As tecnologias já se provaram grandes aliadas de quem trabalha na indústria, especialmente quando são especializadas em segmentos específicos, como um CRM de Trade Marketing.

Mas, antes de escolher uma ferramenta para ajudar no monitoramento e execução de atividades no varejo, é preciso entender o que se procura e qual das opções disponíveis no mercado que realmente irão atender as suas necessidades.

Por isso, é preciso entender como o CRM se encaixa em uma estratégia de trade marketing e de qual ferramenta seu negócio realmente precisa.

O que é CRM de Trade Marketing ?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com os Clientes, em tradução livre). Trata-se de uma ferramenta criada para melhorar a relação com os clientes, como o nome sugere, mas também para organizar processos e atividades.

Fazendo uso de um sistema CRM focado em trade marketing, o gestor consegue facilmente analisar os resultados obtidos e visualizar possíveis melhorias em termos de relacionamento com os varejistas.

Com estas informações em mãos, ele pode tomar decisões embasadas em números e fatos já verificados. O que minimiza as chances de erro.

Por causa da sua importância e eficiência, é difícil encontrar uma empresa que não trabalhe com uma solução de CRM. Ainda que as pequenas empresas ainda possam utilizar uma planilha do Excel ou ferramenta de gestão de tarefas neste processo.

Mas ambos possuem limitações que, na solução de CRM, são minimizadas.

Como funciona um CRM de Trade Marketing

O CRM funciona como um banco de dados nos quais são inseridos os dados dos PDVs bem como as ações realizadas.

Desta forma, o gestor consegue visualizar quais ações foram feitas em cada varejista, o que deu certo, o que não teve o resultado esperado e o que ainda não foi mensurado.

Aplicando os filtros disponíveis na ferramenta, é possível buscar por vendas já fechadas, propostas feitas, trabalhos em andamento, pontos extras conquistados e até clientes em potencial.

Sabemos que as opções disponíveis no mercado são muitas, sendo preciso testar diferentes soluções para entender qual faz mais sentido para o seu negócio. Aproveite para é confira em nosso blogo como um CRM horizontal pode atrapalhar o trabalho do seu time de campo.

Por que investir em um CRM?

Além de organizar e trabalhar de forma mais profissional o relacionamento com os clientes, as indústrias e agências precisam acompanhar como é feito o trabalho de campo, após a auditoria realizada em cada cliente, além de:

Afinal, se o seu produto fica encalhado no estoque ou não está exposto, por melhor que seja seu relacionamento com o varejista, as vendas não acontecerão e novas aquisições deixarão de fazer sentido para o cliente.

CRM Trade Marketing: unindo o melhor de dois mundos

Podemos entender que quando unimos um CRM com as necessidades que uma área trade marketing precisa, o objetivo principal é, além de ganhar agilidade nas atividades queremos melhorar o relacionamento com o varejista, para no fim, vender mais.

O que vai desde a organização do PDV, através da criação e aplicação de um planograma, até a aplicação de ações promocionais e de merchandising. Tudo no sentido de ter uma loja perfeita.

E a REsight pode ajudar nesta missão, com uma ferramenta completa de execução e monitoramento de varejo, que vai desde a roteirização da equipe de campo, até a execução das atividades de trade marketing que são feitas nos pontos de venda.

Assim, estas soluções que têm focos diferentes podem conversar entre si para que o negócio possa ter o resultado que precisa. Inclusive com a possibilidade de automação da força de vendas.

Para saber mais, entre em contato com a nossos especialistas e entenda como uma plataforma e trade marketing podem ajudar sua empresa a se organizar, crescer e automatizar processos que hoje são feitos de forma manual.

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