Seja você varejista, da indústria ou apenas um consumidor, em algum momento essa ferramenta tão poderosa do marketing já chegou a você. Conheça tudo o que você precisa saber sobre o merchandising.

Em meio a tantos padrões, desde os layouts de lojas e até alguns produtos, a principal forma de se destacar ainda é chamando a atenção do shopper.  Neste artigo você vai aprender o que é merchandising, quais são os tipos mais comuns, suas vantagens e desvantagens.

A origem do merchandising

As vendas não ocorrem apenas da vontade de comprar das pessoas. Depois de 1930, quando o conceito de merchandising ganhou destaque nos estados unidos, virou uma importante ferramenta de impulsionamento de vendas.

A mudança nasceu com uma simples ideia. Os lojistas, a princípio decidiram investir nas vitrines das lojas decorando-as.

O objetivo de chamar mais atenção aos seus produtos deu certo. As vendas cresceram, mas como tudo muda, atualmente, apenas mudar a luz da vitrine ou decorá-las pode ser pouco no momento de competir com as inúmeras ferramentas à disposição do merchandising hoje.

O que é o merchandising?

Está entre as técnicas de trade marketing que visa gerar destaque ao produto disponível em seu ponto de venda em condições competitivas. Ele não foca apenas no fator ‘exposição’, pois ao mesmo tempo em que gera destaque no pdv promove a movimentação no estoque.

Muitos pensam que o merchandising trata apenas de gerar destaque e vender mais. Mas vai além, o varejista também lucra pelo fato de conseguir rotacionar os produtos estocados.

Com o giro dos produtos no pdv as perdas por validade são minimizadas. Afinal o ele visa colocar o produto certo, na medida certa, com o melhor preço, no momento mais oportuno.

A exposição correta de produtos aliada à apresentação visual alinhada são esforços que buscam a valorização do produto pensando no shopper.

Estas são técnicas de merchandising são indispensáveis para garantir que esteja forte e seja bem sucedido em sua meta de gerar mais lucro.

Tipos de merchandising

Com a evolução do conceito de merchandising foram surgindo opções diversas para utilizar essa ferramenta no marketing.

E caso você pense que há apenas uma forma de promover os seus produtos, agora mostraremos os principais tipos de merchandising na hora de alavancar suas vendas.

Merchandising editorial ou product placement:

Mais inserido no nosso dia do que imaginamos, esse tipo aparece em programas de televisão, vídeos na internet, nas famosas séries, e em diversos filmes.

Quem nunca viu um smatphone famoso durante um filme norte-americano? Ou a marca de um refrigerante estampada em outdoors, isso tudo não é por acaso. Envolve muito dinheiro e faz muito efeito nas vendas.

Merchandising editorial ou product placement
Fonte: Youtube Anitta

O uso de digital influencers tem ganhado muita relevância nos últimos anos. Seja em vídeos do youtube ou em anúncios por pessoas em seus perfis no instagram, estas pessoas alavancam marcas e produtos, muitas vezes, por acordos ou preços bem menores pela divulgação que os meios tradicionais como televisão.

Merchandising de sedução:

Imagine um encontro com aquela pessoa que você conheceu pela internet. Tudo vale na hora causar a melhor primeira impressão: cheiro, visual, até mesmo adquirir uma postura mais adequada para a ocasião específica.

O ponto de venda deve estar preparado, pois deve causar o tipo de sensação no shopper que o tornará um cliente fiel. Afinal, a primeira impressão é a que fica.

Investir em uma luz ambiente, colocar música agradável, proporcionar experiências que trabalhem com os sentidos humanos é importante. Embora o maior destaque seja dado à visão, investir no olfato, audição, e até mesmo no paladar e tato podem ser o diferencial.

Merchandising de sedução:
Merchandising de sedução:: técnica olfativa

Este nome tem seu motivo. Se deseja escolher esse tipo de merchandising, lembre-se que o tempo todo o pdv estará passando por encontros e que a forma como é apresentado influencia demais as vendas no local.

Visual merchandising

O visual merchandising busca arrebatar o cliente “à primeira vista”. Deve ser elaborado de forma que transmita o que o cliente está buscando através de uma campanha visual. Alguns pontos merecem destaques na hora de organizar esse merchandising:

  • Vitrines externas ou internas;
  • Interior do pdv: o que inclui a iluminação, sonorização e provadores;
  • Aparência da equipe de campo: no sentido de uniformização e recepção oferecida.

Atenção com as sacolas, caixas, e demais elementos presentes na experiência de compra do cliente, esses também podem ser enquadrados no visual merchandising.

Merchandising do ponto de venda

Este é o merchandising que busca chamar a atenção do cliente para a marca por meios que não demandam tanto investimento fora do pdv.

Ilha Promocional
Ilha Promocional

O uso de promoções, o destaque de um item na gôndola, placas na prateleira ou adesivos no chão. Essas técnicas de merchandising visam atrair o cliente quando ele já está no pdv ou próximo dele. Cartazes na entrada do pdv podem ser eficazes, como ocorrem em supermercados, por exemplo.

👉 O que é um ponto extra no PDV e como conquistá-lo?

Além desses exemplos de merchandising citados ainda existem outras formas disponíveis para que o merchandising seja realizado.

Vantagens e desvantagens

É evidente que o merchandising bem elaborado destacará muito bem a marca, produto ou pdv. Outra vantagem é o giro que causa nos produtos que estão no pdv. Isso minimiza perdas em estoque e pode abranger um número maior de cliente, pois junto com marcas e produtos estão atrelados preço e qualidade.

A desvantagem é que essa estratégia não garante 100% a venda do produto, é possível que haja um investimento sem o retorno esperado.

Porém, para minimizar as chances de erro durante o merchandising no ponto de venda é necessário acompanhá-lo de perto e ajustar elementos necessário. Mas se você não sabe como fazer isso, a resposta está atrás dessa pergunta: como monitorar as ações de merchandising no varejo?

Gostou de aprender compreender o que é o merchandising e os benefícios que essa estratégia pode trazer para a sua empresa? Não pare a leitura por aqui, leia também o nosso texto sobre como monitorar suas ações de merchandising e compreenda mais como ser um sucesso de vendas.

 

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