Quando falamos sobre exposição de produtos no varejo, nada é (ou deveria ser) por acaso. Cada espaço é pensado de forma inteligente e estratégica para render a melhor experiência de compra ao cliente. E é aqui que um aplicativo de planograma entra, com o objetivo de padronizar e garantir que as definições previamente realizadas sejam executadas.

Não custa lembrar que o planograma é uma ilustração gráfica desenvolvida para ajudar o promotor à verificar a disposição dos produtos nas prateleiras do PDV. Por meio dele, é possível visualizar se tudo está sendo cumprido.

A tecnologia é uma facilitadora de processos e tem transformado a rotina de milhares de promotores e gerentes de trade marketing. Confira.

Software de planograma

Existem ferramentas voltadas especificamente para auxiliar os promotores de trade marketing na execução e monitoramento do planograma no ponto de venda, inclusive em nosso blog você encontra a importância do planograma na estratégia de trade marketing.

Nessa ferramenta, o gestor consegue anexar uma foto no aplicativo de trade que demonstra como ele gostaria que fosse feita a organização dos produtos na gondola por:

  • categoria premium, massa ou custo-benefício,
  • porte do PDV; ou
  • o posicionamentos dos produtos, definindo o que deve ficar acima, no meio, ou na última prateleira.

A ideia é estruturar uma referência visual eficiente.

Ela ficará visível para o promotor quando ele for no PDV e iniciar o aplicativo para a realização da auditoria no “ponto natural” (conhecido também como gôndola).

Aplicativo planograma

No aplicativo de trade marketing da REsight o planograma já está integrado e nele o gestor configura a organização que deseja e o promotor acessará esta informação, sabendo assim como montar cada “categoria/sku” na gondola.

Por meio do aplicativo ainda é possível ver o share de gôndola. Trata-se de uma métrica que indica o percentual do espaço ocupado ou reservado pela empresa nos PDVs para a exposição dos seus produtos.

E com o aplicativo este cálculo é feito de forma automática pelo sistema. Caberá então ao gestor somente analisar o dado e elaborar estratégias para otimizá-lo.

A ferramenta mostra ainda um campo para a inserção das faces (vezes que o mesmo produto aparece na prateleira), bem como os agrupamentos das mercadorias.

Ao finalizar a auditoria, ainda é possível customizar pesquisas como por exemplo: “Se o planograma está sendo respeitado no PDV em questão?”.

Tecnologia de inteligência artificial no planograma

Uma forma de agilizar esse processo e garantir mais agilidade para o promotor em campo é fazendo uso da tecnologia de reconhecimento de imagem.

Ela funciona da seguinte forma: o gestor de Trade Marketing determina as regras de cada produto, e, quando o promotor tirar a foto dos produtos exposto na gôndola, o próprio sistema já mostra a pontuação e sugere as correções. Veja:

Desta forma, o trabalho pode ser feito de forma mais rápida, eficiente e segura.

Também é possível “treinar” os concorrentes na ferramenta, inserindo os dados do PDV de outra empresa, para comparar os trabalhos e notar seus pontos fortes e fracos. Esta prática permite visualizar eventuais necessidades de ajustes na própria estratégia, por exemplo.

Por meio do aplicativo, o gestor ainda consegue determinar o tipo de PDV e como cada planograma deve ser feito.

Por exemplo: se o PDV for de grande porte, os produtos devem estar organizados de uma determinada forma. Já o PDV de médio porte, deverá ser montado de outra forma e, o PDV pequeno porte precisará ser arrumado de outro modo.

Quanto mais claras as informações estiverem, maiores são as chances de o planograma ser respeitado, com os PDVs sendo organizados da forma como o gestor idealizou.

Solução tecnológica para monitorar o planograma

A Resight pode ajudar a sua empresa nesta missão, já que possui uma plataforma completa de trade marketing. Nela, já está integrada a opção de planograma, bem como uma analise completa dos resultados.

Desta forma, os resultados da indústria em questão podem ser melhorados e redefinidos.

Vale lembrar que de tempos em tempos, o planograma precisará passar por adaptações, de acordo com as necessidades da empresa e a movimentação do mercado.

Tire suas dúvidas ou obtenha mais informações sobre nosso sistema com nossos especialistas, que estão a postos para ajudar você a bater suas metas e otimizar os processos da sua equipe. Conheça nossa plataforma completa de trade marketing.

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