Gerir uma área de trade marketing ou vendas em uma indústria de bens de consumo, exige que o profissional seja uma pessoa dinâmica, estrategista, analítica e, sobretudo, tenha um DashBoard com seus principais indicadores. Afinal, tomar decisões e apresentar planos de ação com base em “achismos” e suposições é demasiado arriscado e, sem dúvidas, pouco eficiente para os negócios.

Neste caso, é importante que o gestor tenha em mãos um DashBoard na qual ele acesse de forma fácil e prática todos os relatórios gerenciais.

Para saber mais sobre o que é DashBoard de gestão, quais são os benefícios e como funciona a plataforma, acompanhe este artigo.

Tudo sobre o DashBoard de gestão para indústrias

O que é o DashBoard de gestão para relatórios gerenciais?

O DashBoard de gestão é, basicamente, uma plataforma pela qual os gestores da área de trade ou venda acessa os dados referentes ao mercado, à sua equipe e à empresa com apenas alguns cliques. Por meio desta tecnologia, todos os dados são disponibilizados no dispositivo que preferir (smartphone, tablet ou computador) de forma rápida e eficiente.

O DashBoard permite, também, o cruzamento das informações desejadas e a elaboração de relatórios customizados com precisão e assertividade – com isso, você pode dar “adeus” às várias planilhas de Excel e à grande quantidade de tempo produzindo ou avaliando relatórios.

Quais são os benefícios dos painéis de gestão?

Se você é gestor, provavelmente já passou por alguma dessas situações:

  • Precisou de um relatório com urgência e acabou não conseguindo obtê-lo (ou conseguiu, mas nos “45 minutos do segundo tempo”);
  • Ficou sem dados importantes porque a pessoa responsável (e, possivelmente, a única que sabia extraí-los) estava de férias, afastada ou não trabalhava mais em sua empresa;
  • Teve que perder horas fazendo cruzamento de dados para obter os números que precisava, pois os relatórios são apartados;
  • Recebeu um relatório diferente do que solicitou, que não atendia às necessidades do momento;
  • Foi questionado sobre um dado que não tinha em mãos;
  • Independentemente de quantas ou quais dificuldades já teve que enfrentar por conta de burocracia, desalinhamento ou descentralização, chegar numa reunião com dados errados ou, até mesmo, sem os números necessários é sempre uma situação desconcertante.

Ter dificuldade para obter informações é altamente prejudicial para a empresa e para o cliente, pois desacelera a tomada de decisões. Outro problema é a imprecisão dos números.

Uma estratégia que é elaborada em cima de dados incorretos tem chances mínimas de assertividade.

Com o DashBoard de gestão da REsight, por outro lado, todos esses problemas são eliminados. Isso porque a plataforma sincronizada com a solução de automação de vendas ou trade marketing garante que as informações coletadas em campo sejam acessadas com facilidade, economizando horas de esforço manual.

O que o DashBoard de gestão oferece?

Obter informações precisas, atualizadas e relevantes com poucos cliques é um divisor de águas para quem trabalha diretamente com análise de dados. Esta tecnologia confere uma visão melhor de seu negócio, da sua equipe de campo e de seus clientes utilizando modelos de relatórios nativos ou pode ser integrada a outras ferramentas de Business Intelligence (BI) como Tableau, Quick Sight, Power B.I. etc.

DashBoard para industrias
Tela da solução de Dashboard de gestão da REsight.

Relatórios completos

Com a plataforma é possível elaborar e extrair relatórios em modelos preexistentes ou customizados, caso as opções disponíveis não atendam exatamente a sua necessidade. Graças a esta funcionalidade, você consegue ter melhores insights para que, assim, trace estratégias com mais segurança e eficiência.

No caso do gestor de trade marketing, ter acesso rápido a dados complexos irá ajudar-lhe, por exemplo, a criar uma experiência de compra personalizada, a disponibilizar ofertas e promoções que sejam aderentes ao ponto de venda, melhorar as estratégias de merchandising, e muito mais. Já para o gestor de força de vendas o controle descontos aplicados, ticket médio, mix de produtos ou margem de contribuição, são alguns dos painéis possíveis em uma operação.

