Por muito tempo nos acostumamos a pensar que apenas o consumidor final poderia realizar compras online, as tradicionais vendas B2C. Porém, uma mudança cultural vem ganhando força entre as industrias e seus varejistas, por sua praticidade e disponibilidade, o famoso ecommerce b2b.

Podemos dizer que esse novo meio de contato não é apenas mais um canal de força de vendas oferecidos pela empresa aos seus clientes.  Mas sim, uma nova maneira de se relacionar e até mesmo alcançar locais onde seus representantes de vendas não conseguem se dedicar.

Confira o artigo que preparamos e conheça os benefícios dessa plataforma de vendas.

O que é o e-commerce?

O e-Commerce, também conhecido como Loja virtual, loja online, Portal B2B, comércio eletrônico nada mais é do que um site onde é permitido vender pela internet produtos ou serviços. Com disponibilidade de acesso seja por meio de um dispositivo móvel, smartphone, tablet ou computador, é possível a qualquer hora do dia e lugar realizar pedidos, fazer pagamentos e receber um prazo para o recebimento do produto.

Esta ferramenta representa uma grande vantagem para as indústrias, especialmente durante a pandemia de Covid-19, que tornou o contato pessoal mais complexo e arriscado.

Por isso, diversas empresas focadas em B2B que antes só atendiam seus clientes por meio de um representante optaram por esta estratégia de negócios.

Canal de venda com e-commerce

A adoção de um e-commerce B2B não significa automaticamente o fim ou a substituição dos outros canais de força de vendas, mas sim um aliado para potencializar suas estratégias.

Como funciona uma loja online B2B?

Montar um e-commerce para relações B2B é dispor de uma vitrine de produtos , que ofereça a mesma experiência de compra de uma pessoa física. Afinal, por trás desse CNPJ, há um CPF.

Uma plataforma de vendas online permite maior autonomia para o varejista, inclusive com a possibilidade de conhecer e analisar produtos com os quais ainda não trabalha.

Impacto do e-commerce no varejo

A busca por vendas online tem crescido entre as empresas varejistas. E isto ocorre por diversos motivos, como:

  • Praticidade,
  • Economia,
  • Flexibilidade,
  • Segurança, e
  • Modernização de estratégias.

Dados da Business-to-Business Online (B2BOL) mostram que os e-commerces B2B angariaram cerca de R$ 2,39 trilhões no Brasil apenas em 2019.

Em 2020, por causa da pandemia e necessidade de ajuste em suas estratégias, o ecommerce B2B cresceu 62%, segundo informações divulgadas pela Mckinsey & Company.

As previsões do mercado apontam que este hábito de compras deve se fortalecer ainda mais nos próximos anos, justamente pelas vantagens que ele representa para o setor de compras do varejo.

KPIs de eCommerce B2B

Assim como ocorre nas outras frentes de venda, o e-commerce B2B precisa ser trabalhado de forma estratégica.

E, para isso, é preciso ter em mente quais análises de resultados podem importantes para entender qual caminho seguir. Além de identificar problemas em potencial. E aqui entram os KPIs de e-commerce.

KPI são os principais indicadores utilizados para acompanhar o desempenho da sua loja virtual. Sendo os principais:

Taxa de retenção de clientes online

Este indicador, que mostra o tempo médio que o varejista permaneceu no site, permite ao gestor enxergar formas para melhorar a experiência de compras, a fim de otimizar suas vendas.

Isso porque se a este processo de compra online for muito difícil ou estranha para o usuário, ele procurará outras formas de adquirir o produto. Ou comprará do concorrente.

Percentual de visita de retorno

Este KPI, por sua vez, mostra se os varejistas que já visitaram o site anteriormente para conhecê-lo retornam para efetuar o pedido. Como se tratando de B2B o visitante é sempre um comprador em potencial, este dado é relevante para entender o comportamento do comprador.

Satisfação do cliente após a compra

É comum que as indústrias enviem para seus varejistas pesquisas de satisfação por e-mail. O objetivo é entender como foi a experiência para de compra e o que pode ser melhorado.

Afinal, ninguém melhor do que o comprador para informar quais foram as suas dificuldades, os pontos positivos e sugestões que podem fazer sentido para o negócio.

Ticket médio do pedido

Quanto cada PDV gasta mensalmente em seu site?  Esse KPI representa a média de gastos que seus pontos de vendas realiza em determinado período. Servindo por exemplo mostra se a implementação do novo sistema de vendas tem feito sentido em comparação às demais canais de força de vendas.

Frequência de pedidos online

Como o nome sugere, a função deste indicador é mostrar qual tem sido a frequência de vendas pelo e-commerce B2B. É importante entender que o e-commerce B2B é diferente do B2C.

Quem entra na plataforma de vendas de um varejista já tem uma prévia intenção de compra. Tanto é que enquanto a média de conversão de uma loja virtual B2C de sucesso é de 2%, esta sobe para 7% no B2B.

E a recorrência, frequência de compra e fidelização de clientes nestes negócios também é maior. Por isso, acompanhar estes dados é fundamental para trabalhar bem esta ferramenta.

Custos de um eCommerce B2B

Modelo Portal B2b para força de vendas
Modelo do portal B2b da REsight

A REsight possui uma plataforma completa de força de vendas, contemplando também os portais B2B, que foram desenvolvidos, customizados e preparados para atender a demanda da indústria, oferecendo ao seu varejista acesso exclusivo para explorar seus produtos, acompanhar andamento de entregas, solicitar orçamentos e fazer pedidos 24h por dia.

Tudo isso por meio do computador, tablet ou celular.

O e-commerce B2B pode fazer a diferença na sua estratégia e a Resight te ajuda a construir e acompanhar este desenvolvimento! Conheça a Força de Vendas REsight.

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