Calcular a rota do time de campo, ter a previsão de custos e o tempo sobre o percurso do ponto A ao ponto B não é algo impossível de concluir. Porém, fazer este cálculo manualmente repetidas vezes ao longo do dia, tendo que considerar particularidades de diferentes pontos de vendas para definir a melhor rota possível é um trabalho gigantesco.

Dependendo da quantidade de profissionais e rotas a serem traçadas, esta atividade pode levar dias, semanas ou meses. Trabalho este que precisará ser refeito se novos pontos de vendas forem conquistados.

Se você gostaria de otimizar essa tarefa e garantir mais tempo para focar em outras estratégias, confira esse artigo até o final.

Calcular rota: mais visitas e com menor custo

Considerando a realidade de agências e indústrias, que trabalham com dezenas de representantes comerciais ou promotores, fica claro o tamanho deste desafio. E o responsável precisa dar conta desta tarefa que demanda tempo, dedicação e estratégia.

Afinal, a realização de um bom cálculo de rota pode significar uma economia significativa para a empresa. Sem falar na otimização das atividades da equipe, que poderão atender mais PDVs com a redução no tempo de deslocamento.

Quantos PDVs para cada promotor?

Um dos principais desafios para quem lida com o trabalho de campo é garantir que sua equipe visite uma grande quantidades de PDVs com menor tempo, sem deixar cair a qualidade do atendimento.

Por outro lado, é preciso respeitar os limites humanos e analisar se o profissional está atendendo tudo o que poderia ou se esta conta passou do limite e, com isso, ele está sobrecarregado.

Para te ajudar com esse processo a REsight conta com uma solução específica para calcular as rotas e carteirizar os clientes da sua equipe de forma totalmente automática com o uso de inteligência artificial. Confira no vídeo:

É importante considerar que os cálculos de rotas podem ser definidos caso a caso, atendendo necessidades e parâmetros específicos, veja alguns exemplos:

  • Tempo de jornada,
  • Frequência de visita,
  • Tempo de visita,
  • Modo de transporte,
  • Distância máxima, e
  • Posição geográfica do PDV.

Ressaltando que, ainda é possível configurar se os promotores ou representantes trabalharão com horas extras. Este ponto é importante inclusive para perceber se é preciso aumentar a equipe de campo para cobrir a todos os pontos de venda.

Mas esta decisão cabe ao gestor, responsável pela tomada de decisão, que é quem mais precisa de dados precisos e fáceis de entender para executar melhor seu trabalho.

Calculando e definindo as melhores rotas

Como mencionamos no decorrer do nosso artigo, calcular as melhores rotas e carteiras de forma manual demanda tempo e acima de tudo paciência, sendo necessário coletar algumas informações como a  identificação do tempo médio que cada atendimento durará ou mesmo levantar a quantidade total de PDVs a serem atendidos, bem como seus endereços.

Além disso, seria preciso considerar se a equipe de campo utilizará transporte público ou veículo próprio para atender os varejistas . Isso impacta tanto no tempo de deslocamento quanto no custo que o trabalho gerará.

Importe seu universo de PDV’s e deixe que o roteirizador faça o resto.

Com o roteirizador da REsight é possível ter mais precisão das melhores rotas e carteiras, já que o sistema utilizará o recurso de inteligência artificial e fará diversos cálculos por segundo, até chegar na sugestão mais próxima da perfeição. Sendo necessário, se houver a necessidade, efetuar alterações manuais.

Tela do roteirizador REsight realizando o cálculo de rota automático.
Tela do roteirizador REsight realizando o cálculo de rota automático.

Cálculo e previsão de rotas e custos

Na hora de calcular a rota, quanto a empresa está investindo em cada visita?

Esta relação entre gastos com deslocamento e PDVs precisa estar bem clara para que seja possível otimizá-la e atender mais locais gastando menos.

O trabalho que está sendo feito neste local está sendo mais lucrativo do que o custo em atendê-lo?

Esta é uma pergunta que todo gestor deve se fazer. Se o gasto com deslocamento for muito grande, vale a pena considerar passar este atendimento para alguém mais próximo, por exemplo.

Por isso, a  solução a REsight te ajuda a distribuir seus recursos da melhor maneira, pagando menos e visitando mais varejistas, já que mostra a previsão de custos envolvidos em seus deslocamentos baseados nas distâncias e nos gastos gerais em cada visita – como combustível, pedágios, transporte público entre outros.

Com esta previsão é possível ter insights acerca de como reduzir esses valores sem cortar pontos de venda da agenda de um mesmo promotor. Tudo isso por meio de um cálculo de rota.

Tudo é planejamento

Com um bom planejamento de cálculo de rotas, é possível enxergar problemas antes que eles se tornem maiores e corrigi-los em tempo hábil, a fim de evitar prejuízos ou solucioná-los.

Com a REsight, os cálculos necessários já estarão prontos e na sua mão.

Nosso roteirizador comercial é composto de um poderoso algoritmo que executa milhares de cálculos em segundos para definir as melhores rotas, custos, quilometragem e etc.

A solução distribui os promotores ou representantes entre seus veículos próprios ou transporte público, a fim de otimizar seus recursos garantindo economia de combustível e de pessoal. Demonstrando custos e estimativas de prazos de chegada, espera e saída dos PDV’s.

Logo, otimiza o seu trabalho enquanto gestor e permite que as pessoas que hoje passam semanas ou meses para calcular rotas fiquem disponíveis para outras atividades. Desta forma, as ações são otimizadas e os custos com pessoal e deslocamento reduzidos.

Agora que você já conhece os benefícios, acesse o nosso Roteirizador Comercial e saiba mais.

Você também pode gostar

Fale Conosco

Siga-nos

A REsight que integra o grupo Experity, parte da Accenture Interactive, é a solução mais completa de execução e monitoramento de varejo do mercado. tecnologia.

Fale Conosco

Telefone
(11) 3787.0400
segunda a sexta, das 9h às 18h
(exceto feriados nacionais)

Endereço
Av. Doutor Chucri Zaidan 1550 – cj. 2503
CEP: 04711-130 – São Paulo – SP

Copyright © 2021 – Todos os direitos reservados