O market share aponta a participação e relevância da empresa no ramo em que ela atua.

Conhecer o conceito de market share é importante, pois ele revela o tamanho da empresa no mercado inserido e o posicionamento em relação aos concorrentes.

Para quem almeja se destacar em seu campo de atuação, acompanhar o market share é importante. Os números do market share podem trazer o resultado esperado da campanha de marketing do ano/semestre, etc, como também podem indicar a necessidade de mudanças.

Para entender melhor, acompanhe este material preparado especialmente para você.

A fatia da pizza: market share?

Se pensarmos no mercado como uma pizza, veremos que cada fatia dessa pizza representa o número de consumidores que compram ou consomem determinada marca.

Esta analogia é usada muitas vezes na hora de definir com maior clareza o que é market share de uma empresa. Diferente de share de gondola o market share vai indicar o tamanho da participação de determinada empresa no ramo em que atua, e a fração do mercado que ela abrange.

Vejamos: em certa cidade, durante um semestre, ocorre a venda de 100.000 chapéus. Se a empresa x vende 50.000 chapéus nesse período, o market share indicará que ela dominou 50% do mercado de chapéus naquele período. O que seriam 6 fatias de uma pizza de 12 pedaços.

Market Share Exemplo

Valor ou volume?

Existem dois modos principais de calcular a quota de mercado do nicho em que sua empresa/marca participa. É possível avaliar os números do valor da empresa. Neste primeiro caso, o market share analisa o quanto a empresa valorizou em relação ao seu setor.

Se todas as empresas do setor de smartphones somarem o valor de r$ 1.000.000 (um milhão) durante o primeiro trimestre do ano. A empresa x que acumulou em valor r$ 400.000 (quatrocentos mil) teve um market share de 40%.

No entanto, é possível que sua participação de mercado seja menor em termos de volume do produto se for levado em consideração que seus smartphones tenham o valor mais elevado do que os demais concorrentes.

Caso a mesma empresa x seja nova no segmento de smartphones e vendeu 400 modelos a r$ 10.000 no primeiro trimestre. O seu market share é referente apenas a 1% em volume de venda se no primeiro trimestre foram vendidos 40.000 aparelhos.

Desse modo fica visível que o market share pode ser analisado por vias diferentes e o número da participação da empresa pode variar muito a depender dos segmentos escolhidos no momento de análise.

A importância do market share para indústrias

Ao alcançar um patamar em que a sua empresa tem fatia significativa do mercado no qual atua, acompanhar esse dado é importante, pois ele é um dos indicativos da saúde da empresa.

Um crescimento na participação de seu nicho é o sinal de que as campanhas de marketing estão sendo efetivas. O crescimento do fluxo de vendas no pdv, o aumento do valor da receita no período específico mostram que a empresa está bem.

Por outro lado, a diminuição da fatia de participação não é um bom indicativo. A perda do espaço no campo em que sua empresa atua não deve ser ignorada.

É claro que existem casos em que a empresa planeja acumular receita ao invés de volume de vendas. Mas ter grande participação no mercado oferece algumas vantagens:

  • A imagem da empresa é mais respeitada,
  • É possível atrair investidores
  • E o market share (de volume de vendas) pode influenciar diretamente a receita.

Um market share baixo minimiza a visibilidade da empresa e a queda consecutiva pode indicar a possibilidade de fim do negócio. Por esses motivos, estar atento e lutar pelo crescimento do market share de sua empresa é muito importante. Mas como aumentar a participação? Veja:

Formas de aumentar o market share

Há algumas maneiras de conquistar mais espaço e ter um market share maior. É necessário certo esforço, mas nada é impossível. Confira aqui maneiras que podem ajudar a aumentar o market share de sua empresa.

Preços e promoções

Existem duas opções (resumidamente) pela qual um consumidor compra. A qualidade e o preço são dois pontos levados em consideração na maioria dos casos de negociação. Por esse motivo existem preços com qualidade e preços variados atualmente.

Se o seu negócio vende qualidade, o preço pode ser um fator que está afetando diretamente o market share. Buscar ingredientes ou fornecedores mais baratos são possíveis soluções.

Por outro lado, caso sua empresa lide com preços acessíveis e mesmo assim enfrenta problemas para crescer no nicho inserido. Uma das melhores opções é planejar um marketing utilizando campanhas promocionais.

Novidade

Veja: em certa rua do centro, por exemplo, existe uma rua onde há apenas lojas de móveis de madeira. Normalmente haverá nessa rua a loja mais antiga, a que tem o melhor preço, a mais cara, etc.

Muitas vezes um novo varejista se encontra nessa parede, e optar pela inovação pode ser a melhor solução. Se não houver nenhuma loja que venda móveis personalizados, esta pode ser a grande chance de crescer e ganhar espaço na área.

Marketing e produtividade

É possível que em alguns casos, investir apenas em promoção não seja o suficiente, por esse motivo talvez seja necessário se atentar mais às estratégias de marketing adotadas.

Além de investir em marketing é necessário garantir que não haja ruptura no momento de intenso período de negociação. Manter a produtividade alta e não deixar que falte suprimentos para os clientes é essencial.

Bom relacionamento com o cliente

É indispensável que a equipe de campo seja capacitada para proporcionar a melhor experiência de compra para o cliente e varejistas. Desse modo, manter boa relação é indispensável.

E isso se aplica também ao momento pós-venda. Prestar um atendimento atencioso em casos de reclamação deve ser prioridade. Pois o que o cliente fala acerca do serviço ou produto a outras pessoas pode colaborar com o crescimento do seu market share.

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