Sempre falamos por aqui sobre o quão fundamental é garantir uma boa presença nos PDVs – Entretanto, além da disposição das mercadorias nas gôndolas e ilhas, fazem parte do posicionamento de produtos os MPDVs, ou materiais de ponto de venda.

Eles são muito importantes ou, até mesmo, decisivos na hora da compra ou da divulgação da mercadoria. Isso porque, com os MPDVs,  a marca consegue captar ainda mais a atenção do shopper por meio da comunicação visual, o que acaba aumentando as chances de venda desses produtos que estão em destaque.

Além disso, esses materiais podem servir como um local a mais para colocar informações, destacar diferenciais ou reforçar alguma promoção que esteja acontecendo em torno do item.

Para que entenda mais sobre o que é MPDV, sua importância para o merchandising e para as vendas e como é feita a gestão e avaliação dos resultados, acompanhe este artigo até o final.

O que é MPDV?

O MPDV é, nada mais, nada menos, do que uma sigla para material de ponto de venda. Ou seja: é o material gráfico (ou ação) utilizado para fazer a comunicação visual entre o produto/marca e consumidor. São considerados MPDVs:

  • Os displays para pontos-extras e/ou disposição de produtos na gôndola,
  • adesivos de chão,
  • banners,
  • faixas de gôndola,
  • cartazes,
  • móbiles,
  • stoppers,
  • wobblers e,
  • até mesmo, balcões de degustação, freezers e geladeiras. 

A importância do MPDV

Dada a importância da comunicação visual para se estabelecer uma aproximação maior da marca com o cliente, apropriar-se de artifícios que elevam a quantidade e a qualidade dessas interações no PDV é essencial para que o seu produto tenha destaque no PDV. 

E resultado disso é positivo: por meio dessas iniciativas, você consegue potencializar as ações e estratégias de trade marketing de um produto ou da marca de forma geral.

Principais dúvidas sobre o MPDV

1 – Como fazer o controle dos materiais de ponto de venda?

Como falamos anteriormente, existem vários tipos de MPDVs, então a forma que é feito este controle pode variar de acordo com o tipo do material: enquanto há aqueles mais leves, como banners e wobblers (feitos em gráficas e de materiais descartáveis), há outros mais estruturados e caros, como os freezers, geladeiras e, até mesmo, displays digitais – como totens com televisões ou tablets, por exemplo. 

Sendo assim, os MPDVs, mais leves e “simples” geralmente só precisam ser entregues e instalados nos PDVs, sem a necessidade de manutenção (salvo exceções) contínua. Portanto, não há um controle tão incisivo. 

Em contrapartida, os materiais pesados demandam um controle maior, o qual é, também, feito de forma mais efetiva. Normalmente, essa gestão é realizada por meio de planilhas, números de série e outros registros..

Como calcular o ROI desses materiais?

É bastante complicado relacionar o MPDV com o ROI. Pois normalmente o retorno de investimento geralmente é calculado quando avaliamos a estratégia de trade marketing completa, e não só as ações com os materiais de ponto de venda.

Mas não é algo impossível , para que se consiga entender esse tipo de dado é necessário cruzar algumas informações, avaliando a performance do PDV antes da inserção do material promocional, por exemplo.

 Como planejar as quantidades?

Produzir MPDVs demanda gastos por parte da empresa, por isso é importante que as quantidades necessárias de materiais sejam calculadas com precisão, evitando desperdícios.

Afinal, esses materiais, quando comprados em grande quantidade, tornam-se um alto investimento para a empresa, então é necessário se atentar muito nisso.

A recomendação é sempre trabalhar com um percentual de extravio, considerar a sazonalidade e os locais onde os materiais serão expostos. 

Como podemos melhorar a gestão de materiais?

Uma das formas de gerir esses materiais de forma efetiva e, de fato, controlá-los, é garantir que as informações colhidas nos PDVs sejam devidamente registradas pelos promotores e monitoradas pelos gestores de trade marketing.

Existem diversas formas de se fazer esse controle. Porém, considerando que os profissionais passam grande parte do tempo em campo – ou seja, fora da empresa –, aderir a tecnologias que armazenem essas informações em tempo real e que permitam que esses dados possam ser acessados e qualquer lugar torna esse processo muito mais eficiente e simples.

Qual tecnologia é ideal para se fazer essa gestão?

Como abordamos anteriormente, é altamente recomendada a utilização de tecnologias para fazer a gestão e controle dos MPDVs.

Uma plataforma que pode ser um braço direito nesta tarefa, bem como em todas as outras demandas do time de trade marketing, é o app de Trade Marketing, da REsight, empresa brasileira especializada em execução e monitoramento de varejo para indústrias e agências.

Por meio desse sistema, tanto o promotor quanto a gestão terão uma visão completa do desempenho da marca no PDV, inclusive do andamento de campanhas, promoções, ativos e registro de MPDVs conquistados – possibilitando, também, a organização de  solicitações de reparo, instalação e gestão de contratos.

Coletando os resultados de MPDV

Agora que você já conhece a importância de implementar os MPDVs e a sua colaboração no aumento das vendas, é preciso acompanhar e avaliar os resultados de toda essas ações.

Com o app de Trade Marketing da REsight seu promotor conta com diversas funções que irão facilitar desde uma execução de presença, ruptura, participação, aplicação do planograma e performance da concorrência e até o registro de ações como MPDV, ponto extra, preço, promoções, pesquisas de campo e muito mais.

Por meio desses dados precisos e atualizados, será possível ter certeza da efetividade da estratégia de trade marketing que está sendo executada. Se os números não forem positivos, bastará mudar o plano de ação, que pode ser desde considerar outros tipos de materiais para essa ação até posicionar os produtos de outra forma nas gôndolas – ou, até mesmo, pensar em PDVs que possam ser mais estratégicos para essa ação.

Enfim, as possibilidades são inúmeras quando se há organização, informações qualificadas, uma equipe bem gerida e equipada e, claro, tecnologias que operacionalizam e tornem tudo isso possível. 

Para conhecer mais sobre o app de Trade Marketing e conferir todas as contribuições que ele pode dar ao seu time, acesse o nosso site e conheça a nossa plataforma completa de trade marketing.

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