Para atingir um número cada vez maior de varejistas e, assim, aumentar a receita, é importante se mostrar disponível aos atuais e potenciais clientes oferecendo ou otimizando seus canais de venda. É claro que existem varejistas que ainda preferem métodos mais tradicionais – como as visitas presenciais realizadas pelos representantes de campo. 

No entanto, cada vez mais as indústrias estão se reinventando e adotando processos menos burocráticos; o que, consequentemente, acaba refletindo no que eles esperam dos seus parceiros de negócios. Para acompanhar esta tendência, portanto, é necessário se apropriar de novas e diferentes formatos de contato para “atacar” perfis variados de varejistas.

Para escolher as plataformas mais adequadas, é necessário conhecer bem o perfil (ou melhor, a persona) do seu negócio. Por exemplo: uma marca de esmaltes que vende para perfumarias tem uma persona diferente de uma que comercialize palmilhas ortopédicas para lojas de artigos médicos. Tendo isso mapeado e definido, você conseguirá expandir os seus canais de vendas de forma assertiva, modernizar seus processos e, assim, estreitar e facilitar o relacionamento da sua marca com varejistas e conquistar novos PDVs.

Aqui, neste artigo, traremos mais informações sobre o as vendas presenciais, Portal B2B, Televendas e chatbot integrado com WhatsApp. Confira!

Canais de venda: conheça 4 principais

1 – Vendas presenciais

Apesar de diversas atividades e empresas funcionarem bem com processos mais digitalizados, a visita ao PDV ainda é insubstituível em muitos aspectos e, portanto, exigida e preferida por muitos varejistas.

Por isso, contar com um aplicativo de força de vendas como uma ferramenta de trabalho é imprescindível, isso porque, por meio dele, o representante de vendas, terá a visibilidade completa de sua carteira de clientes, podendo acessá-la por meio de um smartphone ou tablet, com ou sem acesso à internet.

Assim, além de garantir agilidade em seu atendimento, consegue acessar todo o histórico do PDV sobre pedidos, títulos, entregas, pendências e muito mais de forma ágil e prática.

Ainda é possível inserir no aplicativo do representante de venda a tecnologia de machine learning que baseada no perfil do cliente, histórico de compra ou potencial geográfico é capaz de oferecer sempre os melhores produtos para cada varejista e por consequência melhorar margens e resultados.

2 – Portal B2B

Pensando no cenário atual, é fato dizer que a pandemia trouxe mudanças significativas sobre o jeito de se relacionar no mundo digital, principalmente quando falamos sobre adquirir serviços e produtos, certo? E no B2B isso não seria diferente por diversos motivos:

Por isso, é importante que a sua empresa invista em um Portal B2B, o qual funciona, basicamente, como uma “área do cliente” para varejistas. No caso, seu cliente terá:

  • acesso exclusivo para explorar seus produtos;
  • acompanhar andamento de entregas;
  • solicitar orçamentos e;
  • fazer pedidos 24h por dia apenas utilizando um computador, tablet ou celular.

3 – Televendas

Para muitas empresas, o bom e “velho” telefone nunca falha e é o meio de contato preferido para a realização de pedidos. Para clientes em locais distantes e que preferem negociar com uma pessoa, por voz, em tempo real, ter uma plataforma de Televendas é imprescindível.

Por meio deste sistema, é possível realizar as vendas de forma ativa ou receptiva (ou seja, ligando para o varejista ou recebendo a ligação dele) com as mesmas condições comerciais, preços e integrações que são utilizadas nos demais canais. 

4 – Chatbot

Além de ser o aplicativo de mensagens mais usado do Brasil e uma das redes sociais mais populares do mundo, o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação amplamente utilizada como canal de venda por empresas devido à facilidade e praticidade que ela oferece.

No caso das vendas para o varejo, o app pode se utilizado não só como um canal de negociação, mas, também, como um sistema  integrado a um Chatbot para que a conclusão dos pedidos seja totalmente automatizada. Nesse caso, você pode criar e configurar mensagens amigáveis para serem enviadas automaticamente, as quais ajudarão a conquistar e fidelizar os clientes.

Canais de venda: métricas para avaliar o desempenho

Após essa breve explicação sobre como funciona cada canal de força de vendas e consequentemente te ajudar a escolher o mais adequado para a implementar em seu negócio, é necessário avaliar o desempenho de cada um deles.

Apesar de as impressões já poderem dar pelo menos um vislumbre desse desempenho, é sempre mais assertivo mensurar e analisar dados. Afinal, os números não mentem. Por isso, algumas das métricas para avaliar o desempenho das vendas são:

  • Carteira de clientes: número total de PDVs que a empresa tem;
  • Faturamento por canal: qual o canal tem trazido melhores performances e qual precisa de um olhar especial;
  • Volume de vendas (Sell-in): quantidade de produtos vendida em um período específico de tempo;
  • Ticket médio: valor médio gasto por cada cliente em cada canal;
  • Taxa de conversão: quantos potenciais clientes se transformam em clientes ou voltaram a negociar;
  • Lucratividade: cálculo entre percentual dos lucros e faturamento de determinado período;
  • Entre outras.

Com os dados em mãos, você será capaz de identificar se os canais escolhidos estão atendendo às necessidades do cliente, encontrando falhas que precisam de ajustes. 

Como implementar esses canais de venda?

Se você chegou até aqui é porque entende a necessidade de contar com canais de venda que atendam, de fato, a necessidade dos seus clientes e que aproximem o seu negócio de outros varejistas. Nesse caso, convidamos você a conhecer as soluções da REsight, uma empresa brasileira especialista em soluções de monitoramento e execução de varejo completas para as indústrias.

Todas as plataformas mencionadas anteriormente – aplicativo de força de vendas, Portal B2B, Televendas e Chatbot integrado com WhatsApp – são oferecidas pela REsight, além de outras ferramentas essenciais para a rotina de vendas, como o Roteirizador de clusters, carteirização e cálculo de rotas automáticos e o Dashboard de força de vendas

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