Não é novidade que o trade marketing é um setor fundamental para as vendas. Seja por meio de agência ou de uma área interna na indústria, dispor de tecnologias como um aplicativo de trade marketing,  ajudará na elaboração das melhores estratégias B2B para aprimorar o relacionamento entre empresas e os canais de venda – o que por sua vez, irá refletir na visibilidade que a marca tem perante os consumidores finais. 

Por ser um trabalho complexo e de muitas etapas, a organização, a eficiência e a precisão são primordiais para que a estratégia seja elaborada e executada de forma assertiva e assim, trazer bons frutos para a empresa. Nesse quesito, é válido (e até necessário) que o time seja equipado com um bom aplicativo de trade marketing, o qual funciona como um braço direito na hora de realizar as execuções de varejo, planejar campanhas, gerir a equipe, elaborar rotas e em outras atividades pertinentes da área.

Conheça, então, os principais benefícios do aplicativo de trade marketing!

Aplicativo de trade marketing: benefícios para o time de campo

1 – Auditorias de gôndola com mais agilidade

Realizar as auditorias de gôndola é uma das principais tarefas do promotor no PDV. Afinal, é por meio desta atividade que será possível se certificar de que os produtos estão posicionados e precificados corretamente, bem como se a estratégia operacional está sendo executada conforme o planejado. 

Ao invés de realizar esta tarefa de forma manual – o que acaba tornando o processo muito mais moroso para o promotor -, o aplicativo de trade irá garantir que todo esse processo seja automatizado e concluído em muito menos tempo. Ou seja: acompanhe presença, ruptura, participação, aplicação do planograma e performance da concorrência por meio de dados mais precisos e apresentados com muito mais rapidez.  Veja como a inteligência artificial aplicada ao reconhecimento de produtos por imagem em gondola pode ajudar:

2 – Coleta de dados no PDV

Às vezes a melhor forma de obter bons insights para a elaboração de estratégias e para conhecer o comportamento dos shoppers ou clientes é aplicando pesquisas no PDV. Por meio do aplicativo de trade marketing, é possível estruturar e aplicar essas pesquisas de forma automatizada, eliminando o uso de papeis.

Tela do Aplicativo de Trade Marketing da REsight que apresenta uma pesquisa estrtuturada e aplicada ao PDV
Tela do Aplicativo de Trade Marketing da REsight que apresenta uma pesquisa estruturada e aplicada ao PDV

3 – Anotações salvas com segurança

Visitar PDVs e fazer anotações relevantes sobre a execução do varejo são atividades que andam sempre juntas. No entanto, anotar observações em blocos/cadernos ou no próprio dispositivo móvel não é muito prático.

No caso do papel, será preciso passá-las a limpo para o computador, enquanto as anotações no celular/tablet também terão que ser enviadas para outro dispositivo para que não fique só guardadas com o promotor.

Em ambos os casos, por mais que haja essa transferência de plataforma, as informações são anotadas em locais descentralizados e podem sofrer alterações na hora de passá-las para outro lugar ou, até mesmo, ser esquecidas nas visitas seguintes. 

Para evitar esses transtornos, o aplicativo de trade marketing já conta com espaços para fazer anotações em tempo real, as quais podem ser acessadas a qualquer momento – inclusive se tornando um aplicativo de gestão de trade marketing em tempo real. Então, ao invés de gastar tempo neste trâmite de anotar a mesma informação diversas vezes, optar por inserir as anotações no sistema específico de trade pode ser uma opção melhor.

4 – Registro de ações de merchandising

Ter o registro de todas as ações de merchandisign realizadas no PDV é fundamental tanto para o acompanhamento delas, quanto para ter um histórico de tudo o que foi feito (como instalação de banners, ilhas de produtos, distribuição de amostras grátis etc.). Assim, será possível avaliar as ações passadas e ter fundamentos para a elaboração de novas estratégias. Para saber mais sobre esse tema, em nosso blog tem conteúdo especial para isso:  Programa de merchandising: como monitorar e registrar ações no PDV?

5 – Roteirização de rotas otimizada

Com rotas definidas de forma inteligente, por meio do aplicativo de trade marketing a rotina do promotor fica muito mais prática, pois elimina-se o tempo gasto com “voltas” desnecessárias. No caso, traçar as rotas, clusters e carteirização dos clientes são definidas automaticamente pelo roteirizador, levando em conta os melhores caminhos e claro, os PDVs acessíveis para cada promotor – o que economiza tempo e dá mais conforto à rotina a equipe. 

Como funciona o aplicativo de trade marketing?

Algumas pessoas ainda associam a tecnologia à dificuldade sendo que na verdade, quanto mais manual o processo, mais moroso ele é. Para comprovar isso, trouxemos um passo a passo básico de como utilizar o aplicativo de gestão de trade marketing da REsight para a organização e realização visitas:

  1. O promotor recebe em seu aplicativo a lista de visitas que deverão ser realizadas no dia;
  2. A partir disso, o promotor realiza facilmente as atividades de presença, ruptura, participação, aplicação do planograma e performance da concorrência;
  3. No final da visita a auditoria é concluída e todas as informações são sincronizadas automaticamente assim  que houver conexão de internet.
 Tela do Aplicativo de Trade Marketing da REsight com rotinas diárias para cada PDV
Tela do Aplicativo de Trade Marketing da REsight com rotinas diárias para cada PDV

Qual App de trade marketing adquirir?

Não hora de fazer este tipo de investimento para você e sua equipe, é importante levar em consideração todos os componentes que a plataforma oferece e como eles podem se encaixar no dia a dia do time.

A plataforma de trade marketing da REsight, nesse caso é a opção mais adequada, pois oferece todas essas ferramentas mencionadas ao longo do artigo e muito mais que podem ser adaptadas a sua realidade. Ou seja: se é economia, ganho de produtividade, agilidade que procura, você acaba de achar a solução. Acesse o nosso site e conheça mais sobre a ferramenta trade marketing e outras plataformas que transformam a indústria!

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