente ou se alguma brecha ficou aberta.

Vale sempre ter em mente que o objetivo da exposição dos produtos é gerar interesse no público alvo e, desta forma, obter a conversão da venda.

Logo, para alcançar este objetivo, deve-se analisar em um planograma questões como:

  • Exposição dos produtos por categoria;
  • Posicionamento dos produtos;
  • Share de Gondola;
  • Concorrência;
  • Presença.

Explicamos a seguir:

Exposição dos produtos por categoria

É preciso entender quantos e quais produtos de uma mesma categoria estão sendo expostos e como organizá-los para tornar mais fácil para o consumidor encontrar aquilo que ele precisa e o que pode ser associado a esta compra planejada, a fim de gerar uma nova venda espontânea.

Posicionamento dos produtos

É preciso verificar se as posições e prioridades determinadas no planograma estão corretas.

Share de Gondola

O planograma deve mostrar ainda o espaço que os produtos ocuparão na prateleira, se estarão em um lugar de destaque e se sua exposição será maior do que a de outras marcas;

Presença

Mostrar que os produtos devem estar fisicamente presentes na loja, sem ocorrência de rupturas (em especial por falta de estoque).

Concorrência

Analisar como o planograma da concorrência foi elaborado, os resultados obtidos por eles e o que precisa ser repensado na própria estratégia.

Com estes dados em mãos, o gestor de trade marketing pode aprovar o planograma e repassá-lo para sua equipe de campo e ajustar o que eventualmente não estiver funcionando.

Capacitação

Apesar e parecer óbvia a necessidade de treinar a equipe de campo para que ela esteja apta a desempenhar suas funções, muitas empresas deixam esse passo de lado. Algumas por acreditarem que sua equipe já esta pronta para a ação, outras por acharem que o planograma montado é auto explicativo.

Entretanto, melhor do que supor pontos é garantir que eles sejam fatos concretos. Por isso, vale fazer um treinamento especial com a equipe, especialmente se algum plano for drasticamente mudado ou se um novo integrante for contratado.

Em situações como esta é melhor pecar pelo excesso do que ter de fazer um retrabalho, que gera custo e perda de tempo.

Uso de aplicativos para controle de planograma 

Desenhar um planograma na mão demanda um grande esforço, estratégia e testes para algo que, muito provavelmente, terá de ser refeito em um curto período de tempo. Afinal, esta estratégia de trade marketing passa por atualizações de tempos em tempos.

Então ter uma ferramenta que ajude a distribuí-lo com apenas um clique e avise mudanças para todo o time de campo é fundamental.

A Resight pode te ajudar neste processo, com uma solução focada na gestão de trade marketing. Por meio dela, é possível controlar e monitorar se o planograma elaborado tem sido seguido no PDV, de forma manual ou utilizando reconhecimento por imagem, por exemplo:

Pelo aplicativo de trade marketing, o promotor além de receber alertas sobre mudanças de exposição, ainda tem acesso ao planograma online elaborado para colocar em prática o que está determinado ali e mostrar para o responsável pela loja aquilo que ele precisa.

Software de planograma: como monitorar a exposição de produtos no PDV

Desta forma, é possível obter o máximo de conhecimento acerca do desempenho dos seus produtos e, consequentemente, traçar melhores estratégias para otimizá-lo. Gostou desse artigo?Aproveite e conheça um pouco mais sobre a nossa solução completa de trade marketing.

Você também pode gostar

Fale Conosco

Siga-nos

A REsight que integra o grupo Experity, parte da Accenture Interactive, é a solução mais completa de execução e monitoramento de varejo do mercado. tecnologia.

Fale Conosco

Telefone
(11) 3787.0400
segunda a sexta, das 9h às 18h
(exceto feriados nacionais)

Endereço
Av. Doutor Chucri Zaidan 1550 – cj. 2503
CEP: 04711-130 – São Paulo – SP

Copyright © 2021 – Todos os direitos reservados