Em tempos em que a tecnologia é a chave para a dinâmica de diversos processos e rotinas, é imprescindível que equipes inteiras, da gestão ao operacional, se apropriem de aparatos e softwares que os permitem se adequar a esta realidade. Para vendedores, no caso, o App de Força de Vendas é essa ferramenta que irá acompanhá-los durante a rotina de trabalho e que permitirá a integração entre o serviço realizado em campo e a gestão, que precisa acompanhar este desempenho.

Afinal, o que é um App de força de vendas?

O aplicativo de vendas (ou “de força de vendas”) é basicamente o sistema por meio do qual o vendedor obterá informações necessárias para o seu desempenho em campo (como o histórico de pedidos, títulos, entregas e pendências) que garantirá um atendimento profissional e individualizado, servindo como apoio para ser mais assertivo. 

Ilustrando: vamos supor que um vendedor faça visitas mensais a um cliente há dois anos. Por meio deste aplicativo, ele poderá obter todas essas informações que se acumularam referentes a meses de trabalho, e sobre o setor, se assim desejar.

Se o profissional em questão considerar válido ofertar uma quantidade maior de produtos porque se lembra que no mesmo mês do ano anterior as vendas foram fortes e que o mercado está ainda mais aquecido, ele poderá ter esses dados em segundos para justificar a sua sugestão.

Quais são os benefícios do aplicativo de vendas

1. Mobilidade para o vendedor

Ter uma plataforma completa (com todas as informações e funcionalidades necessárias para vender) à disposição a qualquer hora e lugar permite que o vendedor faça todas as suas visitas com segurança e bons argumentos para com o cliente. 

Além disso, no caso de uma eventual necessidade de fazer alterações no roteiro do dia na última hora, não há necessidade de retornar à base para coletar os dados sobre esse cliente cuja visita não estava nos planos. O vendedor pode inserir esse novo PDV manualmente ou 

precisará, apenas, abrir o aplicativo em seu celular ou tablet e acessar os dados atualizados.

2. Agilidade na atualização de relatórios e controles de vendas

Se hoje, após cada visita, sua equipe precisa atualizar planilhas, documentos e digitalizar informações para que você tenha as informações sobre as vendas, saiba que o aplicativo de força de vendas vem como uma forma de reduzir todo esse esforço: no final de cada visita a venda é concluída e a todas as informações são sincronizadas automaticamente, no momento em que houver acesso à internet. Além dos benefícios para o vendedor, a utilização desta tecnologia também agiliza o trabalho da própria gestão.

3. Visão da rotina do time de vendas

A partir do momento em que o aplicativo para o promotor de vendas permite que ele lance os dados no sistema a qualquer momento (inclusive durante a visita), a liderança terá uma visibilidade muito melhor das atividades de campo.

4. Braço direito nas negociações

Com políticas comerciais pré-definidas, o profissional ganha mais autonomia para vender e tomar as melhores decisões, podendo consultar possibilidades de concessão de descontos, bonificações e flexibilidade de precificação, reduzindo o volume de aprovações dos supervisores.

5. Comunicação entre gestão e equipe

Hoje em dia existem diversos aplicativos de mensagens por meio dos quais é possível garantir uma comunicação entre o gestor e o time de campo, de fato. Mas não se deixe enganar: essas ferramentas não são ideais para momentos de negociação.

No caso do app de força de vendas, o diálogo entre os dois lados e a análise dos dados fornecidos pelo vendedor acontecem em um só lugar, agilizando e facilitando todo esse processo. 

6. Visualização de histórico

Para se ter bons argumentos de venda, ter dados em mãos é mais do que importante; é essencial. Por isso aqui o App vendas se faz tão necessário: ele tem o histórico completo de vendas, solicitações de desconto, quantidades, datas e formas de pagamento registrado. 

Com essa facilidade, o vendedor não precisará mais perder tempo “decorando” os dados anteriores para embasar a sua argumentação e, também, não precisará fazer anotações ou elaborar gráficos apenas para uma ocasião. Tudo estará disposto de forma clara em um só app, o qual poderá ser acessado a qualquer momento.

7. Agilidade na criação de estratégias

Com os inputs das informações sendo feitos em tempo real, ganha-se muito em agilidade na elaboração de estratégias, nas tomadas de decisão e, até mesmo, na produção de relatórios.

Sem o suporte da tecnologia do aplicativo, a gestão teria que esperar o vendedor retornar para a base para, assim, fornecer os dados necessários para o andamento do negócio. Aqui, tudo isso é feito em segundos, no momento em que a visita está sendo realizada. 

8. Vantagem competitiva

Adquirir sistemas que garantem processos mais ágeis e automatizados é uma das chaves para aumentar as vendas e fortalecer a parceria com os clientes. Se os vendedores estão preparados e munidos de bons argumentos e informações concretas que provam o motivo de determinadas sugestões, mais assertivas serão as vendas e mais segurança eles transmitirão para o comprador. Consequentemente, o cliente irá ter um melhor desempenho nas vendas e, assim, gera-se uma relação pautada em confiança entre ele e o seu negócio. 

Funcionalidades de um aplicativo de vendas

Como já vimos anteriormente, o aplicativo de força de vendas oferece uma série de benefícios que irão facilitar e agilizar tanto a rotina do time de campo, quanto a da liderança. 

De fato, hoje em dia contar com tecnologias específicas para o setor é, muitas vezes, o que define se o negócio irá crescer ou não. 

Veja quais são as funcionalidades do app de força de vendas:

  • Inserção de dados em tempo real;
  • Painel de dados e KPIs de todos os clientes;
  • Canal de comunicação entre equipe e gestão;
  • Modelos pré-definidos de descontos, políticas comerciais, bonificações;
  • Machine learning para facilitar a sugestão de produtos ofertas;
  • Mecanismos parametrizáveis para condições de pagamento e prazos de entregas;
  • Integração com estoque;
  • Gestão de preços;
  • e outros.

Se você já entendeu que oferecer ao seu time de vendas um aplicativo é de extrema importância para agilizar a rotina da equipe, a sua e, claro, aumentar os negócios, conheça agora mesmo o sistema de Automação de Força de Vendas.

Aplicativo de vendas equipe de campo
Tela do App de Força de Vendas da REsight para equipe de campo – Simulação de geração de ordem.

Além de todas essas funcionalidades e benefícios que ajudarão no desempenho dos profissionais em campo, o sistema da REsight também pode ser acessado de forma off-line. Gostou do aplicativo? Aproveite para conhecer outros canais de força de vendas e veja como potencializar os resultados da sua operação.

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