KPI para indústrias

No mercado de bens e consumo, em que a concorrência é ampla e veloz, uma simples perda de timing pode significar deixar de ganhar milhares (ou milhões) de reais. Por isso, demorar para obter informações relevantes para uma ação é contraproducente e decisivo no que diz respeito ao crescimento e à lucratividade da empresa.

Insistir em planilhas e ferramentas que não oferecem dados completos (e que, muitas vezes, são de difícil manuseio) é ir na contramão. Tendo em vista esse cenário, é seguro dizer que o DashBoard de gestão é totalmente o oposto, pois traz análises completas rapidamente e, portanto, reduz drasticamente o tempo de estruturação de estratégias.

Visualização de dados

No mesmo DashBoard de gestão é possível obter e mensurar dados de qualquer nível de segurança, inclusive os confidenciais. Isso porque você pode definir o tipo de perfil de acesso para cada colaborador que irá utilizá-la, limitando, assim, a visualização dos dados de acordo com as diretrizes da empresa.

Acessibilidade

Os dados podem ser acessados igualmente de qualquer dispositivo. Ou seja: você pode olhá-los no carro ou no aeroporto, por meio do celular, ou em sua estação de trabalho pelo computador.

Como obter bons relatórios?

Por mais que o DashBoard de gestão seja uma plataforma completa e fácil para a obtenção de bons relatórios gerenciais, o fator humano é igualmente importante para que a ferramenta seja utilizada da forma mais estratégica e assertiva possível.

Para obter um bom relatório não há regras e, tampouco, um jeito “certo” ou “errado” – até porque cada empresa, área ou segmento as tem suas particularidades. Então não há fórmula exata.

Porém, existem três ponto-chave que deverão ser levados em consideração no momento que for extrair algum dado: o objetivo, o conteúdo e o formato.

Objetivo

O primeiro (o objetivo) diz respeito ao que você quer apresentar. Por exemplo, se a intenção for obter um relatório de presença em PDVs, quais informações são primordiais? Haverá separação por produto? Qual é o período abarcado? Haverá divisão regional? Para definir isso, você precisará pensar em quem irá ver esse relatório e quais informações são relevantes para essa pessoa, equipe ou para esse cliente.

Conteúdo

Falando nisso, este é outro ponto importante: o conteúdo. Para definir o que pode ser colocado e o que é desnecessário numa apresentação, basta pensar: “o que eu gostaria de saber se eu estivesse do outro lado?”. Aqui o foco é trabalhar a objetividade do seu relatório, evite métricas de vaidade.

Formato

Por fim, e não menos importante, temos o formato. A cereja do bolo. Afinal, de nada adianta ter um relatório rico, mas com informações mal organizadas. E se você pensa que, para isso, é preciso ter grandes conhecimentos de design, está enganado. É claro que quanto mais recursos (como um infográfico, por exemplo) que tragam dinamismo à apresentação você puder inserir, melhor, mas não ache que o fato de não ter grandes habilidades nisso (ou não ter alguém que possa fazer isso para você) impedirá que construa um bom material.

Num momento em que tudo acontece de forma mais rápida e que outros players no mercado não param de surgir, perder tempo elaborando relatórios ou cruzando informações – muitas vezes sem a certeza de estarem corretos – é algo praticamente em extinção no mundo dos negócios. Para tornar a sua empresa ainda mais competitiva e para fazê-la crescer ainda mais, conheça o DashBoard de Gestão REsignt agora mesmo.

Você também pode gostar

Fale Conosco

Siga-nos

A Resight é a solução mais completa de execução e monitoramento de varejo do mercado.

Pertence ao grupo Experity, uma empresa criada para inspirar relações duradouras por meio da tecnologia.

Fale Conosco

Telefone
(11) 3787.0400
segunda a sexta, das 9h às 18h
(exceto feriados nacionais)

Endereço
Av. Doutor Chucri Zaidan 1550 – cj. 2503
CEP: 04711-130 – São Paulo – SP

Copyright © 2021 – Todos os direitos reservados