O uso de etiqueta de preço é fundamental em qualquer ponto de venda (PDV). Nele, constam tanto as informações sobre o valor do que é oferecido quando a tipificação do item correspondente (sabor, aroma, tamanho, etc.) para que não haja dúvida sobre ao que ele se refere.

Então, pensar em etiqueta de preço é pensar em precisão e simplicidade. Quanto mais fácil for para o shopper fazer sua compra, mais eficiente a ferramenta é.

Há um motivo pelo qual as etiquetas tradicionais de preço seguem uma padronização, onde o fundo é branco ou de uma cor clara com as informações em preto: para facilitar a leitura.

Por isso, seu uso adequado é parte importante da construção de uma loja perfeita, cujo objetivo é oferecer a melhor experiência possível ao shopper, muitas vezes tornando este o seu diferencial competitivo.

O que é etiqueta de preço

Etiqueta de preço é o local no qual é informado o valor de determinado produto, bem como as características necessárias para se certificar que o item é realmente aquele. Ele serve para facilitar a escolha dos shoppers e garantir que os artigos escolhidos cabem no seu orçamento.

Tipo de etiqueta de preço

Apesar de estarmos mais acostumados com as tradicionais etiquetas de preços em papel com fundo amarelo ou branco, existem novas opções sendo utilizadas no mercado.

Cabe ao lojista escolher qual se adequa a determinado setor e como aplica-la de forma eficiente. Mas é importante entender como cada uma funciona:

Papel – a mais tradicional de todas

Esta etiqueta costuma ser colocada em um suporte plástico fixado ao PDV, com o preço e as demais informações relevantes sobre o produto ao qual se refere.

Como os preços sofrem constante alteração, a sua atualização precisa ser feita com frequência e, com isso, gera custo ao lojista. Por isso, é preciso pesquisar diferentes orçamentos em gráficas para que os valores não sejam altos demais.

Adesivo – mais completa

Também de papel, esta opção vem com uma cola que permite que sua fixação seja feita direto no PDV, sem auxílio de suporte. Seu material é mais resistente do que a opção anterior e seu formato permite o acréscimo de mais informações, como um código de barra.

Digital ou eletrônica – a novidade

Menos comum do que as anteriores, mas muito mais prática, esta versão de etiqueta traz uma grande vantagem: durabilidade e eficiência.

Não é preciso trocar a etiqueta a cada variação de preço, basta fazer a atualização no sistema. Além disso, ela é mais atrativa, do ponto de vista estético, e contribui para a beleza do estabelecimento em si.

Por que é a etiqueta de preço é importante?

Mais do que apenas mostrar o preço de um produto, a etiquetagem pode ser uma aliada da indústria e do seu time de trade marketing. Afinal, do que adianta oferecer o melhor preço entre seus concorrentes se o consumidor não sabe disso?

Além disso, a ausência desta informação no PDV pode fazer com que o shopper desista de adquirir o seu produto e passe para o concorrente, que está precificado, ainda que ele saiba a média do valor da sua opção por já ser um comprador recorrente.

Isso porque em épocas de inflação instável e aumento frequente dos preços, não dá para garantir que o valor anterior não sofreu alteração.

E quem nunca deixou de levar um produto por não encontrar o preço ou por ter confundido com algum outro item mais barato e ter levado um susto ao chegar no caixa? Para evitar o constrangimento, muitos optam por levar a opção de valor mais segura.

E isto ocorre ainda que na loja haja um sistema de consulta de preços que funcione (é bem comum encontrar estes equipamentos quebrados ou sem sistema).

O motivo é que se não houver um deles perto, ele provavelmente não quer ter que voltar para um corredor anterior e quebrar seu ritmo de compra. Ou tem medo de esquecer de fazer a consulta e seguir com o produto no carrinho direto para o caixa.

As razões para a desistência na compra são várias. Por isso, deixar a informação clara e de fácil acesso é fundamental.

Cuidado com a organização

É comum que os produtos sejam trocados de uma prateleira para outra em um supermercado, por exemplo. Nestas organizações, muitas vezes a etiqueta de preço fica para trás, sendo encontrada algumas prateleiras abaixo da qual o produto realmente está.

Desta forma, por mais que a etiqueta de preços exista, o acesso a ela pelo shopper se torna mais difícil entre tantas outras precificações encontradas na mesma área.

Caso isto ocorra, a equipe de campo pode orientar o gestor do PDV a ter este cuidado e reportar o problema em seu relatório de atividades, para que novas ocorrências sejam acompanhadas.

Tecnologia de monitoramento

A tecnologia pode ajudar – e muito – as equipes de campo a fazerem este trabalho de forma eficiente, rápida e segura, sem a necessidade de retrabalho. E nós podemos te ajudar na busca pela ferramenta adequada.

A REsight possui uma sua solução de trade marketing completa! Dentro dela, há uma solução moderna baseada em tecnologia de reconhecimento de imagem, criada especificamente para identificar se o produto está precificado ou não.

Para fazer o trabalho no PDV, basta que o promotor tire fotos dos produtos na gôndola e os envie para o sistema de reconhecimento de imagens da REsight.

Baseado em inteligência artificial, ele reconhecerá se etiquetas de preços estão colocadas, e, em seguida, preparará um relatório adequado para que o promotor  analise facilmente e faça os ajustes necessários.

Desta forma, ele economiza tempo, faz o trabalho de forma precisa e eficiente. Conheça nossas soluções de trade marketing que visam te ajudam a tornar seu trabalho cada vez mais eficiente!

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