Força de vendas ou equipe de vendas? Por mais que pareçam sinônimos, os dois termos trazem em si diferenças de significado e atuação. Afinal, estamos falando de um trabalho a ser desempenhado e o modo como ele é feito influencia diretamente no resultado obtido.

A equipe de vendas é aquela responsável por apresentar o produto ao cliente em potencial ou oferecer atendimento àquele que já faz parte da carteira do negócio. Mas qual é o diferencial da força de vendas em comparação a ela? Vamos descobrir!

O que é força de vendas?

Força de vendas é o grupo de profissionais ou canais que focam no relacionamento com o cliente, elaborando estratégias e soluções que atendam às suas necessidades. Na prática, não são profissionais focados apenas em bater metas e aumentar a média de vendas, mas de construir processos de relacionamento duradouros e positivos, neste caso, com os varejistas.

Mais do que se mostrar um especialista no produto ou serviço vendido pela empresa, a força de vendas cria valor para a marca. E isto é feito criando um impacto positivo no cliente, resolvendo problemas em vez de causá-los.

Sim, muitas vezes a tarefa exige que o profissional seja um facilitador. Cabe até compartilhar estratégias de melhoria com o cliente, para que ele tenha mais lucro com o produto do seu negócio.

Vale lembrar, este trabalho pode ser feito tanto pela internet ou telefone, quanto no ponto de vendas (PDV) de forma presencial. E com o auxílio da tecnologia este processo fica mais fácil.

4 – Principais canais de força de vendas

Para alcançar os seus objetivos e atender as necessidades de cada varejista o ideal é contar com o apoio de outros canais de força de vendas, que podem trazer grandes vantagens para o negócio em curto, médio e longo prazo.

As plataformas só precisam ser bem elaboradas e com a possibilidade de ajustes de acordo com a necessidade do negócio.

Para isso, precisamos entender que a força de venda pode ser dividida em duas atuações: a interna e a externa. Esta diferença afeta os principais canais utilizados por cada um. Mas estes, em geral, são:

  1. App para o representante ou promotor de vendas,
  2. Portal B2B,
  3. Televendas, e
  4. Chatbot com WhatsApp.

1 – App para o representante ou promotor de vendas

Um aplicativo de força de vendas pode ajudar a indústria e agências a gerir as equipes de campo, proporcionando uma série de suas vantagens: como facilitar o acompanhamento dos PDVs atendidos, mix de produtos, descontos aplicados e muito mais. Dando uma visão geral do cenário a ser trabalhado e o repasse de informações em tempo real.

aplicativo para representante de vendas é repleto de informações, contando inclusive com o histórico de pedidos do cliente, as entregas feitas e pendentes, as últimas atualizações ocorridas e também por meio da tecnologia de machine learning mostra uma lista de produtos sugeridos tendo como base o consumo local e perfil do PDV.

Este acesso pode ser realizado pelo dispositivo móvel (tablet ou smartphone) com ou sem acesso à internet. Após a conclusão das visitas, assim que reconectado, os dados coletados em campo são automaticamente enviados a um painel de gestão que os transforma em gráficos, dando uma visão completa e de fácil entendimento para a gestão.

2 – Portal B2B

A expressão B2B é uma abreviação de “business to business” ou, em tradução livre, “empresa para empresa”. Trata-se de uma plataforma que atua como um e-commerce focada na venda entre CNPJs. Em geral, esta relação é entre a indústria e o varejo.

Esta opção de um portal b2b é interessante tanto para indústrias – que conseguem quebrar barreiras geográficas, quanto para os varejistas, pois terão mais liberdade para fazer seus pedidos fora do horário comercial.

Ao fornecer esta possibilidade ao cliente, a empresa pode conseguir melhorar a relação com o PDV, já que a flexibilização de horário é importante para ele. Proporcionando novas ferramentas, a indústria consegue atender a diferentes necessidades de cada cliente.

Outra vantagem está no fato de este recurso funcionar como um portfólio dos produtos da empresa. Assim o cliente pode visualizar opções que talvez ele não tenha notado antes. Além da possibilidade de acompanhamento do status das entregas, por exemplo.

3 – Televendas

As vendas por telefone ainda são uma opção bastante utilizada pelos PDVs ao fazerem seus pedidos de compras para reposição de mercadorias. Também é uma das formas escolhidas por ser possível tirar dúvidas em tempo real. Algo que nem sempre é possível no Portal B2B. por exemplo.

Isso porque com a integração dos canais de vendas, os atendentes conseguem conferir preços, pedir desconto além ter acesso a promoções e oferecer novos produtos que possam ser do varejista.

Assim, por meio das televendas as ações serão mais rápidas, práticas e eficientes.

4 – Chatbot com WhatsApp

É possível ainda utilizar um chatbot integrado com WhatsApp para atender os PDVs por meio de mensagens automáticas e amigáveis, tornando a experiência de compra do cliente confortável, prática e intuitiva. Podendo ser direcionada a um vendedor caso ele sinta esta necessidade.

Pedidos por whatsApp
Tela da solução de Força de Vendas da REsight – Chatbot integrado com WhatsApp

Software para automação da força de vendas?

A REsight te ajuda a vender mais e proporciona melhor experiência e compromisso com o varejista. Além do aplicativo para smartphone, que funciona mesmo sem acesso à internet, a solução conta também com os canais televendas, Portal B2B e até mesmo pedidos por WhatsApp integrados com chatbot.

Por meio de uma plataforma completa para gestão de força de vendas é possível definir políticas comerciais, ter melhor controle de descontos, melhorando o seu mix e margem de contribuição. Conheça agora a plataforma de força de vendas.

E se você tem alguma dúvida sobre o assunto, conte nos comentários que nossa equipe entrará em contato para saná-las.

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