Quer mudar sua carreira ou crescer como um gerente de trade marketing? Seja qual for o motivo, o primeiro passo é entender quais são as formações desse tipo de profissional, suas atribuições e responsabilidades e as melhores tecnologias para ajudar neste trabalho.

O que faz um gerente de trade marketing?

O gerente de trade marketing é responsável por desenvolver e executar a estratégia de trade marketing da marca para atingir os objetivos de negócios definidos (KPIs) com a equipe da marca.

Além disso, ele deve garantir o desenvolvimento e execução da gestão de trade de maneira adequada para aumentar a visibilidade da marca no PDV e em outros touchpoints com o consumidor.

Descrição do cargo

Os gerentes de trade marketing estruturam estratégias para gerar interesse em seus produtos e criam demanda pelos produtos em atacadistas e organizações de varejo.

Eles se concentram no desenvolvimento e supervisão das atividades de marketing e na concepção de planos exclusivos para produtos individuais. Eles são profissionais criativos com excelentes habilidades analíticas e de comunicação.

Além disso, esse profissional elabora ações para consumidores finais, além de ter voz ativa nas campanhas de incentivo de vendas, distribuição de brindes e materiais de merchandising.

Essa pessoa também é responsável por gerir o orçamento, cuidar das negociações com varejistas e estuda tendências de mercado para evoluir os negócios.

A formação de gerente de trade marketing

Hoje, não existe uma formação acadêmica específica para quem deseja se tornar um gerente de trade. Porém, existem alguns cursos sobre o assunto, principalmente em faculdades de comunicação e marketing., mas vale notar que eles não são pré-requisitos para atuação no setor.

Na maioria das empresas com uma área de trade, ele é executado por profissionais vindos das áreas de Marketing ou Vendas, pessoas com formações totalmente distintas.

Com isso, a formação dos profissionais impacta na forma como a empresa atua no trade e no seu segmento: Os de origem no Marketing costumam focar nas execuções do PDV, enquanto os de vivência comercial tendem a olhar mais para o lado financeiro da estratégia.

Responsabilidades de um gerente de trade marketing

Para ser um bom gerente de trade marketing, é importante combinar várias habilidades de diversas áreas que formarão um profissional completo. Entre elas:

Visão holística (360 graus)

À medida em que os negócios ganham complexidade em um mundo cada vez mais dinâmico, é importante que o gerente de trade marketing seja não só um especialista na sua área, mas também que consiga entender a atuação dos outros departamentos, para ajudar a criar estratégias cada vez mais integradas.

Liderança e capacidade de comunicação

Saber se comunicar bem é uma habilidade básica, pois se o profissional não consegue interagir com os outros, não consegue apoio para suas ideias. Para nos relacionarmos com as pessoas, devemos primeiro entender suas perspectivas e expectativas para gerar uma comunicação eficaz.

Entender de tecnologias

Com a revolução digital, o trade marketing passou a ir muito além do PDV físico. É preciso cada vez mais considerar o papel do digital nas compras, utilizando a tecnologia para agregar valor à jornada.

Além disso, novas tecnologias como realidade aumentada, internet das coisas (IoT), impressão 3D e outras estão mudando o mundo do varejo, e é importante estar preparado.

Capacidade analítica

Essa capacidade é essencial, pois o trabalho depende da capacidade de observar oportunidades, além de pesquisar muito sobre o comportamento do consumidor, para aproximar a marca do cliente.

Não existe uma fórmula mágica para a prática e aprendizagem dessa habilidade, mas ela pode ser treinada com leitura e aprendizado de diversos tópicos.

Vagas de gerente de trade marketing

O trade marketing no Brasil vem ganhando força. Por isso, é importante estar de olho nas vagas dessa área. Em geral, os salários de um gerente de trade marketing são muito competitivos.

A REsight é parceira de empresa de trade marketing que oferecem boas oportunidades para você ficar de olho:

Como a REsight pode ajudar?

Além de contarmos com várias parcerias, a REsight possui uma solução completa de trade marketing que ajuda desde o analista no acompanhamento de suas ações e promotores lá no ponto de venda até a gerencia, com a possbilidade de acompanhar os dados das execuções de varejo em tempo real.

Conheça mais sobre a solução de trade marketing da REsight.

Você também pode gostar

Fale Conosco

Siga-nos

A REsight que integra o grupo Experity, parte da Accenture Interactive, é a solução mais completa de execução e monitoramento de varejo do mercado. tecnologia.

Fale Conosco

Telefone
(11) 3787.0400
segunda a sexta, das 9h às 18h
(exceto feriados nacionais)

Endereço
Av. Doutor Chucri Zaidan 1550 – cj. 2503
CEP: 04711-130 – São Paulo – SP

Copyright © 2021 – Todos os direitos reservados