O que é PDV? PDV é a sigla para ponto de venda e pode ser dividido em duas formas principais. Saiba quais neste artigo.

Quando falamos em varejo, é necessário entender que tudo tem um motivo para existir e acontecer dentro do negócio. Assim como as cores de uma marca são escolhidas a dedo, de acordo com o produto ou serviço a ser comercializado, o PDV precisa ser pensado da melhor forma possível para gerar bons resultados.

E estas escolhas não podem ser feitas de forma aleatória: existem diversos estudos e pesquisas que apontam os resultados de um PDV bem organizado, o seu impacto nas vendas e melhores disposições possíveis. Afinal, as pessoas não compram aquilo que não veem.

O que de é PDV?

Você provavelmente já sabe o que é PDV, mas mas não custa relembrar. Essa é a sigla para Ponto de Venda. Na prática, trata-se do lugar em que os clientes de um estabelecimento entram em contato com os produtos daquela loja. Porém, há duas interpretações possíveis para este termo.

Na primeira delas, o ponto de venda se refere a qualquer lugar físico onde os produtos são oferecidos por determinado período. Desta forma, podemos entender que uma gôndola, por exemplo, é um PDV. O mesmo vale para o check-out (verificação de saída), local onde em geral estão dispostos mercadorias estratégicas para o negócio – muitas vezes os doces e revistas.

Fonte: Freepick

Na segunda interpretação, o PDV é necessariamente a frente de caixa. Ou seja, o equipamento utilizado para passar as compras. Este, em geral, é composto por hardwares como:

  • Computador,
  • Impressora fiscal,
  • Leitor de códigos de barras, e
  • Terminal PoS (composto por caixa registradora e leitores de cartão de crédito).

O equipamento PDV e o Ponto de Venda juntos formam o PDV real de venda. Porém neste artigo, focaremos no PDV como principal contato direto entre o produto e o cliente.

Gestão de ponto de venda: dados + tecnologia

Para que haja uma gestão de varejo eficaz de um ou mais PDVs é preciso usar um sistema de REM (retail execution)

O objetivo deste sistema é auxiliar como se comportam cada SKUs e a gestão de todos os PDVs, seja por cidade, estado, região ou país. E a REsight pode ajudar com isso, já que oferece a solução mais completa de execução e monitoramento de varejo.

Com nosso sistema, o gerente tem acesso total ao que realmente acontece no campo. E, com informações precisas e verdadeiras em mãos, é mais fácil ter insights sobre como definir o melhor PDV para se trabalhar campanhas. Inclusive com a mensuração do ROI e a análise da contribuição de cada um deles para o negócio.

Vale lembrar que tomadas de decisão embasadas em dados têm maiores chances de sucesso, afinal, os números traduzem os fatos.

Principais indicadores de ponto de venda

Dentro do varejo, o PDV precisa ser bem pensado para atrair os olhos e gerar interesse em vez de confusão. Assim, a organização é fundamental. Até porque, a decisão de compra de uma marca pode sim ser influenciada de acordo com o local e o modo no qual o produto está disposto. Inclusive já tratamos aqui sobre planograma e sua importância.

Mas há indicadores claros de desempenho do PDV que ajudam a entender se a gestão está sendo eficiente ou pode ser otimizada.

Os principais destes indicadores são:

  • Total de vendas por período;
  • Margem bruta de lucro;
  • Venda por metro quadrado;
  • Vendas perdidas;
  • Gasto médio do cliente;
  • Taxa de rotatividade de produto;
  • Devoluções de produtos defeituosos ou por entrega errada;
  • Custos de manutenção;
  • Gestão de finanças; e
  • Gestão de estoque.

Com estes dados em mãos, é possível fazer a gestão do PDV de forma eficiente. Afinal, será mais fácil saber as perdas de vendas por itens defeituosos e o quanto cada área do estabelecimento tem girado seus estoques, por exemplo.

Gestão de vários pdvs

É bastante comum que uma indústria conte com mais de um PDV para a distribuição de seus produtos. Na verdade, a maioria conta com vários deles. E cada um precisa ser monitorado e considerado ao fazer o levantamento dos dados utilizados na gestão do negócio.

Mas essa tarefa não precisa ser difícil – por mais que muitas vezes pareça um grande desafio. Com a ajuda de sistemas de monitoramento de PDV, este trabalho é simplificado. Porém, é preciso escolher com atenção.

O ideal é optar por ferramentas que não fiquem restritas ao estabelecimento físico, ou que fiquem de posse apenas do representante ou promotor, sendo preciso se deslocar fisicamente para acompanhar os dados do PDV ou aguardar o retorno da visita. Algo que não acontece com softwares que armazenam os dados na nuvem e permitem o acesso a eles de qualquer lugar.

Com este recurso, é possível acessar em tempo real tais informações pela internet e até mesmo em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Ainda dá para liberar o acesso para todos os funcionários ou colaboradores envolvidos na operação.

Desta forma, cada um consegue fazer a sua parte mesmo em home office ou reunião externa, com maior agilidade e com dados concretos em mãos.

Reconhecimento por imagem no pdv

Já existe no Brasil uma tecnologia que pode ajudar ainda mais na coleta das informações do PDV pelos profissionais de trade marketing : o reconhecimento por imagem. Por meio da tecnologia de inteligência artificial, é possível que o promotor com uma simples foto de gôndola por meio do seu smartphone armazenar, a partir da imagem do produto, os dados referentes àquele ponto de venda em um sistema.

Desta forma, dá para analisar a eficácia da disposição dos produtos, e se o planograma está sendo seguido, por exemplo. Lembrando que este é um indicador importante para algumas tomadas de decisão.

Esta é uma tendência mundial que tem ganhado espaço e relevância no Brasil. Isso porque economiza tempo e aumenta a eficiência.

Esta ferramenta e todos os indicadores importantes para o negócio podem ser reunidos na REsight, gerando economia e praticidade para a sua gestão. Conheça nossas dashboards de gestão e veja como elas podem ajudar na administração do negócio.

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