Você já ouviu falar em clusterização de clientes? O termo, assim como diversos outros usados no mercado, é derivado ou, digamos, adaptado de uma palavra da língua inglesa, presente de forma ampla nas estratégias adotadas por diferentes empresas e negócios.

Traduzido, cluster significa agrupar ou organizar em grupos pessoas ou coisas baseando-se em alguma similaridade entre eles. Ou seja, aquilo que se enquadra em um determinado padrão ou característica é colocado junto.

O objetivo, em geral, é tornar buscas mais simples e rápidas. Porém, dentro do Trade Marketing ou Força de Vendas, este termo ganha uma roupagem mais específica, aprimorando o seu significado original.

O que é clusterização de clientes?

Se clusterizar é organizar itens baseando-se em uma característica em comum entre eles, a clusterização de clientes para a indústria é a organização ou segmentação dos PDVs atendidos, com base em características específicas.

Assim como qualquer trabalho desenvolvido nas empresas, é preciso ter um bom planejamento por trás de cada passo. E para elaborá-lo, é necessário conhecer aspectos importantes da empresa, dos clientes e o objetivo do negócio com esta organização.

Quanto mais específica for essa segmentação, mais eficiente será a estratégia escolhida. No caso das indústrias, ainda é preciso compreender e, até, subdividir em consumidor final e varejista.

O que é possível clusterizar?

Na prática, de uma forma geral, qualquer coisa pode ser segmentada em grupos. No dia a dia das indústrias, com foco em execução e monitoramento de varejo, esta prática costuma se referir ao processo de divisão dos pontos de venda ou de clientes (shoppers).

Por exemplo, a indústria pode separar em clusters os varejistas a partir das seguintes características:

  • Porte;
  • Faturamento;
  • Região onde se encontram;
  • Distância entre PDVs;
  • Tipo de produto;
  • ROI;
  • Sortimento, e muito mais.

Na clusterização de clientes, esta organização é feita baseada em aspectos como:

  • Hábitos;
  • Atitudes;
  • Preferências;
  • Interesses; e
  • Comportamentos.

Estas informações podem ser coletadas pelos promotores ou representantes por meio de um aplicativo de execução de varejo e repassadas à indústria, tendo como base o histórico de vendas que foram feitas ao longo do tempo para o PDV ou uma realização de pesquisa de campo. E, a partir disso, correlaciona as semelhanças e cria novas estratégias de venda para o seu mix de produtos.

Por que a clusterização de clientes é importante?

Como comentamos, a clusterização de pontos de venda é fundamental para alinhar estratégias e aumentar a conversão do seu mix de produtos, afinal, ao imaginarmos a quantidade de PDVs que são atendidos por uma única indústria, o porte de cada um deles e o tipo de público que atendem, podemos considerar que cada um possui características de consumo específicas.

Ou seja, de nada adianta enviar o produto X na quantidade adequada se a procura naquele PDV for para o Z, o risco de ter um estoque parado é grande, pois devido a sua dimensão e localização podem comercializar produtos contrários ou em outras quantidades.

Um exemplo prático que pode ser visto nas ações de marketing digital, são os anúncios, que podem ser direcionados a pessoas com gostos específicos, buscas recentes por produtos que façam sentido para a empresa e até por cargo, profissão e localização geográfica.

O que a gente quer dizer com tudo isso é que quanto mais segmentado for sua ações, maior é a chance de conversão e o seu Retorno Sobre Investimento (ROI). Afinal, você estará falando diretamente com um comprador em potencial com grandes chances de já ter um interesse em seu produto ou serviço.

Clusterização de clientes na indústria

Mencionamos anteriormente que existem diversos tipos e tamanhos de PDVs, além da sua própria localização e públicos diferentes. Por esse motivo é fundamental considerar estes dados em sua tomada de decisão.

Até mesmo para a elaboração de promoções e ações do merchandising é preciso ter estes dados em mãos para ter a eficiência pretendida. Daí a necessidade de clusterização na indústria.

Vale a pena separar algumas horas por dia para com o varejista e levantar estes dados para ter uma ação mais efetiva. Afinal, é de interesse comum o aumento nas vendas e um melhor resultado na performance das campanhas promocionais.

Uso da tecnologia para carteirizar clientes

A clusterização pode se tornar ainda mais fácil, ágil e eficiente com o auxílio da tecnologia.

A REsight oferece um roteirizador de carteiras e visitas, que de forma automática e com o uso da inteligência artificial faz a divisão desses pontos de venda com base em critérios determinados por você. Veja:

A tecnologia e os algoritmos são capazes de fazer, em curto tempo, diversas contas até chegar em uma margem de acerto de 99,9%. Algo que seria muito complicado para mentes humanas fazerem no mesmo tempo e com a mesma eficiência.

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E se você tem alguma dúvida sobre clusterização de clientes e os benefícios que esta prática pode trazer para as suas atividades, deixe nos comentários!

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