Existe diferença entre marketing, trade marketing e merchandising! Embora as atribuições costumam ser confundidas, por mais que se encontrem em vários pontos e caminhem paralelamente, cada uma tem características específicas, que precisam ser compreendidas e respeitadas.

Afinal, como diz o ditado popular, “cachorro de dois donos morre de fome”, porque um sempre vai acreditar que o outro terá cuidado do animal e negligenciará esta tarefa. O que não pode acontecer nem no caso do dito popular, nem no marketing das indústrias.

Justamente para que não ocorra esta confusão confira o artigo que preparamos sobre o tema.

O que é Marketing?

Marketing é a área responsável pela elaboração de estratégias de crescimento, seja por aumento nas vendas ou ainda pela mudança na forma como o cliente em potencial vê a marca. No fim, o seu objetivo é aumentar o valor da empresa e, consequentemente, seu lucro.

A palavra é derivada do inglês “Market”, que traduzida significa mercado. Para isso, são pensadas as formas de divulgação e produção.

Para realizar seu objetivo, é preciso que o responsável pela área conheça a fundo o consumidor final, ao ponto de esta relação se tornar “mais fácil e natural”. Quanto mais próximo o produto for do consumidor, maiores serão as chances de venda.

Então, na prática, esta é uma estratégia empresarial que tem muitos braços, entre eles a elaboração de materiais publicitários, pesquisas de mercado e atendimento pré e pós-venda.

Esta é a área com foco mais abrangente dentro do seu planejamento, olhando para várias áreas da empresa além do ponto de venda. Suas ações costumam ser alinhadas com outros setores da empresa, como recursos humanos e vendas propriamente dito.

Trade Marketing o que é?

Trade Marketing, por sua vez, é uma área dentro do setor de marketing de uma empresa que tem por objetivo aumentar as vendas de produtos de industrias e distribuidoras no ponto de venda.  Na prática, ele foi criado para servir como ponte entre as áreas de vendas e marketing das empresas.

A área de Trade Marketing tem por missão levar as estratégias desenvolvidas pelo marketing do negócio para o PDV. Apenas desta forma elas serão efetivas no sentido de vendas.

Por isso, boa parte do trabalho e das estratégias de trade marketing se baseia em entender e ajustar a experiência do consumidor final no ponto de venda.

O responsável pelo trade marketing da empresa acompanha resultados, elabora estratégias baseadas no objetivo de mercado da marca e gerencia as equipes de venda.

Com isso, ele pensa em todas as estratégias de marketing que serão executadas pela sua equipe junto ao varejista.

Logo, podemos definir que o Trade Marketing vai muito além das ações e escolhas que forem feitas dentro do ponto de venda para atrair o seu cliente.

O responsável pelo Trade Marketing precisa atuar também com gestão de preços, mix de produtos e até mesmo gestão de canais, trabalho que é feito para definir qual mix será usado em cada canal escolhido para a execução desse trabalho.

O que é Merchandisign?

O termo Merchandising engloba ações desenvolvidas pela indústria para promover os seus produtos no PDV. Estas são necessariamente pensadas para dar mais visibilidade a eles.

Seu principal objetivo é influenciar a decisão de compra dos consumidores, inclusive no ponto de venda, que é onde a maior parte delas é tomada. E há técnicas específicas para isso, sendo um trabalho que demanda conhecimento para funcionar.

Porém, é preciso compreender que nem tudo o que é feito em um PDV pode ser considerado Merchandising. Afinal, ele tem um objetivo e características específicos. Na prática, ele é uma ferramenta do Trade Marketing.

São exemplos de Merchandising:

  • Sinalização de promoções por meio de indicação visual,
  • Posicionamento de produtos no PDV,
  • Reposição de prateleiras (ruptura), e
  • Organização de produtos de acordo com o seu segmento.

Lembrando que todas essas ações podem ser registradas em um programa de merchandising, o que facilita a gestão nos PDVs.

Marketing x Trade Marketing x Merchandising

Diferença entre Marketing e Merchandising  e Trade marketing:

  • O Marketing é o setor responsável por toda a estratégia de venda e valorização da empresa. Para isso, ele se baseia no conhecimento acerca do consumidor para ajustar suas estratégias e até mesmo a proposta do produto.
  • O Trade Marketing é o responsável por criar a estratégia, definição de planograma, checklist de auditorias que por consequência levará o consumidor a colocar o produto já pronto em seu carrinho em sua ida ao PDV, tenha ele ido ao local para isso ou não.
  • O Merchandising é responsável por levar para o PDV a estratégia que foi traçada por estes outros setores, otimizando a questão visual no local para atrair a atenção dos consumidores.

Agora que já entendemos a diferença entre  Marketing, Trade Marketing e Merchandising, entende-se que as três áreas andam de mãos dadas, ainda que cada uma seja responsável pela execução de um processo diferente.

Solução de Trade Marketing REsight

Mas, mais difícil do que diferenciar Marketing, Trade Marketing e Merchandising é conseguir acompanhar os processos ao ponto de saber o que precisa ser melhorado e o que está trazendo bons resultados.

Todo gestor de Trade Marketing sabe que um dos principais desafios da função é justamente visualizar em tempo real todas as ações efetuadas pelas equipes de campo nos PDVs. Mas a Resight pode ajudar – e muito – neste processo.

Isso porque possui uma ferramenta completa para gerenciar um equipe de Trade Marketing. E ainda efetuar todos os registros das ações de Merchandising que acontecem dentro do PDV.

Por meio dela, é possível visualizar a exposição dos produtos, os casos de ruptura, eventuais alteração nos preços praticados, fazer a análise de concorrentes e ainda observar se todas as ações estão dentro da estratégia que foi traçada para elas.

Tudo isso de forma confiável, prática e intuitiva.

Com soluções práticas, rápidas e tecnológicas, este trabalho pode ser feito de forma mais eficiente, o que reflete de forma direta nos resultados obtidos! Conheça a

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