Conhecer cases de trade marketing é uma forma efetiva de estudar o mercado e aprender como é possível usar essa estratégia para impactar os consumidores de forma única e memorável.

Porém, mais do que gerar experiências que agregam valor à marca, uma ação de trade marketing bem elaborada ajudam a ampliar as vendas. Ou seja, têm efeito real em lucro para as empresas.

Por isso, mais do que saber trabalhar com o trade marketing no cotidiano, é importante ter bons exemplos de aplicações de sucesso no mercado, que mostram que é possível trazer criatividade às estratégias, em vários mercados.

O trade marketing visa proporcionar a melhor experiência possível ao cliente no momento da compra e, pensando nisso, existe um leque enorme de possibilidades.

Pensando em ajudá-lo a se inspirar em como tirar o máximo potencial do trade marketing, separamos neste post 7 cases de trade marketing de sucesso que viraram referência na categoria. Confira!

7 cases de trade marketing

1. Warsteiner

A cerveja alemã, uma das mais vendidas no mundo, queria expandir a participação no mercado norte-americano em até cinco anos.

Pensando nisto, a empresa desenvolveu um programa de marketing de vendas integrado, que incluía vários elementos de marketing comercial e de consumo: publicidade, relações públicas, promoção de vendas, eventos e concursos de consumo, por exemplo.

Além disso, planejaram planos anuais de alto impacto, com promoções trimestrais baseadas em ocasiões de uso do consumidor e relevantes para a marca.

A estratégia foi construída de forma combinada entre marketing e vendas, focando em oferecer tempo suficiente para que os promotores e clientes tivessem o suporte de sua rede de distribuidores. 

Além disso, os times de vendas e operações atuaram juntos na implementando de todo plano, incluindo a própria estratégia de vendas e distribuição.

2. Sony e Budweiser

Desenvolvida na Copa do Mundo de 2014, a ação da Budweiseir e da Sony premiava clientes que acompanhavam os jogos em bares de São Paulo e faziam suas apostas em um site especialmente desenvolvido para o evento.

Escolhida como a Melhor Campanha de Trade Marketing pela Associação de Marketing Promocional (Ampro), a ativação dava produtos das duas empresas para os ganhadores das apostas.

As marcas empregaram ferramentas de trade marketing para construir expectativa nos bares participantes, incluindo a possibilidade de reserva de mesas para acompanhar os jogos e a instação de televisores de 70 polegadas nos locais.

3. Bayer

A Bayer possui uma equipe de trade marketing para executar ações em parceria com as grandes redes de forma muito próxima do consumidor, principalmente identificando o público-alvo correto de cada produto.

Com esse objetivo, a equipe da marca negocia parcerias com diversas redes de farmácias e parcerias no varejo, com marcas como a Sendas e o Carrefour.

Nessas lojas, a marca foca no desenvolvimento de novos pontos de exposição de produtos, considerando as necessidades dos clientes e com um projeto de personalização da gôndola.

Para outras redes e categorias, há programas de treinamento e desenvolvimento, e também de marketing de vendas em maternidades, por exemplo.

4. TIM

A marca mudou a estratégia de vendas e distribuição no trade marketing nos PDV em três estados. Com isso, chegou a ganhar o prêmio de Melhor Regional e Agência de Varejo.

O intuito da empresa foi evoluir a forma de se comunicar no Rio de Janeiro, Espírito Santo e em Minas Gerais. Cada estado tem sua particularidade, e só o promotor fixo não funcionava mais.

Pensando nisso, a marca implantou um promotor volante, um virtual e um especialista (no suporte a vendas). A empresa também investiu muito em treinamento para formação e premiação a promotores.

Com isso, a TIM agilizou o atendimento e melhorou a experiência de consumo. E ainda, não só melhorou o seu share de vendas nesses estados, como também aumentou a produtividade dos promotores.

5. Magnus

Magnus é uma das maiores fabricantes de alimentos para pets do Brasil e, à medida em que foi crescendo, a empresa identificou a necessidade de também sofisticar suas estratégias de trade marketing.

Conforme a base de clientes aumentou, o desafio era manter a padronização das ações de trade. Para isso, era precisa garantir que a equipe estivesse sempre sintonizada.

Com esse objetivo, a empresa passou a focar em eventos e ações de merchandising para construir uma relação ainda mais próxima com os seus clientes, realizando visitas periódicas em PDVs para desenvolver novas ações e conhecer de perto os consumidores.

6. Ontex (Case REsight)

A Ontex é a empresa dona de marcas como PomPom, Cremer e Bigfral, referência no segmento de fraldas para adultos.

Conforme a marca foi crescendo, notou a necessidade de gerir de forma estratégica os mais de 400 promotores, que realizavam cerca de 3.800 visitas mensais aos pontos de venda.

Para controlar essa estrutura complexa e com diversos processos, era preciso uma ferramenta que simplificasse a gestão, o acompanhamento e o direcionamento dos promotores.

Com esse objetivo em mente, a Ontex se uniu à REsight e, através de métodos como acompanhamento da equipe comercial e controle de negociações, entre outros, a marca aumentou em de cerca de 27% no número de visitas realizadas pelos representantes de vendas e trade marketing.

Conheça mais sobre o caso entre Ontex e REsight aqui.

7. Compart (Case REsight)

A Compart, agência de trade marketing, tinha o desafio de melhorar a elaboração de rotas no PDV, ao mesmo tempo em que notava a necessidade de cada vez mais digitalizar seus processos de trade marketing.

Pensando em otimizar esse processo de digitalização e transformar o trabalho de elaboração de rotas, a agência utilizou o Roteirizador Comercial, da REsight, para trazer uma solução mais otimizada e inteligente ao processo, resultando em redução de 91% do tempo de definição das rotas dos promotores. Se antes o processo levava 4 horas, agora bastavam 20 minutos.

Conheça mais sobre o caso entre Compart e REsight aqui.

Como a REsight pode ajudar?

Gostou desses cases de trade marketing? A REsight possui uma plataforma completa para comportar toda a operação de trade marketing, desde traçar a melhor rota e carteira para cada promotor, organizar as atividades em campo com um checklist, ações, e ter os dados em tempo real assim que auditoria acontecer no varejo.

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