Não é segredo para ninguém que utilizar recursos tecnológicos, além da internet e ferramentas básicas (como e-mail e aplicativos de conversa instantânea), é uma necessidade na rotina das empresas. E isso inclui a gestão de força de vendas, seja pelas indústrias ou agências.

Estando na posição de liderar uma equipe que é crucial para a saúde dos negócios e que passa grande parte em visitas a clientes, o uso de um equipamento de automação de força de vendas, permite que o gestor acompanhe a sua área de forma minuciosa.. 

Para se ter um conhecimento do que este tipo de tecnologia pode agregar, trouxemos uma lista de 10 benefícios que mostram o quanto ela é necessária para o dia a dia da liderança da área de vendas.

Gestão de força de vendas: 10 vantagens da tecnologia

1 – Análise para gestão de descontos 

O objetivo do representante de vendas é vender mais e o do cliente comprar mais por menos. É  a regra de todo e qualquer negócio. Para que haja um meio-termo que agrade ambos os lados, os descontos são uma peça-chave. Por mais que às vezes, exista uma pequena diminuição na lucratividade, essa é uma perda que gera ganhos a longo prazo, pois é uma forma de potencializar uma relação de fidelidade.

No entanto, é preciso utilizar os descontos com sabedoria. Por mais que exista um briefing que vem da gerência da equipe, o qual define o teto para a concessão de descontos, existe a possibilidade de o vendedor (sobretudo se não tive tanta bagagem na área) se amedrontar com a pressão do cliente e insistir por um desconto maior do que o combinado, o que pode não só trazer um prejuízo para a companhia, mas causar um constrangimento para o gestor.

Quando equipada com uma ferramenta de automação, as chances de isso acontecer com o time são reduzidas drasticamente: existe a possibilidade de criar modelos pré-definidos com o máximo de desconto que pode ser oferecido, com flexibilidade na precificação. Com estes dados em mãos, o vendedor poderá visualizar exatamente o impacto de suas decisões e ter mais autonomia para negociar de forma segura e benéfica para os negócios.

2 – Relatórios sempre disponíveis

Com um sistema automatizado e integrado, todas as informações sobre os seus canais de venda seja ele o App do Representante, Portal B2b, Televendas ou Chatbot são apresentados em tempo real ao gestor, garantindo uma melhor visibilidade sobre o andamento dos negócios. 

Qualquer dado pertinente à área pode ser inserido com facilidade na plataforma, o que é uma grande vantagem diante da necessidade de apresentar um relatório solicitado de última hora ou, claro, para evitar erros na hora de comissionar a equipe. Além dessa praticidade, vale levar em conta o tempo economizado na manutenção e elaboração de planilhas, documentos e apresentações em slides que, além de serem ferramentas de mais difícil manuseio, não garantem o mesmo  nível de precisão de uma que é própria para isso.

3 – Cálculo complexos automatizados

Assim como os relatórios de venda, cálculos necessários para o andamento dos negócios também podem ser feitos em instantes e sem risco de erros. A partir dos dados inseridos na plataforma, é possível obter os números de margem de lucro, precificação e outros resultados de cada cliente, produto, canal ou membro da equipe de vendas, sem a necessidade de perder o tempo que seria gasto para fazer tudo isso na “unha”. 

4 – Melhores roteiros de visitas e carteiras para o time de vendas

Um dos grandes desafios do gestor é traçar rotas e carteiras que sejam mais econômicas, tanto em tempo quanto em dinheiro. Com trajetos bem definidos, sem “voltas” desnecessárias, o vendedor faz suas visitas gastando menos com combustível ou transporte e dispensando menos tempo em campo.

Porém, fazer estes planejamentos com precisão não é simples sem o apoio de um sistema de roteirização. Essa tecnologia permite, além da elaboração das rotas com inteligência, o acompanhamento em tempo real da equipe em campo, de forma que o líder terá controle de onde cada integrante de seu time está no momento.

Caso haja a necessidade de acrescentar uma visita que surgiu de última hora, o representante pode inserir manualmente sem problemas.

5 – Equipe padronizada

Com modelos de concessão de descontos, metas e ordem de visitas a clientes pré-definidos pelo gestor, mais fácil é de ter visibilidade da execução das estratégias elaboradas, pois todo o time será guiado por um sistema que, por sua vez, está adequado a elas. Além de garantir que os vendedores sigam as diretrizes estipuladas uniformemente, esta é uma forma de manter a equipe próxima da cultura organizacional.

6 – Diminuição de retrabalho

Se há algo que frustra todo e qualquer profissional é o retrabalho e é claro que os gestores não são exceção. Refazer estratégias que não deram certo por erro de percepção é normal e faz parte da rotina. O drama é maior contudo é quando existe a necessidade de refazer cálculos, projetos e relatórios por conta de dados incorretos ou desatualizados, por exemplo.

Com o sistemas de gestão e força de vendas automatizado, as chances de esse tipo de estresse acontecer são praticamente nulas, pois os vendedores podem inserir as informações facilmente no próprio momento da venda e, com isso, todos os cálculos e relatórios são elaborados no próprio aplicativo. 

7 – Melhor gestão do time de vendas

Por meio deste tipo de tecnologia é possível acompanhar a rotina da equipe de uma forma muito mais próxima, dando-lhe mais propriedade para coordenar os vendedores e orientá-los da melhor forma possível. Assim, o gestor consegue controlar as comissões de cada, áreas atendidas, visitas realizadas, descontos concedidos, números de vendas e muito mais.

9 – Visão dos resultados mais completa

Conforme já mencionado anteriormente, os sistemas de gestão de força de vendas permitem que o líder tenha em mãos dados atualizados e corretos. Com isso, não há a necessidade de esperar que a equipe inteira forneça as informações coletadas em campo para atualizar gráficos e planilhas: assim que inseridas no sistema de gestão, tudo é recalculado automaticamente, garantindo que o gestor tenha sempre em mãos os dados mais precisos do negócio.

10 – Melhor elaboração de estratégias

Com dados de vendas obtidos em tempo real, relatórios extraídos em segundos, roteirização automatizada e modelos de descontos pré-definidos (diminuindo ligações por parte dos vendedores), sobra muito mais tempo para a gestão se dedicar às tarefas mais estratégicas e assim elaborar planos de vendas com mais assertividade e embasamento. Além da melhora na rotina do gestor, isso no final das contas representa o aumento das vendas e a melhora da saúde dos negócios.

Qual sistema de gestão de força de vendas devo escolher?

Se você já percebeu que a automatização de processos é necessária e até mesmo, um caminho sem volta, chegou a hora de escolher o melhor sistema para a sua empresa.

A REsight, no caso, conta com um sistema de automação de força de vendas completo, que agrega todos esses benefícios mencionados à rotina do time de vendas. Por meio dessa tecnologia o representante consegue acessar todas as informações de seus clientes utilizando apenas um celular ou tablet, fazer melhor sugestão de pedidos com base em machine learning, ter autonomia para oferecer descontos sem fugir da margem estipulada e ajustar prazos de entrega e condições de pagamento de acordo com a necessidade do cliente. 

Falando em cliente, ele também desfruta de benefícios: além de conseguir fazer os pedidos por meio de um canal de Televendas e/ou WhatsApp com as mesmas condições comerciais, ele também pode explorar seus produtos, acompanhar andamento de entregas, solicitar orçamentos e fazer pedidos 24h por dia no portal B2B.

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