A profissão de analista de trade marketing é cada vez mais procurada no mercado por empresas de vários segmentos e categorias.

Quando se fala em marketing, geralmente o que vem à cabeça é uma propaganda de TV, uma campanha em redes sociais ou mesmo outdoors de estrada.

No entanto, existe um amplo leque de possibilidades para quem atua na área, e uma delas é o departamento de trade marketing.

Por isso, separamos neste artigo algumas das principais informações sobre o cargo de analista de trade marketing para você que quer conhecer mais sobre o assunto!

O que faz um analista de trade marketing

O analista de trade marketing é o profissional que cuida das ações diretamente relacionadas ao ponto de venda.

Entre as responsabilidade do cargo, podemos citar: a negociação dos melhores PDVs, o estudo do comportamento do shopper, a organização de materiais de merchandising. a orientação das equipes de campo e a análise de todos os dados referentes às campanhas de venda.

Além disso, o analista é a pessoa responsável por elaborar o calendário de ações, direcionar a verba a ser investida em cada canal de vendas, verificar as tarefas da equipe de campo  e ajudar o coordenador de trade a implantar ferramentas para mensuração dos indicadores.

Sendo assim, devido ao volume de atribuições, a organização é indispensável na carreira do analista de trade marketing. Por outro lado, a tecnologia oferece várias ferramentas para o controle dos processos, tornando tudo muito mais fácil, rápido e preciso.

Entendendo mais as responsabilidades do cargo

O analista de trade marketing é o braço direito dos líderes da área – coordernadores e gerentes. Ou seja, ele tem responsabilidades próprias, mas na maioria dos casos responde por demandas já criadas e auxilia de maneira geral no cumprimento das atividades pré-estabelecidas.

Por isso, para ocupar essa posição, é importante ser uma pessoa que consegue se relacionar com todas as áreas, seja interagindo com outros times da própria empresa ou mesmo acompanhando o trabalho dos promotores.

Esta facilidade para construir bons relacionamentos é importante porque a área de trade marketing tem uma posição estratégica na maioria das empresas, funcionando como o elo que conecta os objetivos de negócios da companhia com o cliente final.

Os resultados do trabalho do analista de trade marketing

Como dissemos, o time de trade marketing vem ganhando cada vez mais importância no mercado. Com isso, o trabalho do analista passa a ser cada vez mais orientado a resultados e avaliado criteriosamente a partir de alguns indicadores como:

  • Impulsionamento nas vendas
  • Aumento na participação de mercado (market share)
  • Indicação e previsão de falhas
  • Melhoria na disponibilidade de produtos
  • Direcionamento de processos

Além disso, a integração entre o time é importante para garantir um bom trabalho e, com uma equipe bem treinada e alinhada, o trabalho de trade marketing pode alcançar resultados muito expressivos para a empresa.

A formação do analista de trade marketing

Atualmente, não existe uma graduação específica para os profissionais que desejam seguir carreira no trade marketing. A área de atuação é ampla e o sucesso na função depende mais das experiências vividas do que da escolha acadêmica.

Em geral, os analistas de trade cursam administração ou marketing, mas podem até mesmo ser formados em engenharia ou em áreas semelhantes que envolvam negócios, por exemplo. Contudo, mais importante do que o diploma em si, é ter um amplo entendimento sobre cálculos e estatísticas.

Sendo assim, um analista direcionado ao BI está mais conectado a habilidades relacionadas à inteligência e resultados, enquanto aquele que desempenha funções mais voltadas ao back-office precisa dominar ações administrativas e operacionais, com noções de gestão de pessoas.

Tecnologias necessários para o trabalho de trade marketing

Um bom analista de trade marketing sabe manejar com facilidade ferramentas como planilhas, aplicativos de organização pessoal e plataformas de gestão de operações de trade.

Além disso, o analista tem que ter o conhecimento necessário para acompanhar o dia a dia de relatórios dos principais KPIs do departamento, como:

Quanto ganha o analista de trade marketing

De acordo com informações do site vagas.com, atualmente quem trabalha como Analista de Trade Marketing ganha em média um salário de R$ 4.138,00.

Vagas de analista de trade marketing

O trade marketing no Brasil vem ganhando força. Por isso, é importante estar de olho nas vagas dessa área. Em geral, os salários de um analista de trade marketing são muito competitivos.

A REsight é parceira de empresa de trade marketing que oferecem boas oportunidades para você ficar de olho:

Como a REsight pode ajudar?

Além de contarmos com várias parcerias, a REsight possui uma solução completa de trade marketing que ajuda o analista no acompanhamento de suas ações e promotores no ponto de venda, com dados em tempo real.

Conheça mais sobre as soluções de trade marketing da REsight.

Você também pode gostar

Fale Conosco

Siga-nos

A REsight que integra o grupo Experity, parte da Accenture Interactive, é a solução mais completa de execução e monitoramento de varejo do mercado. tecnologia.

Fale Conosco

Telefone
(11) 3787.0400
segunda a sexta, das 9h às 18h
(exceto feriados nacionais)

Endereço
Av. Doutor Chucri Zaidan 1550 – cj. 2503
CEP: 04711-130 – São Paulo – SP

Copyright © 2021 – Todos os direitos reservados