O que é PDV? PDV é a sigla para ponto de venda, ou no olhar das indústrias o melhor canal para se relacionar com seus futuros e atuais clientes, seus varejistas.

Quando falamos em varejo, é necessário entender que tudo tem um motivo para existir e acontecer dentro do negócio. Assim como as cores de uma marca são escolhidas a dedo, de acordo com o produto ou serviço a ser comercializado, as estratégias e a escolha de cada PDV precisam ser pensadas da melhor forma possível para gerar bons resultados.

E estas escolhas não podem ser feitas de forma aleatória: existem diversos estudos e pesquisas que apontam os resultados de um PDV bem organizado, o seu impacto nas vendas e melhores disposições possíveis. Afinal, as pessoas não compram aquilo que não veem.

O que de é PDV?

Você provavelmente já sabe o que é PDV, mas não custa relembrar. Essa é a sigla para Ponto de Venda e na rotina das indústrias podemos associá-la a carteira de varejistas ativos ou inativos. Na prática, trata-se do lugar físico em que os clientes entrarão em contato com seus produtos ou serviços.

Fonte: Freepick

Gestão de ponto de venda: dados + tecnologia

Para que haja uma gestão de varejo eficaz de um ou mais PDVs é preciso antes de tudo, contar com um sistema de CRM que que seja capaz de atender as necessidades específicas das indústrias como soluções verticais ou mais precisamente plataformas de REM (retail execution).

Como esse sistema você terá conhecimento de como se comportam cada SKUs em seus PDVs bem como a gestão de toda a sua carteira de clientes, seja por cidade, estado, região ou país. E a REsight pode ajudar com isso, com nosso sistema, o gerente tem acesso total ao que realmente acontece no campo. E, com informações precisas e verdadeiras em mãos, é mais fácil:

  • Ter insights para definir o melhor PDV para se trabalhar campanhas;
  • mensuração do ROI;
  • calculo das melhores rotas e carteiras para o seu time de campo; e
  • análise da contribuição de cada um deles para o negócio.

Vale lembrar que tomadas de decisão embasadas em dados têm maiores chances de sucesso, afinal, os números traduzem os fatos.

Principais indicadores de ponto de venda

Dentro do PDV, as ações para atrair o interesse do shopper precisam ser bem pensada. Por isso a organização é fundamental. Inclusive já tratamos aqui sobre planograma e sua importância.

Quando pensamos em indicadores sobre o desempenho do PDV, existem alguns principais e que podem ser eficientes para entender o cenário ou otimizar processos, sendo eles:

  • Total de vendas por período;
  • Preços praticados;
  • Recorrência de pedidos;
  • melhor e pior performance;
  • Visitas realizadas;
  • Vendas perdidas ou conquistadas;
  • Taxa de rotatividade de produto; e
  • Gestão de estoque.

Com estes dados em mãos, é possível fazer a gestão do PDV de forma eficiente. Afinal, será mais fácil saber qual varejista retorna com melhores resultados, se é necessário mudar a estratégia dando prioridade para PDVs que estão sem realizar novos pedidos ou mesmo saber se é necessário investir em um outro canal de força de vendas como a implantação de um televendas ou portal b2b chegando a locais que sua equipe de representantes não consegue atingir.

Tecnologia que ajuda na gestão de vários pdvs

É bastante comum que uma indústria conte com mais de um PDV para a distribuição de seus produtos. Na verdade, a maioria conta com vários deles.

Um desafio bastante árduo é garantir que todos eles sejam atendidos, distribuindo promotores ou representantes de forma que visitem a maior quantidade de varejistas com menor custo.

Há que prefira traçar essas rotas à mão, sendo um processo que pode demorar dias, semanas ou meses ou quem escolha uma ferramenta que automatize esse trabalho, como a solução de roteirizador da REsight, que baseado em inteligência artificial, efetua diversos cálculos por segundo garantindo as melhores rotas e carteiras, em apenas algumas horas. Veja no vídeo:

Viu como é simples! Comece hoje mesmo a ganhar economia e praticidade no gerenciamento de seus pontos de vendas.  Conheça nossa solução completa de execução e monitoramento de varejo.

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