Auditoria no pdv é uma atividade que visa checar se tudo está correndo como planejado em campo. Desse modo é possível detectar pontos falhos, conferir de perto estratégias que estão sendo eficazes e melhorar abordagens que estão afastando ou aproximando o shopper.

Se você não pode estar presente no pdv, ou se está ocupado com outros serviços no negócio e anda sem tempo de conferir todo o ponto de venda. A auditoria de pdv é perfeita pra você!

Caso nunca tenha realizado auditoria em seus pdvs e esteja enfrentando problemas, saiba que a solução pode ser descoberta durante a auditoria. Se o negócio vai bem, mesmo sem ter passado por auditoria, convoque uma equipe de campo antes dos problemas surgirem.

Auditoria no pdv e como fazer?

Se tratando de um trabalho preventivo, a pró-atividade deve integrar a natureza da equipe de trade marketing. Afinal, além de solucionar problemas, também há como evitá-los antes que se tornem complicações reais ao varejista e indústria. Aproveitando os dados para gerar ações.

Dá para realizar a auditoria com pessoas que trabalham no pdv, ou contratar equipes de empresas terceirizadas especialistas em fornecer este serviço. É importante que a equipe seja realmente especialista e dedicada, afinal, qualquer dado errado pode gerar prejuízo.

Agora que você já está por dentro do conceito de auditoria de varejo, é hora de entender como ela é realizada e porque é tão importante ao negócio. No decorrer desse conteúdo ….

Auditoria no pdv

Antes da visita ao ponto de venda é importante delimitar o objetivo da visita, pontos que merecem mais atenção e as atividades que precisam ser executadas, ou seja, todo um panorama das coisas que deverão ser analisadas na auditoria.

Em uma auditoria são inspecionados elementos como: ambientação do pdv; exposição dos produtos na gôndola; o atendimento prestado pelos funcionários, o funcionamento dentro do ponto, dentre diversos itens que variam de acordo com a necessidade do varejista.

Checklists ou formulários são ferramentas que podem facilitar no momento de conferir os elementos que devem ser analisados durante a auditoria.

Tecnologia na auditoria

Embora ainda existam alguns profissionais que fazem o uso de fichas em papel ou informações sejam compartilhadas por e-mail, já existem alguns aplicativo para promotores e plataformas criadas para (ajudar na preservação do ambiente e) minimizar as chances de falha humana no processo. Afinal, em meio a tantos produtos e categorias é bem fácil se confundir.

Evitar qualquer confusão durante a auditoria no ponto de venda é muito importante, por esse motivo o uso plataformas para realizar essa gestão, como a da REsight que têm ganhado espaço no mercado e indústrias de muitos empresários a cada dia, como a Ontex, que aumentou em 27% o número de visitas realizadas por equipe de trade marketing.

Os benefícios de substituir o papel são muitos, desde liberação de espaço (sem uso de pastas, etc.) Até mesmo à organização das informações. A praticidade e mobilidade dos smartphones ajudam em outros aspectos também, como obter dados das atividade de campo em tempo real.

Auditoria no PDV: como fazer em apenas 10 segundos

Durante a auditoria é possível por meio do aplicativo de trade marketing tirar fotos da gôndola diretamente do smartphone, e em apenas 10 segundos dados como presença, ruptura, participação, aplicação do planograma e performance da concorrência são apontadas, apresentado também irregularidades, caso haja. Veja um exemplo:

Por que realizar auditoria no pdv?

As auditorias prezam pela saúde do varejo, através dela é possível descobrir produtos que não são relevantes  naquele PDV específico, preço praticado pela concorrência, realização de pesquisas e muito mais.

Se você tem sob a responsabilidade mais de um ponto de venda, que é um cenário comum nas indústrias, de fato é difícil verificar todos de perto. Usando as informações coletadas, reunidas em um grade banco de dados é possível, mesmo à distância, atuar em problemas específicos com maior eficiência, criando avisos dentro do aplicativo do promotor, para que na próxima visita realize a correção.

Por exemplo, o valor de um produto que não está exposto pode fazer muita diferença na experiência do seu cliente. Se um shopper  não encontrá-lo, isso pode ser o obstáculo que vai impedi-lo de continuar com você, não te enxergando como uma parâmetro de comparação.

Como realizar uma auditoria de sucesso

  • O primeiro passo é usar a tecnologia. Migrar tudo o que é feito/tem em papel para meios digitais é fundamental.
  • Definir bem o plano de execução, o que avaliar durante a auditoria. Claro que há a chance de descobrir outros problemas, mas os principais precisam de solução.
  • Não executar este processo esporadicamente, mas sim de maneira contínua. Dessa forma é possível agir sem pressa e com eficiência.

É preciso ver as auditorias nos pontos de venda como um investimento a longo prazo. Com uma campanha que garante visitas frequentes ao pdv é possível abordar todos os problemas e encontrar as soluções mais viáveis. Frequência é a alma do negócio.

Utilizando a ferramenta da REsight aliada à boa frequência de auditorias, a chance de erros é minimizada e os lucros aparecem. Por meio do aplicativo por exemplo, você pode criar rotinas para a sua equipe de campo, como:

  • Auditar pontos naturais, por agrupamento  de SKUS;
  • Garantir a exposição de produtos;
  • Obter dados da concorrência;
  • Cadastrar pontos extras conquistados;
  • Controlar materiais de merchandising;
  • Registrar promoções.
Tela do Aplicativo de Trade Marketing da REsight que mostra o checklist da auditoria de PDV
Tela do Aplicativo de Trade Marketing da REsight que mostra o checklist da auditoria de PDV

Os benefícios de realizar a auditoria no pdv

  1. Correção e prevenção de erros: se está em dúvida quanto a qual ponto do pdv está rendendo menos, a auditoria pode ser a solução ideal.

Em algum momento o erro irá pesar sobre o lucro, e é geralmente quando chega nessa fase que muitos profissionais buscam a solução. Porém, sendo a auditoria um trabalho proativo há como acabar com problemas antes deles surgirem.

No final o resultado aparecerá no lucro que provavelmente tornará a subir.

  1. Apoio a outras ferramentas: digamos que você investiu em merchandising, estudou e reorganizou o share de gôndola, e renovou o pdv em busca de novos resultados. A auditoria vem para reforçar essas ferramentas.

Quando é feita a avaliação do que não está bem e é realizada a auditoria buscando confirmar o que está acontecendo, a visita revela pontos onde é possível reforçar a estratégia e dar outro ânimo à campanha caso não esteja indo bem.

  1. Minimização dos prejuízos: é possível que algum problema fique sem solução, pode ser por conta da auditoria, a equipe ou estado do pdv.

Entretanto, no momento em que alguns problemas são solucionados, o indústria e seu varejista abaixa o nível do seu prejuízo, e em alguns casos passa direto para o lucro.

Por mais que reste um problema ou outro, é importante ter em mente que a auditoria é um processo contínuo e que demanda, acima de tudo responsabilidade. E por falar nisso, com o app de trade marketing da REsight, as atividades de coletar, mensurar e reportar informações do status dos pontos de vendas ficam muito mais simples.

Isso porque, a cada auditoria realizada os dados são transmitidos de forma automatizada, chegando muito mais rápido ao seu back office, que terá um perfil mais ativo para traçar uma estratégia que seja eficaz para trazer resultados para o varejista. Aprimorando cada etapa da operação.

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